A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, de 20 a 28 de abril, o “Ler em Viana - Festa do livro e das artes”, iniciativa que integra a 44ª Feira do Livro. A programação acontece no Centro Cultural de Viana do Castelo e conta com iniciativas para todos os gostos e idades.
Este é um evento orientado para a promoção de hábitos de leitura e de elevação do nível de literacia da população, inclusivo e intergeracional. O programa promove o diálogo entre cultura e educação e está estruturado para todas as idades, com atividades dirigidas a públicos específicos, como é o caso das crianças e dos estudantes do ensino secundário e superior, e outras atividades abertas a toda a população.
A programação é rica e diversificada, contemplando uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita.
Na apresentação pública da programação, o Vereador da Educação e Cultura, Manuel Vitorino, assumiu que o programa “conta com a presença de diversos intervenientes que permitirão ao público abrir horizontes”, considerando que o Ler em Viana “é um modelo consolidado pelos indicadores e pela intencionalidade, que passa por melhorar os índices de literacia da população”.
“Este é um festival literário em torno dos livros e da palavra, com o objetivo de formar públicos”, realçou, afirmando que o Ler em Viana e o Contornos da Palavra, iniciativas que cuja programação acontece em paralelo, deverão conquistar cerca de 25 mil pessoas.
Já o Diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Rui Viana, explicou que a edição deste ano conta com uma redução do número de dias, mas que é “compensada pelo aumento do número de horas de Feira disponível, das 14h30 às 23h30, todos os dias, permitindo assim a integração das escolas no evento”.
Para o responsável, o Centro Cultural de Viana do Castelo “é um espaço que dá dignidade ao livro e que salvaguarda os livreiros”, pelo que a aposta do Município num espaço exterior “é uma aposta ganha que se reflete no número de visitantes”.
O programa apela à participação de todos os vianenses, sendo aberta ao conhecimento, à ciência, orientado para a educação estética e artística que, simultaneamente, valoriza a literatura, as artes, a cidadania.
No primeiro dia, 20 de abril, a inauguração do evento acontece às 14h30. A tarde infantil está agendada para as 16h00, com “O Livro das Regras” e, à noite, pelas 21h30, concerto de Aldina Duarte.
Domingo, 21 de abril, às 11h00 inaugura a exposição “25 de Abril de 1974 – Quinta-feira”, com fotografias de Alfredo Cunha nos Antigos Paços do Concelho. À tarde, nova proposta para os mais novos, às 16h00, com “O Quiosque”, e, à noite, “Liberdades Partilhadas”, com Alfredo Cunha, Carlos Tê e Catarina Mourão.
Francisco Moita Flores, Mário Augusto, Pedro Mexia, Pedro Lamares, Manuel Sobrinho Simões e João Ramalho Santos são alguns dos nomes que vão passar pelo Centro Cultural de Viana do Castelo nos próximos dias.
No que toca a concertos, as propostas passam por Aldina Duarte (dia 20, 21h30) e Cara de Espelho (dia 27, 21h30).
Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL.pt (Bilheteira Online) ou na bilheteira do Centro Cultural no dia do concerto, das 14h30 às 21h15. Os bilhetes têm um custo de 5 euros, não sendo permitida a entrada na sala depois do início do espetáculo.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.