Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto 2023 espera promover pelo menos 365 eventos desportivos ao longo do ano, em dezenas de modalidades, mobilizando mais de 250.000 atletas em provas e campeonatos que pretendem projetar a cidade a nível nacional e europeu.
Assim, este ano prepara-se para ser o mais desportivo de sempre na capital do Alto Minho, com provas locais, regionais, nacionais e internacionais a acontecerem todas as semanas, a um ritmo quase diário, pretendendo, de acordo com o autarca vianense, conquistar uma audiência de mais de 500.000 pessoas.
Em conferência de imprensa de apresentação dos principais eventos já confirmados para este ano, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assegurou que este será “um grande percurso, uma grande etapa, uma grande convocatória que nos tornará ainda mais reconhecidos a nível desportivo”. Por isso mesmo, assegurou o objetivo de promover, “no mínimo”, 365 eventos desportivos, referindo que este é “um número amplo e de enorme diversidade que fará com que este compromisso seja bem-sucedido”. “Cada um destes eventos deverá ser um momento de envolvimento, de impacto e de divulgação das modalidades”, considerou.
Apesar de o ano desportivo já ter arrancado com três eventos que aconteceram no passado fim-de-semana, a Gala de Abertura da Cidade Europeia do Desporto 2023 é o ponto de partida oficial desta distinção e está agendada para 21 de janeiro, acontecendo no Centro Cultural de Viana do Castelo e no Pavilhão José Natário.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, explicou que a gala “vai trazer uma novidade, por ser transmitida em direto, de forma simultânea, a partir de dois locais”, indicando que os apresentadores serão Cândido Costa e Carolina Torres. “Será uma gala feita com prata da casa, com todas as coletividades e associações, mostrando ao país a qualidade que temos em Viana do Castelo”.

A 21 de janeiro, a XXIV Meia Maratona Manuela Machado promete voltar a trazer milhares de atletas nacionais e da vizinha Galiza até à cidade. No final do mês, destaque para o Campeonato Nacional de Remo Indoor, no Centro Cultural, a 28 e 29 de janeiro.
A Federação Portuguesa de Teqball promove, a 18 de fevereiro, também no Centro Cultural, a Etapa Nacional com o Viana Teqball Cup. Já de 10 a 12 de março, a pavilhão multiusos recebe a Final Four da Taça de Portugal Masculina e Feminina, pela Federação Portuguesa de Voleibol. A Regata Internacional de Remo – Centro de Mar, promovida pelo Viana Remadores do Lima, acontece a 18 e 19 de março e, no dia 19, a cidade é também palco da prova Viana Granfondo. Logo de seguida, dias 20 e 21 de março, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol traz o Fórum ANTF ao Centro Cultural vianense.
Dias 15 e 28 de abril, Viana do Castelo é palco das Fases Finais do Desporto Universitário 2023, promovidas pela Federação Académica do Desporto Universitário.
Já o Pavilhão José Natário acolhe, de 4 a 7 de maio, a Final Eight Champions League, pela Federação de Patinagem de Portugal, com o apoio da Juventude Viana.
O mesmo pavilhão é depois ponto de encontro do Campeonato Europeu de Patinagem Artística, com o apoio da Escola Desportiva de Viana, dias 13 e 14 de maio.
O Monte da Padela irá receber o Campeonato Nacional de Downhill nos dias 20 e 21 de maio e o Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior recebe o Torneio Internacional de Seleções Femininas de Basquetebol de 1 a 4 de junho.
O 10º Congresso de Treinadores, pela Confederação de Treinadores de Portugal, está marcado para o Centro Cultural, dias 3 e 4 de junho. Nos dias 10 e 11 de junho, o Jardim da Marina acolhe o Encontro Nacional de Gira Volei e, nos mesmos dias, no Centro Cultural acontece a Golden e Silver League de Voleibol.

No dia 25 de junho, a cidade recebe Viana City Race 2023 – Euro City Tour e, de 1 a 5 de julho, o Pavilhão de Santa Maria Maior acolhe o Torneio Internacional Voleibol WEVZA. A cidade acolhe ainda, em julho, o Circuito Nacional de Basquetebol 3×3, a Festa Nacional de Ginástica e os Campeonatos Nacionais da 1ª e 2ª Divisões pela Federação Portuguesa de Atletismo e Associação Distrital.
Pela primeira vez na história, o contra-relógio da última etapa da Volta a Portugal em Bicicleta terminará em Viana do Castelo, no dia 20 de agosto.
Já no mês de setembro, destaque para a Taça de Portugal de Escolas de Vela, Super Taça de Portugal de Basquetebol Masculina e Feminina, Rali de Viana do Castelo e o arranque do 12º Grande Trail da Serra d’Arga.
No mês de outubro, regressa L’Étape Portugal by Tour de France e o Centro Cultural acolhe o Congresso APTN, da Associação Nacional de Treinadores de Natação. A 3 e 4 de novembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo será o espaço selecionado para a Gala de Natação 2023 da Federação Portuguesa de Natação.
A Taça do Mundo de Damas Clássicas acontece em Viana do Castelo, de 15 a 19 de novembro.
Viana do Castelo é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano. Conta atualmente 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.