Logo
Regional

Liliana Silva escolhida pela distrital do PSD para concorrer à Câmara de Caminha

5 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A vereadora da oposição na Câmara de Caminha Liliana Silva vai ser a candidata pelo PSD à presidência daquela autarquia nas eleições de 2025, por escolha da distrital.

“O PSD Alto Minho escolheu por unanimidade Liliana Silva como candidata às próximas autárquicas, no concelho de Caminha”, indica aquela estrutura social-democrata do distrito de Viana do Castelo, em comunicado.

Já nas eleições autárquicas de 2021, a contabilista tinha sido a escolha do PSD para defrontar a corrida a um terceiro mandato do socialista Miguel Alves, que deixaria a presidência para assumir uma secretaria de Estado no governo de António Costa (PS), deixando a Câmara de Caminha nas mãos do ‘vice’, Rui Lages.

Ex-deputada à Assembleia da República (2015-2019) pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, a ex-professora é presidente da Comissão Política de Secção do concelho de Caminha e já exerceu o cargo de coordenadora do CEN – Conselho Estratégico Nacional do PSD, recorda o PSD Alto Minho.

Citada no comunicado, a candidata do PSD à Câmara de Caminha afirma que “as medidas e decisões avulsas e inconsistentes têm feito o concelho estagnar e, em muitos casos, andar para trás”.

“Só um crescimento económico sustentável poderá permitir um futuro promissor ao concelho, criando melhores oportunidades e postos de trabalho”, sustenta Liliana Silva.

Colocar o concelho “a crescer em termos económicos” é o objetivo da social-democrata.

“É dessa forma que poderemos ter mais e melhores empregos e isto consegue-se com políticas fiscais fortes e aplicação de uma estratégia para captação de empresas e industrias de ponta que possam criar um ‘cluster’ de vanguarda em Caminha”, justifica.

Liliana Silva defende um aumento e promoção do “potencial endógeno de forma sustentável” e “mais transparência na gestão municipal”.

“Temos que resolver os problemas das pessoas sem problemas ideológicos”, acrescenta.

Para a candidata, a “falta de uma política social séria e de longo prazo também tem sido um travão na economia local”, pelo que se pretende impulsionar o “desenvolvimento de um concelho com mais políticas sociais capazes de tornar a comunidade mais resiliente e fortalecida”.

Tal passa, diz, por “melhores condições ao nível da habitação social e habitação a custos controlados, assim como por um concelho mais inclusivo e com respeito pela diferença e sem barreiras”.

“Quero um concelho com uma definição clara e a longo prazo sobre o trabalho a ser feito nas nossas florestas. Um concelho onde o mérito e a competência prevaleçam sobre o clientelismo. Quero um concelho mais amigo das famílias e com políticas municipais que atinjam esse objetivo”, revelou.

A candidata manifestou-se ainda comprometida “com a defesa incondicional da construção de uma ponte entre o concelho de Caminha e A Guarda (Galiza – Espanha), a requalificação do Porto de Mar, a navegabilidade do Rio Minho.

A par disso, o objetivo é “conseguir entrar no circuito de investimentos fortes e financiamentos para potenciar a captação de indústria, empresas e novas respostas sociais para o concelho”.

Para o presidente da comissão política distrital do PSD, Olegário Gonçalves, “o nome de Liliana Silva foi unânime por todo o trabalho que esta tem vindo a fazer ao longo deste mandato na Câmara de Caminha e na defesa dos interesses da população do concelho”.

“A Liliana sempre se mostrou extremamente dedicada ao concelho e às populações, nunca baixou os braços perante as adversidades e fez um percurso com um enorme mérito. Acreditamos que nas próximas eleições autárquicas, o PSD pode efetivamente mudar o rumo de Caminha e ser a alternativa séria e capaz de vencer as eleições”, observou.

Em 2021, Liliana Silva concorreu à Câmara de Caminha na coligação O Concelho Em Primeiro, formada pelo PSD, CDS-PP, Aliança e PPM.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 5 Julho, 2025

Centenas de pessoas acompanharam funeral de Diogo Jota e André Silva

Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.

Regional 5 Julho, 2025

Caminha: Contentores do Mercado provisório ganham nova vida ao serviço de associações do concelho

A Câmara Municipal de Caminha vai dar uma nova utilidade aos contentores que serviram como mercado provisório durante a construção do novo Mercado Municipal.

Nacional 5 Julho, 2025

Polícia de Segurança Pública celebrou 158.º Aniversário

No passado dia 2 de julho, foram celebrados 158 anos de uma das instituições mais antigas, respeitadas e presentes na vida dos portugueses. A História da Polícia de Segurança Pública remonta a 1383, ano em que, por iniciativa do rei D. Fernando I, foi constituído o primeiro corpo organizado de polícias em Lisboa, denominados Quadrilheiros.

Regional 5 Julho, 2025

‘Murmúrio’: Espetáculo comunitário para assistir em Paredes de Coura

A partir de uma criação e texto de Gonçalo Fonseca nasce o espetáculo comunitário 'Murmúrio', que vai ser apresentado ao final da tarde deste sábado e domingo, 5 e 6 de junho, pelas 18h00, no Monte de São Silvestre, em Paredes de Coura, com a participação de pessoas da comunidade, o coro Couração e com entrada livre.

Regional 5 Julho, 2025

CIM Alto Minho promove sessão pública sobre oportunidades de financiamento do Programa Mar 2030

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, na próxima terça-feira 8 de julho, pelas 16h00, no auditório do Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, uma sessão pública de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento disponíveis no âmbito da 3.ª Prioridade do Programa Mar 2030, com especial destaque para os avisos lançados pelo Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro do Litoral Norte.

Regional 5 Julho, 2025

Mural de 16 metros criado por estudantes do IPVC inspira o imaginário de dezenas de crianças

Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.

Regional 5 Julho, 2025

Jovem detido na A3 por conduzir em contramão e com taxa de álcool de 1,59

Um jovem de 25 anos foi detido quando circulava em contramão na Autoestrada 3 (A3), no concelho de Famalicão, com uma taxa de álcool no sangue de 1,59 (g/l).