Este fim-de-semana, dias 1 e 2 de outubro, Viana do Castelo recebe a primeira edição da L’Étape Portugal, um evento de ciclismo para todos com a chancela oficial do Tour de France. O evento promete proporcionar animação variada, exposições, Family Ride e uma prova de três distâncias que arranca do Centro Cultural no domingo, pelas 9h00, terminando junto ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, no topo do Monte de Santa Luzia.
Assim, esta primeira edição portuguesa inicia já na sexta-feira, com a abertura das exposições Museu do Tour de France, L’Étape Portugal Village e L’Étape Portugal Expo, às 17h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo. As três mostras estarão abertas ao público até às 21h00 do primeiro dia, reunindo o museu da mítica prova francesa, uma exposição dedicada ao ciclismo e uma mostra sobre Viana do Castelo e o galardão Cidade Europeia do Desporto 2023, bem como uma apresentação da pastelaria e dos vinhos franceses.
No sábado, as exposições estarão de portas abertas, no Centro Cultural, das 10h00 às 20h00. Nesse dia, o evento inclui animação variada entre as 10h00 e as 12h00 e, à tarde, L’Étape Portugal Family Ride, a partir das 16h00. Esta iniciativa corresponde a um passeio de bicicleta destinado a famílias e a todos os que queiram desfrutar de um momento de convívio à volta da bicicleta, podendo no final viver a experiência de cruzar a meta da L’Étape Portugal by Tour de France.
Com um cariz exclusivamente de lazer, este passeio percorrerá um trajeto de aproximadamente 7 km, maioritariamente plano, com partida e chegada ao Centro Cultural, tendo uma duração estimada de uma hora. A inscrição para a Family Ride será efetuada no secretariado, a funcionar no Centro Cultural, na sexta-feira, das 17h00 às 20h00 e no sábado, das 10h00 às 15h00.
No domingo, dia principal do evento, a animação na zona de partida, junto ao Centro Cultural, acontece a partir das 7h30, sendo que a partida para a L’Étape Portugal (L’Étape 140, L’Étape 100, L’Étape 50) acontece às 9h00. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 15h00.
Neste dia, as exposições estarão disponíveis das 10h00 às 18h00.

O arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, recentemente certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), continua a ser um motor económico no concelho.
No âmbito das comemorações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, o Centro de Interpretação do Território (CIT) organiza, no próximo dia 24 de janeiro, às 14h00, um atelier dedicado à confeção artesanal da broa de milho, em forno antigo a lenha.
A Juventude Viana entra em ação esta noite, recebendo o Termas OC às 21h30, no Pavilhão José Natário, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.