O Centro Cultural de Viana do Castelo vai ser palco, de 15 a 30 de abril, do “Ler em Viana - Festa do livro e das artes”. Esta iniciativa insere-se na estratégia da criação e consolidação de hábitos de leitura para elevar o nível de literacia da população.
Estruturada no diálogo entre cultura e educação, com múltiplas atividades como sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 43ª Feira do Livro.
Na conferência de imprensa de apresentação da segunda edição do “Ler em Viana”, o Vereador da Cultura e da Educação, Manuel Vitorino, indicou que esta é “uma iniciativa cultural relevante para o concelho, que alia cultura e educação” e que está assente numa “programação estruturada e de qualidade”.
“Este diálogo entre a educação e a cultura é muito relevante e gera um enriquecimento mútuo”, declarou. No ano passado, o “Ler em Viana” conquistou 10 mil visitantes e os “Contornos da Palavra” reuniram 13 mil alunos, pelo que as expetativas para esta segunda edição são elevadas. O diretor da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, Rui Viana, destacou as duas componentes do evento: os Contornos da Palavra, que se desenrolam nas escolas do concelho, e a Feira do Livro que acontece no Centro Cultural, oferecendo oficinas, recitais de poesia, concertos, programação voltada para o público infantil nas tardes de sábado, domingo e no feriado do 25 de abril.
Este sábado, 15 de abril, às 11h00, inaugura a exposição “Os Lusíadas 10 cantos por 10 ilustradoras”, com ilustrações para a edição de OS LUSÍADAS Município de Guimarães, Universidade do Minho, Kalandraka Editora Portugal BIG – Bienal de
Ilustração de Guimarães (2021). Estará patente nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, de 15 a 30 de abril.
A Feira do Livro contará com 32 stands, reunindo 14 livreiros que representam as principais editoras do país, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 24h00, e ao fim-de-semana das 15h00 às 24h00.
Já os Contornos da Palavra acontecem nos 7 agrupamentos escolares, com atividades nas 71 escolas públicas e 4 escolas privadas dirigidas aos alunos do concelho e à comunidade educativa. O programa inclui a presença de grandes nomes nacionais da cultura, como um concerto de Rodrigo Leão (15 de abril, 21h30), “A importância da palavra na música” com António Victorino d’Almeida e Valter Hugo Mãe (17 de abril, 21h30) e “As palavras e a censura” com José Pacheco Pereira e António Pedro Vasconcelos (18 de abril, 21h30).
“Conversa com escritores” irá juntar Marlene Ferraz e José Luís Peixoto (20 de abril, 21h30) e a proposta “Falar de livros e de filmes” trará Mário Augusto ao Centro Cultural vianense (21 de abril, 21h30). Dia 22 de abril, às 21h30, SURMA apresenta-se
num concerto na principal sala de espetáculos do concelho. A 29 de abril, também às 21h30, atua Noiserv.
Os três concertos têm lotação máxima de 300 lugares e entrada gratuita, sendo que o levantamento dos ingressos deverá ser feito no dia dos concertos, das 15h00 às 21h15, até ser atingida a lotação.
Na segunda semana, “Conversa com escritores” reúne Isabel Campos e Rita Ferro em torno do livro “Brevíssimo dicionário dos snobs” (26 de abril, 21h30) e Isabel Campos e Richard Zimler para apresentar a obra “A aldeia das almas desaparecidas: a floresta do avesso” (27 de abril, 21h30). Já “O Corpo Humano e a Ciência” junta Carlos Fiolhais e Alexandre Quintanilha (28 de abril, 21h30) Paralelamente, entre 17 e 28 de abril, acontece a 14ª edição dos Contornos da Palavra, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, direcionada para os alunos e professores das escolas públicas e privadas do concelho de Viana do Castelo.
A edição deste ano tem como temática “A Ciência de Educar” e proporcionará uma imersão em atividades culturais e formativas que contribuem para aprendizagens significativas dos nossos alunos, da educação pré-escolar ao ensino secundário, bem como para o desenvolvimento profissional dos docentes e outros agentes da comunidade educativa.

A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.