Logo
Regional

Lista de propostas de desagregação de freguesias votadas no parlamento esta sexta-feira

17 Janeiro, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O parlamento discute e vota esta sexta-feira uma proposta para a desagregação de 135 uniões de freguesia e consequente reposição de 302 destas autarquias segundo os limites territoriais que tinham antes da reforma administrativa de 2013.

O Projecto de Lei, subscrito pelo PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN, tem em conta os processos de 135 pedidos de reversão, quase todos de Uniões de Freguesias de Portugal continental, mas também repõe freguesias que tinham sido extintas, como a de Brenha, na Figueira da Foz, e a de Bicos, em Odemira.

Segundo o enunciado do projeto conjunto, nos próximos meses existirá um trabalho intenso para preparar a reposição das freguesias a tempo de serem incluídas nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano.

A proposta estabelece que serão criadas Comissões de Instalação das novas freguesias e ainda Comissões de Extinção das atuais Uniões de Freguesia.

Os executivos atualmente em exercício nas Juntas de Freguesia manter-se-ão em funções até à realização das próximas eleições autárquicas.

Caso seja aprovada pelo parlamento, a proposta tem de ser promulgada pelo Presidente da República e ser publicada até seis meses antes das autárquicas.

Em 2013, Portugal reduziu 1.168 freguesias do continente, de 4.260 para as atuais 3.092, por imposição da ‘troika’ em 2012, todas no continente, e deixando de fora as Regiões Autónomas.

O Projeto de Lei seguiu um mecanismo especial, simplificado e transitório de criação de freguesias, inscrito no Regime Jurídico de Criação, Modificação ou Extinção de Freguesias, de 2021, especificamente destinado a freguesias agregadas em 2013 que pretendessem separar-se.

Esta é a lista de uniões de freguesias (UF) ou freguesias – dos distritos de Braga e Viana do Castelo – que poderão ser desagregadas ou ceder território para que freguesias extintas possam ser repostas na situação em que estavam antes da reforma administrativa de 2013, caso a proposta seja aprovada na sexta-feira:

Distrito de Braga:

Barcelos:

– UF de Silveiros e Rio Covo

– UF de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescaínha (S. Martinho e S. Pedro)

Cabeceiras de Basto:

– UF de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela

Esposende:

– UF de Apúlia e Fão

– UF de Belinho e Mar

– UF de Esposende, Marinhas e Gandra

– UF de Palmeira de Faro e Curvos

Famalicão:

– UF de Ruivães e Novais

– UF de Gondifelos, Cavalões e Outiz

– UF de Esmeriz e Cabeçudos

– UF de Avidos e Lagoa

Guimarães:

– UF de Prazins Santo Tirso e Corvite

– UF de Tabuadelo e São Faustino

– UF de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil

– UF de Conde e Gandarela

– UF de Sande Vila Nova e Sande S. Clemente

– UF de Serzedo e Calvos

Vizela:

– UF de Tagilde e Vizela

Distrito de Viana do Castelo:

Ponte de Lima:

– UF de Gaifar, Sandiães e Vilar das Almas

Viana do Castelo:

– UF de Barroselas e Carvoeiro

– UF de Mazarefes e Vila Fria

– UF de Cardielos e Serreleis

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.

Regional 5 Dezembro, 2025

Presépio da PSP de Viana do Castelo abre portas à comunidade

O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo abre as portas ao Natal com “Christmas Silent Party”

O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.

Desporto 5 Dezembro, 2025

Vitória de Guimarães garante presença na ‘final four’ da Taça da Liga após triunfo no Dragão

O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.

Política 5 Dezembro, 2025

Marques Mendes afasta modelo “decorativo” e promete Presidência de “ação” em Monção

Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.