Logo
Cultura

Limp Bizkit ou Xutos e Pontapés são alguns dos artistas confirmados no Festival Vilar de Mouros

12 Junho, 2023 | 11:04
Partilhar
Viana TV
4 min. leitura

O festival mais antigo da Península Ibérica está de regresso a Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, desta vez, com quatro dias: começa a 23 de agosto e termina a 26 de agosto. Limp Bizkit, Xutos e Pontapés ou Ornatos Violeta são alguns dos artistas revelados pela organização na edição de 2023. 

A noite de abertura, 23 de agosto, é dos Limp Bizkit, num muito aguardado regresso a Portugal, após o cancelamento da Digressão Europeia em 2022. Os norte-americanos liderados por Fred Durst e Wes Borland são umas das mais respeitadas e premiadas bandas da nossa era, precursores do Nu Metal e Rap Metal, com êxitos como “Rollin’”, “Break Stuff” e “Behind Blue Eyes”. Xutos & Pontapés, a histórica banda portuguesa sobe também ao palco, marcando o tom certo para o que deve ser um festival de Verão: espera-se um concerto emotivo, com o público ao rubro, numa celebração da música e apenas da música! Também confirmados para este dia estão os Enter Shikari, vanguardistas genuínos do electronicore, o estilo que combina post-hardcore e metalcore com música electrónica, e The Last Internationale, banda rock Norte Americana com raízes portuguesas, que abordarão temas bastante políticos, como a guerra, a classe operária ou abusos de poder, e prometem mensagens de esperança nas suas letras revolucionárias. Neste dia, a banda local Micomaníacos terá a sua estreia no palco principal de um Festival, para relembrar que o talento reside, também, no Minho.

Os britânicos The Prodigy atuam em Vilar de Mouros a 24 de Agosto. Nome incontornável da música eletrónica com pendor maximalista, prometem devolver à pacata vila minhota o espírito frenético e explosivo dos anos 90, tão bem patente em músicas como “Breathe” e “Firestarter”. A noite de festa tem ainda The Bloody Beetroots em DJ set – uma força imparável da música hardcore e das batidas pulsantes, o rock alternativo dos Nowhere To Be Found, que com melodias cativantes e letras emotivas criam um concerto envolvente e único -, e o punk rock dos suecos Millencolin, banda conhecida pela energia contagiante aliada a letras astutas, que lhes conferem um som único e inconfundível.

No terceiro dia sobem ao palco os Within Temptation, nome maior do imaginário gótico e do rock sinfónico, com a certeza de que a voz inconfundível de Sharon den Adel deixará a plateia encantada. Logo de seguida, o vibrante drum & bass de Pendulum, que terminaram um hiato para voltar a trazer uma energia única aos palcos, fará as delícias de quem não acaba uma noite sem um bom headbanging. Também neste dia sobem ao palco os Bizarra Locomotiva, que não pouparão nas ferozes críticas à humanidade nem no som electrificante e cru do metal. Já os suecos Apocalyptica trarão o espírito inventivo do metal sinfónico, transformando os sons de instrumentos de orquestra numa forma excepcional de expressão musical.

No dia 26 de agosto, o último do Vilar de Mouros, a despedida faz-se com quatro dos nomes mais acarinhados pelo público português. Os britânicos James regressam aos nossos palcos, no ano em que celebram 40 anos de carreira e em que foram agraciados com o prestigiado PRS Music Icon Award na gala dos Ivor Novello Awards. Os Ornatos Violeta estão também confirmados, a banda de culto de várias gerações irá apresentar-se num concerto emotivo e enérgico. A comemorar 30 anos de carreira, os alemães Guano Apes regressam também ao Minho, numa viagem por riffs intensos e ásperos, pontuados pela voz de Sandra Nasić. E por falar em mulheres de garra, a irreverente e irresistível Peaches, artista multifacetada e ícone feminista encerra este cartaz.

A par de todos estes concertos, o Palco Histórico, situado na Zona Franca e que já acolheu nomes como U2 ou Elton John, entre tantos outros, terá concertos e DJs de livre acesso, mesmo para quem não tem ingresso.

FESTIVAL C.A. VILAR DE MOUROS revela cartaz e datas: 23, 24, 25 e 26 de agosto de 2023

Rui Lages, presidente da Câmara Municipal de Caminha, sublinhou que o Festival Vilar de Mouros “está de volta, mais forte, mais atrativo e (…) com mais um dia do que o habitual conseguimos chancelar a qualidade do CA Vilar de Mouros”.  Mas os talentos do concelho também vão marcar presença no palco, fator que Rui Lages valorizou e incluiu entre as melhores notícias desta edição, significando o reconhecimento dos nossos artistas: “aliás, a primeira grande novidade é a integração da banda caminhense Micomaníacos no cartaz, uma jovem banda que tem subido a pulso e que agora tem a oportunidade de se estrear no grande palco da música”.

Em 2023, o Crédito Agrícola associa-se ao Festival como naming sponsor nascendo assim o CA Vilar de Mouros. O LIDL é o novo premium sponsor.

Os bilhetes estão à venda na See Tickets https://www.seetickets.com/pt e em www.festivalvilardemouros.pt. O passe geral, de quatro dias, 23,24,25 e 26 de agosto, tem o custo de 120 euros; o de três dias, 24, 25 e 26 de agosto, de 90 euros e o bilhete diário de 45 euros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2024

Executivo de Caminha aprova criação de Taxa Municipal Turística

O Regulamento foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, devendo agora ser submetido à apreciação e votação em Assembleia Municipal. Genericamente, a taxa aplica-se a pessoas de idade igual ou superior a 16 anos e até sete noites seguidas, mas estão previstas várias exclusões. Terá um valor diferenciado por épocas: 1,50 € (01 maio a 30 setembro) e 1,00 € (01 outubro a 30 abril).

Regional 23 Junho, 2024

Monção com investimento de 6,2 ME na rede de gás natural

Monção inaugurou a Unidade Autónoma de Gás, um investimento de 6,2 milhões de euros para abastecer indústria, serviços e cerca de três mil clientes domésticos.

Regional 23 Junho, 2024

14 trabalhos de estudantes conquistam Prémio Escolar António Manuel Couto Viana 

Foram este sábado distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo os 14 trabalhos vencedores da 14ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.

Regional 23 Junho, 2024

Paredes de Coura investe cerca de 1 milhão de euros no Centro de Saúde

Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Internacional 23 Junho, 2024

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.