A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, de 20 a 28 de abril, o “Ler em Viana - Festa do livro e das artes”, iniciativa que integra a 44ª Feira do Livro. A programação acontece no Centro Cultural de Viana do Castelo e conta com iniciativas para todos os gostos e idades.
Este é um evento orientado para a promoção de hábitos de leitura e de elevação do nível de literacia da população, inclusivo e intergeracional. O programa promove o diálogo entre cultura e educação e está estruturado para todas as idades, com atividades dirigidas a públicos específicos, como é o caso das crianças e dos estudantes do ensino secundário e superior, e outras atividades abertas a toda a população.
A programação é rica e diversificada, contemplando uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita.
Na apresentação pública da programação, o Vereador da Educação e Cultura, Manuel Vitorino, assumiu que o programa “conta com a presença de diversos intervenientes que permitirão ao público abrir horizontes”, considerando que o Ler em Viana “é um modelo consolidado pelos indicadores e pela intencionalidade, que passa por melhorar os índices de literacia da população”.
“Este é um festival literário em torno dos livros e da palavra, com o objetivo de formar públicos”, realçou, afirmando que o Ler em Viana e o Contornos da Palavra, iniciativas que cuja programação acontece em paralelo, deverão conquistar cerca de 25 mil pessoas.
Já o Diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Rui Viana, explicou que a edição deste ano conta com uma redução do número de dias, mas que é “compensada pelo aumento do número de horas de Feira disponível, das 14h30 às 23h30, todos os dias, permitindo assim a integração das escolas no evento”.
Para o responsável, o Centro Cultural de Viana do Castelo “é um espaço que dá dignidade ao livro e que salvaguarda os livreiros”, pelo que a aposta do Município num espaço exterior “é uma aposta ganha que se reflete no número de visitantes”.
O programa apela à participação de todos os vianenses, sendo aberta ao conhecimento, à ciência, orientado para a educação estética e artística que, simultaneamente, valoriza a literatura, as artes, a cidadania.
No primeiro dia, 20 de abril, a inauguração do evento acontece às 14h30. A tarde infantil está agendada para as 16h00, com “O Livro das Regras” e, à noite, pelas 21h30, concerto de Aldina Duarte.
Domingo, 21 de abril, às 11h00 inaugura a exposição “25 de Abril de 1974 – Quinta-feira”, com fotografias de Alfredo Cunha nos Antigos Paços do Concelho. À tarde, nova proposta para os mais novos, às 16h00, com “O Quiosque”, e, à noite, “Liberdades Partilhadas”, com Alfredo Cunha, Carlos Tê e Catarina Mourão.
Francisco Moita Flores, Mário Augusto, Pedro Mexia, Pedro Lamares, Manuel Sobrinho Simões e João Ramalho Santos são alguns dos nomes que vão passar pelo Centro Cultural de Viana do Castelo nos próximos dias.
No que toca a concertos, as propostas passam por Aldina Duarte (dia 20, 21h30) e Cara de Espelho (dia 27, 21h30).
Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL.pt (Bilheteira Online) ou na bilheteira do Centro Cultural no dia do concerto, das 14h30 às 21h15. Os bilhetes têm um custo de 5 euros, não sendo permitida a entrada na sala depois do início do espetáculo.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.