O Varzim perdeu (5-3) no terreno do Limianos na 1ª eliminatória da Taça de Portugal, num jogo equilibrado que terminou decidido nas grandes penalidades depois de uma igualdade (2-2) após prolongamento.
A jogar em casa, o Limianos, mostrou nos primeiros minutos, a sua disposição para lutar de igual para igual com o favorito Varzim. A equipa de Ponte de Lima fez várias aproximações à grande área contrária sem criar grandes situações de aflição para a baliza de Tiago Pimenta, mas deixando dois avisos sérios aos poveiros.
Aos 24 minutos, quando o Varzim tentava sair para o ataque, Hircane pressionou o adversário, ganhou a bola junto à área poveira e assistiu Angel Gomes que na cara do guardião Tiago Pereira não teve dificuldade para inaugurar o marcador para a equipa que joga no Campeonato de Portugal (1-0).
A vantagem limiana não durou muito tempo. Aos 30`na sequencia de um livre direto lateral batido por Paulo Moreira, em zona de finalização, apareceu Julián Bonilla que atirou para o empate (1-1).
Com o jogo a ganhar vida, a equipa de Rui Carvalhal não se deixou abalar com o golo sofrido e oito minutos depois voltou à vantagem no jogo. Aos 39`cruzamento teleguiado de Ricardo Almeida da esquerda, para uma finalização exemplar, de primeira, de Cássio (2-1) sem hipóteses de defesa para o guardião poveiro.
Na segunda parte, e apesar de Vítor Paneira realizar uma tripla alteração, foi a equipa da casa a ficar perto de alargar a vantagem. O japonês Yuki ganhou a linha de fundo, cruzou rasteiro e Angel Gomes ficou a centímetros de desviar para o golo.
Com o tempo a passar e a equipa da Liga 3 a desesperar, eis que surge Gonçalo Pimenta para restabelecer a igualdade (2-2). A dez minutos dos 90 o defesa subiu no terreno e com um forte remate de fora da área fez um golo de belo efeito forçando o prolongamento.
No tempo extra foi o Varzim que esteve mais perto de resolver a eliminatória, mas nas grandes penalidades o Limianos foi melhor e afastou os poveiros da prova Rainha do futebol nacional.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.