Logo
Regional

“Letras com Afeto” combate a solidão dos idosos através da troca de cartas

17 Janeiro, 2024 | 15:01
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

"Letras com Afeto" é um dos quatro eixos do Programa de Voluntariado Académico "Janelas ConVIDA", desenvolvido por estudantes de Educação Social e Gerontológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A iniciativa pretende combater o isolamento social dos idosos, atualmente, também através da troca de cartas. 

“E se, de repente, recebesse uma carta de alguém que mal conhece a perguntar-lhe como está, a querer partilhar histórias ou simplesmente a querer fazer conversa? É esta a ideia que está por detrás do ‘Letras com Afeto'”, lê-se numa nota do IPVC.

O projeto “Janelas ConVIDA” surgiu em plena pandemia com o objetivo de combater o isolamento social das pessoas mais idosas, afastadas de familiares e conhecidos. Agora, o projeto evoluiu e engloba, entre outras ações, a troca de cartas entre utentes incluídos em respostas sociais e os estudantes de Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.

“O incentivo para ir à janela foi evoluindo para um contacto cada vez mais próximo com as pessoas mais velhas até que, durante o ano letivo de 2022/23, esta iniciativa evoluiu para um Programa de Voluntariado Académico, programa esse que está a dar os primeiros passos agora, em 2023/24”, explicou Raquel Gonçalves, coordenadora da licenciatura de Educação Social e Gerontológica da ESE-IPVC.

Além de contribuir para o envelhecimento bem-sucedido e saudável de pessoas mais velhas, o projeto pretende, entre outros objetivos, construir uma rede de suporte e promover relações intergeracionais e de solidariedade.

A par do “Letras com Afeto”, o projeto desdobra-se também no “Laboratório da Idade”. Este segundo eixo consiste no “ativismo pela idade e pela sensibilização e educação da comunidade relativamente ao envelhecimento, assim como na capacitação e ‘empowerment’ das pessoas à medida que envelhecem”, descreveu Raquel Gonçalves.

“Nesta fase, estão identificados voluntários para todos os eixos de intervenção, mas ainda só teve início o “Letras com Afeto” e o “Laboratório da Idade”, continuou. “O primeiro tem já estabelecido o contacto com três respostas sociais e as trocas de correspondência estão em pleno funcionamento. O segundo eixo tem reunido de forma regular os voluntários, que estão a definir e a operacionalizar uma série de ações para implementar ao longo do segundo semestre. Os restantes eixos deverão avançar em breve”, explicou a responsável.

Neste momento, o projeto está a ser implementado na Casa do Areal do Fundo Social, em Braga, no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora e na Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo. “Envolvidos deverão ser também a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa”, confidenciou.

O Programa de Voluntariado Académico incorpora também, como terceiro eixo, o “Abrir Janelas à Vida”, que englobará visitas domiciliárias, companhia e acompanhamento ou desenvolvimento de atividades de lazer.

“Partilha a Sacola” é o nome do quarto eixo e consistirá no acompanhamento dos idosos, por exemplo, nas compras.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 21 Julho, 2024

Politécnico de Viana do Castelo com avaliação máxima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de receber a acreditação máxima por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), válida por um período de seis anos, o máximo legalmente possível, e sem restrições.

Desporto 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.