Logo
Cultura

Limp Bizkit ou Xutos e Pontapés são alguns dos artistas confirmados no Festival Vilar de Mouros

12 Junho, 2023 | 11:04
Partilhar
Viana TV
4 min. leitura

O festival mais antigo da Península Ibérica está de regresso a Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, desta vez, com quatro dias: começa a 23 de agosto e termina a 26 de agosto. Limp Bizkit, Xutos e Pontapés ou Ornatos Violeta são alguns dos artistas revelados pela organização na edição de 2023. 

A noite de abertura, 23 de agosto, é dos Limp Bizkit, num muito aguardado regresso a Portugal, após o cancelamento da Digressão Europeia em 2022. Os norte-americanos liderados por Fred Durst e Wes Borland são umas das mais respeitadas e premiadas bandas da nossa era, precursores do Nu Metal e Rap Metal, com êxitos como “Rollin’”, “Break Stuff” e “Behind Blue Eyes”. Xutos & Pontapés, a histórica banda portuguesa sobe também ao palco, marcando o tom certo para o que deve ser um festival de Verão: espera-se um concerto emotivo, com o público ao rubro, numa celebração da música e apenas da música! Também confirmados para este dia estão os Enter Shikari, vanguardistas genuínos do electronicore, o estilo que combina post-hardcore e metalcore com música electrónica, e The Last Internationale, banda rock Norte Americana com raízes portuguesas, que abordarão temas bastante políticos, como a guerra, a classe operária ou abusos de poder, e prometem mensagens de esperança nas suas letras revolucionárias. Neste dia, a banda local Micomaníacos terá a sua estreia no palco principal de um Festival, para relembrar que o talento reside, também, no Minho.

Os britânicos The Prodigy atuam em Vilar de Mouros a 24 de Agosto. Nome incontornável da música eletrónica com pendor maximalista, prometem devolver à pacata vila minhota o espírito frenético e explosivo dos anos 90, tão bem patente em músicas como “Breathe” e “Firestarter”. A noite de festa tem ainda The Bloody Beetroots em DJ set – uma força imparável da música hardcore e das batidas pulsantes, o rock alternativo dos Nowhere To Be Found, que com melodias cativantes e letras emotivas criam um concerto envolvente e único -, e o punk rock dos suecos Millencolin, banda conhecida pela energia contagiante aliada a letras astutas, que lhes conferem um som único e inconfundível.

No terceiro dia sobem ao palco os Within Temptation, nome maior do imaginário gótico e do rock sinfónico, com a certeza de que a voz inconfundível de Sharon den Adel deixará a plateia encantada. Logo de seguida, o vibrante drum & bass de Pendulum, que terminaram um hiato para voltar a trazer uma energia única aos palcos, fará as delícias de quem não acaba uma noite sem um bom headbanging. Também neste dia sobem ao palco os Bizarra Locomotiva, que não pouparão nas ferozes críticas à humanidade nem no som electrificante e cru do metal. Já os suecos Apocalyptica trarão o espírito inventivo do metal sinfónico, transformando os sons de instrumentos de orquestra numa forma excepcional de expressão musical.

No dia 26 de agosto, o último do Vilar de Mouros, a despedida faz-se com quatro dos nomes mais acarinhados pelo público português. Os britânicos James regressam aos nossos palcos, no ano em que celebram 40 anos de carreira e em que foram agraciados com o prestigiado PRS Music Icon Award na gala dos Ivor Novello Awards. Os Ornatos Violeta estão também confirmados, a banda de culto de várias gerações irá apresentar-se num concerto emotivo e enérgico. A comemorar 30 anos de carreira, os alemães Guano Apes regressam também ao Minho, numa viagem por riffs intensos e ásperos, pontuados pela voz de Sandra Nasić. E por falar em mulheres de garra, a irreverente e irresistível Peaches, artista multifacetada e ícone feminista encerra este cartaz.

A par de todos estes concertos, o Palco Histórico, situado na Zona Franca e que já acolheu nomes como U2 ou Elton John, entre tantos outros, terá concertos e DJs de livre acesso, mesmo para quem não tem ingresso.

FESTIVAL C.A. VILAR DE MOUROS revela cartaz e datas: 23, 24, 25 e 26 de agosto de 2023

Rui Lages, presidente da Câmara Municipal de Caminha, sublinhou que o Festival Vilar de Mouros “está de volta, mais forte, mais atrativo e (…) com mais um dia do que o habitual conseguimos chancelar a qualidade do CA Vilar de Mouros”.  Mas os talentos do concelho também vão marcar presença no palco, fator que Rui Lages valorizou e incluiu entre as melhores notícias desta edição, significando o reconhecimento dos nossos artistas: “aliás, a primeira grande novidade é a integração da banda caminhense Micomaníacos no cartaz, uma jovem banda que tem subido a pulso e que agora tem a oportunidade de se estrear no grande palco da música”.

Em 2023, o Crédito Agrícola associa-se ao Festival como naming sponsor nascendo assim o CA Vilar de Mouros. O LIDL é o novo premium sponsor.

Os bilhetes estão à venda na See Tickets https://www.seetickets.com/pt e em www.festivalvilardemouros.pt. O passe geral, de quatro dias, 23,24,25 e 26 de agosto, tem o custo de 120 euros; o de três dias, 24, 25 e 26 de agosto, de 90 euros e o bilhete diário de 45 euros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Novembro, 2024

Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres assinalado em Viana do Castelo

Na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, irá realizar-se uma concentração, que decorrerá na Praça da Liberdade em Viana do Castelo, pelas 18h00, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Regional 21 Novembro, 2024

Camião com matrícula falsa apreendido pela GNR de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento de Trânsito, identificou um homem de 50 anos por falsificação de matrícula, no concelho de Viana do Castelo.

Regional 21 Novembro, 2024

Comédias do Minho apresenta “O Duelo e Outras Histórias” a crianças e famílias

As Comédias do Minho apresentam, este sábado, dia 23, às 11 horas, no Cineteatro, em Vila Nova de Cerveira, a sessão "O Duelo e Outras Histórias", um espetáculo concebido para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e famílias, que aborda temas universais como conflitos, guerras e, sobretudo, a busca pela paz.

Desporto 21 Novembro, 2024

Urban Trail Night Eurocidade Valença – Tui pretende ultrapassar os 500 participantes

O último sábado do mês de novembro faz parte do calendário dos atletas populares de ambos os lados do Minho. Celebra-se o Urban Trail Night Eurocidade Valença – Tui.

Regional 21 Novembro, 2024

Vale do Lima será “Região Europeia da Gastronomia e Vinho” em 2025

O Vale do Lima será "Região Europeia da Gastronomia e Vinho" em 2025. Na sequência de uma candidatura conjunta dos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo apresentada junto da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o Vale do Lima foi distinguido, em reunião da Assembleia Geral da AMPV, com o título de “Região Europeia de Gastronomia e Vinhos 2025”.

Regional 21 Novembro, 2024

Admissões nas urgências da ULS Alto Minho descem 12% em três dias

As admissões nas três urgências da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) diminuíram 12% nos primeiros três dias de funcionamento do projeto “Ligue antes, salve vidas”, entre quinta-feira e sábado.

Música 21 Novembro, 2024

400 dançarinos sobem ao palco no VIII Festival de Dança de Viana do Castelo 

É já esta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de novembro, que o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe o VIII Festival de Dança de Viana do Castelo, evento que inclui uma gala que contará com a presença de cerca de 400 alunos de escolas do concelho e que integra ainda duas masterclasses.