Este fim-de-semana, dias 1 e 2 de outubro, Viana do Castelo recebe a primeira edição da L’Étape Portugal, um evento de ciclismo para todos com a chancela oficial do Tour de France. O evento promete proporcionar animação variada, exposições, Family Ride e uma prova de três distâncias que arranca do Centro Cultural no domingo, pelas 9h00, terminando junto ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, no topo do Monte de Santa Luzia.
Assim, esta primeira edição portuguesa inicia já na sexta-feira, com a abertura das exposições Museu do Tour de France, L’Étape Portugal Village e L’Étape Portugal Expo, às 17h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo. As três mostras estarão abertas ao público até às 21h00 do primeiro dia, reunindo o museu da mítica prova francesa, uma exposição dedicada ao ciclismo e uma mostra sobre Viana do Castelo e o galardão Cidade Europeia do Desporto 2023, bem como uma apresentação da pastelaria e dos vinhos franceses.
No sábado, as exposições estarão de portas abertas, no Centro Cultural, das 10h00 às 20h00. Nesse dia, o evento inclui animação variada entre as 10h00 e as 12h00 e, à tarde, L’Étape Portugal Family Ride, a partir das 16h00. Esta iniciativa corresponde a um passeio de bicicleta destinado a famílias e a todos os que queiram desfrutar de um momento de convívio à volta da bicicleta, podendo no final viver a experiência de cruzar a meta da L’Étape Portugal by Tour de France.
Com um cariz exclusivamente de lazer, este passeio percorrerá um trajeto de aproximadamente 7 km, maioritariamente plano, com partida e chegada ao Centro Cultural, tendo uma duração estimada de uma hora. A inscrição para a Family Ride será efetuada no secretariado, a funcionar no Centro Cultural, na sexta-feira, das 17h00 às 20h00 e no sábado, das 10h00 às 15h00.
No domingo, dia principal do evento, a animação na zona de partida, junto ao Centro Cultural, acontece a partir das 7h30, sendo que a partida para a L’Étape Portugal (L’Étape 140, L’Étape 100, L’Étape 50) acontece às 9h00. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 15h00.
Neste dia, as exposições estarão disponíveis das 10h00 às 18h00.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, despediu-se da Presidência do Eixo Atlântico com um discurso onde enfatizou o trabalho realizado em prol da partilha de valores comuns, promovendo a integração, a transmissão de conhecimentos, de saberes e de experiências acumulados ao longo do tempo, o entendimento mútuo e o desenvolvimento conjunto.
Viana do Castelo está a pressionar o Governo para agilizar os processos de expropriação de terrenos para fins habitacionais, de forma a dar resposta rápida à crescente procura de habitação no concelho.
Valença vai assinalar, esta quarta-feira, 19 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com iniciativas educativas que visam sensibilizar a comunidade para a prevenção da violência e a promoção da igualdade.
Viana do Castelo vai receber este ano, pela primeira vez, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, reconhecimento atribuído a municípios que implementam políticas de apoio às famílias, anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
No último dia do 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), realizado em Viana do Castelo, os participantes aprovaram por unanimidade uma moção de adesão à greve geral marcada para 11 de dezembro, em protesto contra o pacote laboral do Governo.
Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, é o município onde os preços de habitação são mais acessíveis em Portugal. Segundo uma análise do idealista, marketplace imobiliário, os proprietários pedem, em média, apenas 494 euros por metro quadrado, o valor mais baixo do país.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a uma operação de fiscalização rodoviária direcionada aos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, que decorrerá até 23 de novembro em todo o território nacional. A ação concentra-se nas vias mais críticas e com maior volume de tráfego destes veículos.