O Sporting venceu no sintético dos suíços do Young Boys por 3-1, em encontro da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa em futebol, disputado em Berna. Na mesma competição o Benfica derrotou (2-1) na Luz o Toulouse e na Pedreira o SC Braga foi derrotado (2-4) pelo Qarabag.
Na Suíça, Aurele Amenda, aos 31 minutos, na própria baliza, o sueco Viktor Gyökeres, aos 41`, de grande penalidade, e Gonçalo Inácio, aos 48`, marcaram os tentos dos ‘leões’, enquanto Filip Ugrinic apontou, aos 42`, o golo dos anfitriões, que acabaram com 10, por expulsão do guineense Mohamed Camara, aos 89.
A formação ‘verde e branca’, que será anfitriã da segunda mão, na próxima quinta-feira (22 de fevereiro), procura a quinta presença nos oitavos de final da Liga Europa, repetindo 2009/10, 2011/12, 2017/18 e 2022/23.
O Benfica bateu os franceses do Toulouse por 2-1. O argentino Ángel Di María, aos 68 e 90+8 minutos, em duas grandes penalidades, marcou os tentos do ‘onze’ de Roger Schmidt, enquanto o dinamarquês Mikkel Desler apontou o golo dos forasteiros, aos 75.
A formação ‘encarnada’, que se desloca a França na próxima quinta-feira (22 de fevereiro) – procura a sexta presença no top 16 da Liga Europa, replicando 2009/10, 2010/11, 2012/13, 2013/14 e 2018/19, sendo que perdeu as finais de 2013 e 2014.
Já o Sporting de Braga comprometeu as aspirações de apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao perder 4-2 em casa com os azeris do Qarabag, na primeira mão do play-off de acesso.
Sempre em desvantagem no encontro, a equipa ‘arsenalista’ ainda chegou igualada ao intervalo, depois de Simon Banza ter igualado a um, aos 44 minutos, respondendo a um golo de Jankovic, aos 21, de grande penalidade, mas, na segunda parte, no espaço de 15 minutos, a formação azeri ameaçou a goleada, com tentos de Zoubir (54 e 69) e de Juninho (65), atenuada com o golo de João Moutinho (90+1), na conversão de uma grande penalidade.
A segunda mão da eliminatória disputa-se dentro de uma semana, no Azerbaijão.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.