Logo
Regional

“Ler em Viana – Festa do livro e das artes” de 15 a 30 de abril no Centro Cultural

11 Abril, 2023 | 15:50
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O Centro Cultural de Viana do Castelo vai ser palco, de 15 a 30 de abril, do “Ler em Viana - Festa do livro e das artes”. Esta iniciativa insere-se na estratégia da criação e consolidação de hábitos de leitura para elevar o nível de literacia da população.

Estruturada no diálogo entre cultura e educação, com múltiplas atividades como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 43ª Feira do Livro.

Na conferência de imprensa de apresentação da segunda edição do “Ler em Viana”, o Vereador da Cultura e da Educação, Manuel Vitorino, indicou que esta é “uma iniciativa cultural relevante para o concelho, que alia cultura e educação” e que está assente numa “programação estruturada e de qualidade”.

“Este diálogo entre a educação e a cultura é muito relevante e gera um enriquecimento mútuo”, declarou. No ano passado, o “Ler em Viana” conquistou 10 mil visitantes e os “Contornos da Palavra” reuniram 13 mil alunos, pelo que as expetativas para esta segunda edição são elevadas. O diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Rui Viana, destacou as duas componentes do evento: os Contornos da Palavra, que se desenrolam nas escolas do concelho, e a Feira do Livro que acontece no Centro Cultural, oferecendo oficinas, recitais de poesia, concertos, programação voltada para o público infantil nas tardes de sábado, domingo e no feriado do 25 de abril.

Este sábado, 15 de abril, às 11h00, inaugura a exposição “Os Lusíadas 10 cantos por 10 ilustradoras”, com ilustrações para a edição de OS LUSÍADAS Município de Guimarães, Universidade do Minho, Kalandraka Editora Portugal BIG – Bienal de
Ilustração de Guimarães (2021). Estará patente nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, de 15 a 30 de abril.

A Feira do Livro contará com 32 stands, reunindo 14 livreiros que representam as principais editoras do país, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 24h00, e ao fim-de-semana das 15h00 às 24h00.

Já os Contornos da Palavra acontecem nos 7 agrupamentos escolares, com atividades nas 71 escolas públicas e 4 escolas privadas dirigidas aos alunos do concelho e à comunidade educativa. O programa inclui a presença de grandes nomes nacionais da cultura, como um concerto de Rodrigo Leão (15 de abril, 21h30), “A importância da palavra na música” com António Victorino d’Almeida e Valter Hugo Mãe (17 de abril, 21h30) e “As palavras e a censura” com José Pacheco Pereira e António Pedro Vasconcelos (18 de abril, 21h30).

“Conversa com escritores” irá juntar Marlene Ferraz e José Luís Peixoto (20 de abril, 21h30) e a proposta “Falar de livros e de filmes” trará Mário Augusto ao Centro Cultural vianense (21 de abril, 21h30). Dia 22 de abril, às 21h30, SURMA apresenta-se
num concerto na principal sala de espetáculos do concelho. A 29 de abril, também às 21h30, atua Noiserv.

Os três concertos têm lotação máxima de 300 lugares e entrada gratuita, sendo que o levantamento dos ingressos deverá ser feito no dia dos concertos, das 15h00 às 21h15, até ser atingida a lotação.

Na segunda semana, “Conversa com escritores” reúne Isabel Campos e Rita Ferro em torno do livro “Brevíssimo dicionário dos snobs” (26 de abril, 21h30) e Isabel Campos e Richard Zimler para apresentar a obra “A aldeia das almas desaparecidas: a floresta do avesso” (27 de abril, 21h30). Já “O Corpo Humano e a Ciência” junta Carlos Fiolhais e Alexandre Quintanilha (28 de abril, 21h30) Paralelamente, entre 17 e 28 de abril, acontece a 14ª edição dos Contornos da Palavra, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, direcionada para os alunos e professores das escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo.

A edição deste ano tem como temática “A Ciência de Educar” e proporcionará uma imersão em atividades culturais e formativas que contribuem para aprendizagens significativas dos nossos alunos, da educação pré-escolar ao ensino secundário, bem como para o desenvolvimento profissional dos docentes e outros agentes da comunidade educativa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.