Logo
Regional

Ligação à atividade equestre pretende criar novas “oportunidades” pelo Alto Minho

24 Fevereiro, 2023 | 15:15
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

O município de Viana juntamente com Caminha e Ponte de Lima quer afirmar-se, com o projeto do selo equestre “O seu cavalo é nosso amigo”, o “primeiro território do país amigo do cavalo” através da promoção do turismo equestre. A convicção foi partilhada esta manhã, durante a primeira sessão de informação que decorreu, na Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana. 

Concretizada no âmbito do projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima, cofinanciado pelo Turismo de Portugal, Andreia Amorim Pereira, consultora de Viana do selo equestre, explicou que o Alto Minho tenciona construir numa escala intermunicipal “o primeiro território do país em que a oferta turística direcionada para o turismo do cavalo se encontra devidamente organizada”. “O turismo que queremos promover é distinto. É um turismo alicerçado na conjugação com a natureza”, garantiu. “Na primeira reunião que tivemos com o conselho consultivo deste selo, a Associação Nacional de Turismo Equestre também esteve presente e concordou que a iniciativa é pioneira à escala do país. Referiu até que deveria servir de inspiração e ser replicada noutros territórios que pretendam promover o turismo equestre”, confidenciou Andreia Pereira, adiantando que o selo equestre “é uma forma de certificar que os prestadores de serviço ao turista oferecem as condições ótimas para o receber”. Para isso, “pretendemos que este selo seja o mais inclusivo ao nível de tipologias de entidades que nele possam aderir. Por exemplo, unidades de alojamento, restaurantes, juntas de freguesias ou outras entidades públicas”, exemplificou. 

Andreia Pereira adiantou ainda que o projeto funcionará em rede tendo “cada município direitos administrativos sobre o seu território” e a responsabilidade “de atribuir e monitorizar o selo” às empresas que adiram. “Tudo isto de uma forma simples que é respeitando um conjunto de orientações mínimas que o regulamento do selo providência. Neste caso, o próprio regulamento prevê um conjunto de categorias. Quanto mais critérios o estabelecimento preencher melhor ficará posicionado perante o turismo equestre”, alertou a consultora. 

Entre os requisitos mínimos estão “um alpendre com fixação de argola com o distanciamento de dois metros, um ponto de água disponível, o fornecimento de palha ou em alternativa a indicação de um contacto de quem poderá providenciar esse alimento. E, a presença de um suporte para e com uma mangueira”. 

O processo de adesão é gratuito e deverá ser realizado no site destinoequestre.pt onde será disponibilizado, brevemente, “um regulamento para consulta e um formulário online para que cada entidade possa confirmar se responde ou não à lista de requisitos mínimos para aderir”. Posteriormente, será ainda solicitado o envio “de um conjunto de documentos obrigatórios” e a verificação dos pressupostos “por um representante de entidade gestora”. “Neste momento, vamos sinalizar as intenções de adesão, mas ainda não podemos avançar para a formalização por uma questão legal do regulamento”, adiantou a consultora do selo, confidenciando que há já a meta de atingir os “os 30 aderentes, dos três municípios aderentes, até ao mês de junho” e a expectativa de apresentar “os primeiros casos, em maio”. 

Fabíola Oliveira, vereadora do ambiente da Câmara Municipal de Viana, realçou ainda que a ideia do projeto já “vem de há alguns anos” e que pretende dar ênfase ao garrano. “Nós temos garranos na Serra d’Arga, mas também na serra em Santa Luzia. Aqui a ideia é aproveitar esta valência e trazer esta capacidade para a parte do turismo”, contou. “Cada vez mais temos de potenciar o turismo da natureza e eu penso que esta ligação à atividade equestre é realmente uma oportunidade”, sublinhou Fabíola Oliveira.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Dezembro, 2025

TuViana marca mês de julho de 2025 e afirma Viana do Castelo na mobilidade sustentável

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Mulher detida por tráfico de droga na A3 em Valença

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.

Regional 30 Dezembro, 2025

Paredes de Coura aprova orçamento de 30 milhões de euros com foco em freguesias, educação e criação de emprego

O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.

Internacional 30 Dezembro, 2025

Estudante brasileira destaca experiência transformadora em mobilidade académica no Politécnico de Viana do Castelo

Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.

Regional 30 Dezembro, 2025

Junho de 2025 consagra Santa Luzia FC e afirma o desporto feminino em Viana do Castelo

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.

Nacional 30 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo recebe New Year 2026 com noite de luxo e música internacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.

Cultura 30 Dezembro, 2025

Espetáculo “Maria do Amparo” assinala encerramento dos 85 anos do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.