O Centro Cultural de Viana do Castelo vai ser palco, de 15 a 30 de abril, do “Ler em Viana - Festa do livro e das artes”. Esta iniciativa insere-se na estratégia da criação e consolidação de hábitos de leitura para elevar o nível de literacia da população.
Estruturada no diálogo entre cultura e educação, com múltiplas atividades como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 43ª Feira do Livro.
Na conferência de imprensa de apresentação da segunda edição do “Ler em Viana”, o Vereador da Cultura e da Educação, Manuel Vitorino, indicou que esta é “uma iniciativa cultural relevante para o concelho, que alia cultura e educação” e que está assente numa “programação estruturada e de qualidade”.
“Este diálogo entre a educação e a cultura é muito relevante e gera um enriquecimento mútuo”, declarou. No ano passado, o “Ler em Viana” conquistou 10 mil visitantes e os “Contornos da Palavra” reuniram 13 mil alunos, pelo que as expetativas para esta segunda edição são elevadas. O diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Rui Viana, destacou as duas componentes do evento: os Contornos da Palavra, que se desenrolam nas escolas do concelho, e a Feira do Livro que acontece no Centro Cultural, oferecendo oficinas, recitais de poesia, concertos, programação voltada para o público infantil nas tardes de sábado, domingo e no feriado do 25 de abril.
Este sábado, 15 de abril, às 11h00, inaugura a exposição “Os Lusíadas 10 cantos por 10 ilustradoras”, com ilustrações para a edição de OS LUSÍADAS Município de Guimarães, Universidade do Minho, Kalandraka Editora Portugal BIG – Bienal de
Ilustração de Guimarães (2021). Estará patente nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, de 15 a 30 de abril.
A Feira do Livro contará com 32 stands, reunindo 14 livreiros que representam as principais editoras do país, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 24h00, e ao fim-de-semana das 15h00 às 24h00.
Já os Contornos da Palavra acontecem nos 7 agrupamentos escolares, com atividades nas 71 escolas públicas e 4 escolas privadas dirigidas aos alunos do concelho e à comunidade educativa. O programa inclui a presença de grandes nomes nacionais da cultura, como um concerto de Rodrigo Leão (15 de abril, 21h30), “A importância da palavra na música” com António Victorino d’Almeida e Valter Hugo Mãe (17 de abril, 21h30) e “As palavras e a censura” com José Pacheco Pereira e António Pedro Vasconcelos (18 de abril, 21h30).
“Conversa com escritores” irá juntar Marlene Ferraz e José Luís Peixoto (20 de abril, 21h30) e a proposta “Falar de livros e de filmes” trará Mário Augusto ao Centro Cultural vianense (21 de abril, 21h30). Dia 22 de abril, às 21h30, SURMA apresenta-se
num concerto na principal sala de espetáculos do concelho. A 29 de abril, também às 21h30, atua Noiserv.
Os três concertos têm lotação máxima de 300 lugares e entrada gratuita, sendo que o levantamento dos ingressos deverá ser feito no dia dos concertos, das 15h00 às 21h15, até ser atingida a lotação.
Na segunda semana, “Conversa com escritores” reúne Isabel Campos e Rita Ferro em torno do livro “Brevíssimo dicionário dos snobs” (26 de abril, 21h30) e Isabel Campos e Richard Zimler para apresentar a obra “A aldeia das almas desaparecidas: a floresta do avesso” (27 de abril, 21h30). Já “O Corpo Humano e a Ciência” junta Carlos Fiolhais e Alexandre Quintanilha (28 de abril, 21h30) Paralelamente, entre 17 e 28 de abril, acontece a 14ª edição dos Contornos da Palavra, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, direcionada para os alunos e professores das escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo.
A edição deste ano tem como temática “A Ciência de Educar” e proporcionará uma imersão em atividades culturais e formativas que contribuem para aprendizagens significativas dos nossos alunos, da educação pré-escolar ao ensino secundário, bem como para o desenvolvimento profissional dos docentes e outros agentes da comunidade educativa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.
Entre 9 e 15 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.