Logo
Regional

Liliana Silva escolhida pela distrital do PSD para concorrer à Câmara de Caminha

5 Novembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A vereadora da oposição na Câmara de Caminha Liliana Silva vai ser a candidata pelo PSD à presidência daquela autarquia nas eleições de 2025, por escolha da distrital.

“O PSD Alto Minho escolheu por unanimidade Liliana Silva como candidata às próximas autárquicas, no concelho de Caminha”, indica aquela estrutura social-democrata do distrito de Viana do Castelo, em comunicado.

Já nas eleições autárquicas de 2021, a contabilista tinha sido a escolha do PSD para defrontar a corrida a um terceiro mandato do socialista Miguel Alves, que deixaria a presidência para assumir uma secretaria de Estado no governo de António Costa (PS), deixando a Câmara de Caminha nas mãos do ‘vice’, Rui Lages.

Ex-deputada à Assembleia da República (2015-2019) pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, a ex-professora é presidente da Comissão Política de Secção do concelho de Caminha e já exerceu o cargo de coordenadora do CEN – Conselho Estratégico Nacional do PSD, recorda o PSD Alto Minho.

Citada no comunicado, a candidata do PSD à Câmara de Caminha afirma que “as medidas e decisões avulsas e inconsistentes têm feito o concelho estagnar e, em muitos casos, andar para trás”.

“Só um crescimento económico sustentável poderá permitir um futuro promissor ao concelho, criando melhores oportunidades e postos de trabalho”, sustenta Liliana Silva.

Colocar o concelho “a crescer em termos económicos” é o objetivo da social-democrata.

“É dessa forma que poderemos ter mais e melhores empregos e isto consegue-se com políticas fiscais fortes e aplicação de uma estratégia para captação de empresas e industrias de ponta que possam criar um ‘cluster’ de vanguarda em Caminha”, justifica.

Liliana Silva defende um aumento e promoção do “potencial endógeno de forma sustentável” e “mais transparência na gestão municipal”.

“Temos que resolver os problemas das pessoas sem problemas ideológicos”, acrescenta.

Para a candidata, a “falta de uma política social séria e de longo prazo também tem sido um travão na economia local”, pelo que se pretende impulsionar o “desenvolvimento de um concelho com mais políticas sociais capazes de tornar a comunidade mais resiliente e fortalecida”.

Tal passa, diz, por “melhores condições ao nível da habitação social e habitação a custos controlados, assim como por um concelho mais inclusivo e com respeito pela diferença e sem barreiras”.

“Quero um concelho com uma definição clara e a longo prazo sobre o trabalho a ser feito nas nossas florestas. Um concelho onde o mérito e a competência prevaleçam sobre o clientelismo. Quero um concelho mais amigo das famílias e com políticas municipais que atinjam esse objetivo”, revelou.

A candidata manifestou-se ainda comprometida “com a defesa incondicional da construção de uma ponte entre o concelho de Caminha e A Guarda (Galiza – Espanha), a requalificação do Porto de Mar, a navegabilidade do Rio Minho.

A par disso, o objetivo é “conseguir entrar no circuito de investimentos fortes e financiamentos para potenciar a captação de indústria, empresas e novas respostas sociais para o concelho”.

Para o presidente da comissão política distrital do PSD, Olegário Gonçalves, “o nome de Liliana Silva foi unânime por todo o trabalho que esta tem vindo a fazer ao longo deste mandato na Câmara de Caminha e na defesa dos interesses da população do concelho”.

“A Liliana sempre se mostrou extremamente dedicada ao concelho e às populações, nunca baixou os braços perante as adversidades e fez um percurso com um enorme mérito. Acreditamos que nas próximas eleições autárquicas, o PSD pode efetivamente mudar o rumo de Caminha e ser a alternativa séria e capaz de vencer as eleições”, observou.

Em 2021, Liliana Silva concorreu à Câmara de Caminha na coligação O Concelho Em Primeiro, formada pelo PSD, CDS-PP, Aliança e PPM.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Novembro, 2025

APA reforça vigilância hídrica no Alto Minho com sete novas estações

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.

Regional 22 Novembro, 2025

Valença transforma-se num conto encantado no Natal

Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.

Cultura 22 Novembro, 2025

Festival de Teatro de Viana do Castelo encerra hoje com “Hokuspokus” da companhia alemã Famille Flöz

A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo termina esta noite, às 21h00, com a apresentação de “Hokuspokus”, da prestigiada companhia alemã Famille Flöz. Conhecida internacionalmente pelo seu teatro visual e físico, a companhia promete encerrar o evento com um espetáculo marcado pela imaginação, poesia e humor no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Desporto 22 Novembro, 2025

Juventude Viana procura oitava vitória consecutiva em Oliveira do Hospital

A Juventude Viana regressa este sábado aos jogos fora de portas, deslocando-se ao pavilhão do AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, para disputar, a partir das 21h30, a 8.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Regional 22 Novembro, 2025

Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra 44 anos de atividade

A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra este sábado, 22 de novembro, 44 anos de atividade ininterrupta, com uma série de iniciativas que destacam o trabalho solidário e a dedicação à comunidade.

Música 22 Novembro, 2025

Cândido e Pedro Miranda apresentam concerto “Obrigado, Viana!”

Viana do Castelo vai receber no próximo dia 21 de dezembro, às 18h00, o concerto “Obrigado, Viana!”, protagonizado pela dupla vianense Cândido e Pedro Miranda, pai e filho. O espetáculo terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e integra a programação de Viana do Castelo – VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.

Regional 22 Novembro, 2025

Viana do Castelo lança “Bairro do Coração” para modernizar o comércio local

Viana do Castelo apresentou o “Bairro do Coração”, um projeto-piloto que promete revitalizar o comércio tradicional através da tecnologia. Desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), a iniciativa tem na aplicação Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso o centro de um novo ecossistema digital que recompensa quem compra no comércio local.