Logo
Nacional

Liga quer que bombeiros voluntários passem a ganhar 4,73 euros à hora

12 Abril, 2024 | 9:20
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Liga dos Bombeiros Portugueses defendeu, esta quinta-feira, uma alteração à diretiva financeira definida pelo anterior Governo, propondo que os bombeiros voluntários integrados no combate aos incêndios passem a receber 4,73 euros à hora, em vez dos atuais 2,8.

Em declarações à Lusa, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) avançou que vão pedir à nova ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e ao secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, que a diretiva financeira seja já alterada na época de combate aos fogos que se aproxima.

“Não houve possibilidade de fazer uma diretiva financeira ajustada com o anterior Governo. Vamos propor ao novo Governo para revisitar a diretiva financeira de 2024 e fazer os ajustamentos possíveis dentro do princípio de que o valor hora do ordenado mínimo nacional deve valer para todos e não um valor que não acompanha a subida do ordenado mínimo nacional”, disse António Nunes.

A diretiva financeira 2024, que estabelece a comparticipação do Estado às despesas resultantes das intervenções dos corpos de bombeiros nos diferentes dispositivos operacionais da proteção civil, nomeadamente no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR), entrou em vigor a 01 de março e teve este ano um aumento de cerca de 5% face a 2023.

De acordo com o documento, os bombeiros voluntários que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais vão receber este ano 67,30 euros por dia, mais 3,3 euros do que em 2023.

O presidente da Liga considerou “uma falácia” o pagamento ser feito ao dia, sustentando que os bombeiros voluntários têm que ser pagos à hora, uma vez que “os corpos de bombeiros têm que utilizar diferentes grupos de bombeiros para ocupar as 24 horas”.

“Os corpos de bombeiros têm que utilizar diferentes grupos de bombeiros para ocupar as 24 horas, por isso o razoável é o pagamento à hora”, precisou.

A LBP propõe que os bombeiros voluntários passem dos atuais 2,86 euros à hora para os 4,73 euros à hora.

António Nunes sublinhou que o objetivo é que aquele valor seja alcançado em 2026, mas este ano deve existir um aumento para “aproximar mais o diferencial”.

“Compreendemos que o Governo não pode fazer de um momento para outro um aumento de quase 100%”, disse, defendendo, por isso, que os bombeiros que integram o DECIR passem a receber este ano 3,20 euros à hora, em vez dos atuais 2,86.

António Nunes disse ainda que a LBP pediu uma reunião à nova ministra, na qual vai apresentar “um conjunto vasto de proposta”, sendo as alterações à diretiva financeira a mais urgente.

Na diretiva financeira estão ainda incluídas as despesas dos bombeiros voluntários com alimentação, combustíveis e equipamentos de proteção individual, bem como os valores a pagar por avaria ou dano de equipamentos e veículos operacionais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Outubro, 2025

Viana do Castelo: Projeto “Vencer a Idade com Saúde” recebe Menção Honrosa

O projeto “Vencer a Idade com Saúde”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, recebeu Menção Honrosa na categoria Apoio Social – Qualidade de Vida na Terceira Idade, no âmbito da 6.ª edição do Prémio Autarquia do Ano.

Internacional 15 Outubro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo sobe no ranking mundial da Times Higher Education

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a destacar-se no Times Higher Education World University Rankings 2026 (THE WUR), registando subidas significativas nos domínios da internacionalização e da ligação à indústria e à comunidade. A instituição consolida assim a sua posição entre as melhores do mundo, ao ser reconhecida pelo terceiro ano consecutivo neste prestigiado ranking internacional.

Regional 15 Outubro, 2025

Viana do Castelo: “Desafio Super S” distinguido com Menção Honrosa em Boas-Práticas de Nutrição

O projeto “Desafio Super S”, lançado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi distinguido com Menção Honrosa na categoria Desporto e Vida Saudável – Apoio às Boas-Práticas de Nutrição, reconhecendo o seu contributo para a promoção de hábitos alimentares equilibrados nas escolas.

Desporto 15 Outubro, 2025

Ponte da Barca celebra Outubro Rosa com Caminhada Solidária

Ponte da Barca volta a assinalar o Outubro Rosa, mês dedicado à sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, com a organização de uma caminhada solidária aberta à comunidade. A iniciativa terá lugar no próximo sábado, 26 de outubro, com início às 09h30 nos Paços do Concelho.

Opinião 15 Outubro, 2025

OPINIÃO: Alimentação e doença renal: Escolhas que fazem a diferença

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado sempre a 16 de outubro, foi criado em 1979 pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) com os objetivos de sensibilizar a população mundial para as desigualdades de acesso a alimentos seguros e nutritivos e destacar a importância da agricultura e dos diferentes sistemas agroalimentares.

Nacional 15 Outubro, 2025

Mais de meio milhão de pessoas já vacinadas contra a Covid-19 em três semanas de campanha

A campanha de vacinação sazonal contra a Covid-19 e a gripe já ultrapassou o meio milhão de vacinados contra o coronavírus, segundo dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desporto 14 Outubro, 2025

Mundial 2026: Hungria empata a vida a Portugal

A seleção portuguesa de futebol empatou esta terça-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, frente à Hungria, por 2-2, em encontro de apuramento para o Mundial 2026.