A LISBON FOOD AFFAIR é o mais recente Marketplace nacional para as áreas do Food & Beverage, Horeca e Tecnologias para a Indústria Alimentar. Este novo evento é promovido pela Fundação AIP, e vai realizar-se entre os dias 12 e 14 de fevereiro, na FIL, estando já confirmada a presença de mais de uma centena de empresas.
Com um posicionamento distintivo e com foco em três pilares – Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade –, a LISBON FOOD AFFAIR constitui uma excelente oportunidade para todo o tecido empresarial do setor agroalimentar marcar encontro com novos players, novas marcas e produtos e novas geografias de negócios.
Das empresas inscritas, 43% representam o setor Food & Beverage, 33% o canal Horeca (fornecedores de produtos e equipamentos para Hotelaria e Restauração) e 14% representam o setor do Equipamentos, Maquinaria e Tecnologias para o Setor Alimentar. Destas, 48% são novas participações em eventos do setor promovidos na FIL.
A internacionalização surge como um dos principais eixos estratégicos deste evento e procura posicionar o mercado nacional no contexto global. Esta aposta começa já a dar os seus frutos, com 16% de empresas estrangeiras confirmadas a serem provenientes da Bélgica, Brasil, China, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, França, Itália, Luxemburgo, Suécia, Perú e Polónia.
Estas empresas vão marcar presença na LISBON FOOD AFFAIR de forma direta, agrupada, ou através de representações oficiais, configurando no mercado nacional e internacional, a entrada de novas marcas e produtos agroalimentares e afins.
E como a internacionalização também se efectiva por via da procura, foram desenvolvidos contactos e convites a compradores de mercados estratégicos relevantes para Portugal, incluindo plataformas digitais (marketplaces).

Nesta seleção estão incluídos compradores de Angola, Alemanha, Brasil, Bélgica, Canadá, Cabo Verde, China, Espanha, França, Marrocos, Reino Unido, Itália, EUA, Polónia e Suíça e que através de plataforma B2B, irão agendar reuniões com os respetivos expositores.
A seleção decorre de um trabalho conjunto entre as empresas já inscritas na feira, pelo AICEP – Portugal Global, pelo IAPMEI (Enterprise Europe Network – presente em 60 países), pela AHRESP, junto dos mais de 500 restaurantes portugueses espalhados pelo mundo e ainda, através de uma Agência de Internacionalização que trabalha com as maiores feiras europeias.
Entre as empresas presentes, destaque para: AVILUDO, BALDI – GRUPO JOSÉ PIMENTA MARQUES, BARRANCARNES – TRANSFORMAÇÃO ARTESANAL, CARNE MARINHOA DOP, CARNES MAGOMAR, CARNICAS MUÑOZ SANCHEZ, DEROVO, EPORIFRUTA, FRIJOBEL, FRIOPASTEL, FRUSTOCK, FRUTORBEL FRUTAS, IDG – INNOVACIÓN Y DESARROLLO GASTRONÓMICO, IMPORTACIONES CUESTA, ITALMARKET, MAKRO, NATFOOD PORTUGAL, RECHEIO, KETA FOODS, SUVITA – PROD. ALIMENTARES, ORIVÁRZEA – ORIZICULTORES DO RIBATEJO, SEL – SALSICHARIA ESTREMOCENSE, AFINOMAQ, ACTIPAGE COM. INTERNACIONAL, FAGOR INDUSTRIAL, GRESILVA, ICEL – INDÚSTRIA DE CUTELARIAS DA ESTREMADURA, IVO CUTELARIAS, NX HOTELARIA, OLITREM – INDÚSTRIA DE REFRIGERAÇÃO, ROBOT COUPE, GLOBALINOX – HOTELARIA INDUSTRIAL, FOODINTECH, MARQUE TDI – TECNOLOGIAS DE CODIFICAÇÃO, entre muitas outras.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.