Este fim-de-semana, dias 1 e 2 de outubro, Viana do Castelo recebe a primeira edição da L’Étape Portugal, um evento de ciclismo para todos com a chancela oficial do Tour de France. O evento promete proporcionar animação variada, exposições, Family Ride e uma prova de três distâncias que arranca do Centro Cultural no domingo, pelas 9h00, terminando junto ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, no topo do Monte de Santa Luzia.
Assim, esta primeira edição portuguesa inicia já na sexta-feira, com a abertura das exposições Museu do Tour de France, L’Étape Portugal Village e L’Étape Portugal Expo, às 17h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo. As três mostras estarão abertas ao público até às 21h00 do primeiro dia, reunindo o museu da mítica prova francesa, uma exposição dedicada ao ciclismo e uma mostra sobre Viana do Castelo e o galardão Cidade Europeia do Desporto 2023, bem como uma apresentação da pastelaria e dos vinhos franceses.
No sábado, as exposições estarão de portas abertas, no Centro Cultural, das 10h00 às 20h00. Nesse dia, o evento inclui animação variada entre as 10h00 e as 12h00 e, à tarde, L’Étape Portugal Family Ride, a partir das 16h00. Esta iniciativa corresponde a um passeio de bicicleta destinado a famílias e a todos os que queiram desfrutar de um momento de convívio à volta da bicicleta, podendo no final viver a experiência de cruzar a meta da L’Étape Portugal by Tour de France.
Com um cariz exclusivamente de lazer, este passeio percorrerá um trajeto de aproximadamente 7 km, maioritariamente plano, com partida e chegada ao Centro Cultural, tendo uma duração estimada de uma hora. A inscrição para a Family Ride será efetuada no secretariado, a funcionar no Centro Cultural, na sexta-feira, das 17h00 às 20h00 e no sábado, das 10h00 às 15h00.
No domingo, dia principal do evento, a animação na zona de partida, junto ao Centro Cultural, acontece a partir das 7h30, sendo que a partida para a L’Étape Portugal (L’Étape 140, L’Étape 100, L’Étape 50) acontece às 9h00. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 15h00.
Neste dia, as exposições estarão disponíveis das 10h00 às 18h00.

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.