Este fim-de-semana, dias 1 e 2 de outubro, Viana do Castelo recebe a primeira edição da L’Étape Portugal, um evento de ciclismo para todos com a chancela oficial do Tour de France. O evento promete proporcionar animação variada, exposições, Family Ride e uma prova de três distâncias que arranca do Centro Cultural no domingo, pelas 9h00, terminando junto ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, no topo do Monte de Santa Luzia.
Assim, esta primeira edição portuguesa inicia já na sexta-feira, com a abertura das exposições Museu do Tour de France, L’Étape Portugal Village e L’Étape Portugal Expo, às 17h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo. As três mostras estarão abertas ao público até às 21h00 do primeiro dia, reunindo o museu da mítica prova francesa, uma exposição dedicada ao ciclismo e uma mostra sobre Viana do Castelo e o galardão Cidade Europeia do Desporto 2023, bem como uma apresentação da pastelaria e dos vinhos franceses.
No sábado, as exposições estarão de portas abertas, no Centro Cultural, das 10h00 às 20h00. Nesse dia, o evento inclui animação variada entre as 10h00 e as 12h00 e, à tarde, L’Étape Portugal Family Ride, a partir das 16h00. Esta iniciativa corresponde a um passeio de bicicleta destinado a famílias e a todos os que queiram desfrutar de um momento de convívio à volta da bicicleta, podendo no final viver a experiência de cruzar a meta da L’Étape Portugal by Tour de France.
Com um cariz exclusivamente de lazer, este passeio percorrerá um trajeto de aproximadamente 7 km, maioritariamente plano, com partida e chegada ao Centro Cultural, tendo uma duração estimada de uma hora. A inscrição para a Family Ride será efetuada no secretariado, a funcionar no Centro Cultural, na sexta-feira, das 17h00 às 20h00 e no sábado, das 10h00 às 15h00.
No domingo, dia principal do evento, a animação na zona de partida, junto ao Centro Cultural, acontece a partir das 7h30, sendo que a partida para a L’Étape Portugal (L’Étape 140, L’Étape 100, L’Étape 50) acontece às 9h00. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 15h00.
Neste dia, as exposições estarão disponíveis das 10h00 às 18h00.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.
O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, defendeu o aumento do rendimento dos agricultores, como uma das prioridades do Governo, na sua intervenção na 44ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que decorreu em Roma, em Itália.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.