Treze partidos concorrem às legislativas de maio, por Viana do Castelo, com o atual presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, a voltar a encabeçar a lista da AD e o PS a recandidatar a ex-ministra, Marina Gonçalves.
De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), o círculo eleitoral de Viana do Castelo elege cinco deputados à Assembleia da República.
Nos 10 concelhos do Alto Minho estão inscritos para as eleições de 18 de maio 232.603 eleitores, menos 924 eleitores do que os inscritos para as legislativas de março de 2024.
Para as legislativas de 18 de maio, a Aliança Democrática (AD), constituída pelo PSD/CDS, volta a apresentar o atual presidente da Assembleia da República Aguiar Branco como cabeça de lista, seguido de João Manuel Esteves que suspendeu o mandato autárquico, o terceiro e último que cumpria na presidência da Câmara de Arcos de Valdevez.
A ex-ministra socialista da Habitação, Marina Gonçalves, volta a ser cabeça de lista do PS, secundada, novamente, pelo ex-secretário de Estado do Mar e antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.
O ex-social-democrata Eduardo Teixeira, que em 2024 conquistou o primeiro lugar de deputado pelo Chega, volta a ser o número um da lista do partido que, em segundo lugar, apresenta Mecia Martins, antiga vice-presidente da Câmara de Ponte de Lima (CDS-PP).
A CDU(PCP/PEV) repete o professor Joaquim Celestino Ribeiro, tal como o BE a gestora de ensaios clínicos de 32 anos, Adriana Temporão e o PAN Pessoas-Animais-Natureza concorre com a professora Isabel Rhodes, professora de 65 anos, natural de Santarém e a residir em Arcos de Valdevez.
A Iniciativa Liberal (IL) escolheu como cabeça de lista o enfermeiro de 40 anos, Hugo Pereira, natural de Viana do Castelo.
Pelo Livre vai concorrer no primeiro lugar João Pedro Puig Martins, de 31 anos, ‘designer’ de comunicação. É natural de Barroselas, em Viana do Castelo e reside em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.
O candidato do Volt Portugal (VP), volta a ser Vladimiro Ribeiro Osório, inspetor tributário e aduaneiro, natural do distrito do Porto e residente em Ponte de Lima.
O Reagir Incluir Reciclar (R.I.R) apresenta pela primeira vez o nome de João Almeida para cabeça de lista por Viana do Castelo. O assistente operacional de 32 anos concorre como independente.
O PPM-Partido Popular Monárquico, que este ano não entra na coligação AD, escolheu para cabeça de lista Margarida Ferreira, empresária, natural dos EUA e a residir no município da Horta, nos Açores.
José Ângelo Moreno Lima estreia-se como cabeça de lista do Ergue-te. O candidato tem 60 anos, natural de Lisboa e a residir em Vila Nova de Anha, no concelho de Viana do Castelo, é motorista de profissão.
O ADN – Alternativa Democrática Nacional concorre com o cabeça de lista Luís Filipe Arezes. Natural de Angola, reside em Barcelos, distrito de Braga, e é consultor/professor.
Com uma área de 2.219 quilómetros quadrados, o distrito de Viana do Castelo, segundo o Censos de 2021, perdeu na última década mais de 13 mil habitantes, uma quebra de 5,45%, registando uma população de 231.488 pessoas.
Todos os 10 concelhos registaram uma diminuição populacional, sendo que a maior quebra ocorreu em Melgaço que perdeu 1.437 residentes (-15,6%). Seguem-se Arcos de Valdevez (-9,27%), Ponte da Barca (-8,32%) e Monção (-7,29%).
Recorde-se que em 2024, a Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) ganhou as eleições no distrito de Viana do Castelo, tendo elegido dois deputados, tal como o PS.
O Chega conseguiu, pela primeira vez, eleger um deputado.
Realizou-se, na quinta-feira, nas instalações da Direção de Faróis, localizadas em Oeiras, a cerimónia de entrega de 14 viaturas “Volkswagen Amarok” e duas “Volkswagen ID.BUZZ” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que iniciam de imediato, a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas, antes do início da época balnear.
O cantor Nuno Guerreiro, vocalista da Ala dos Namorados, morreu hoje aos 52 anos, em Lisboa.
O projeto "Náutica Para Todos" da APPACDM de Viana do Castelo teve a sua candidatura à certificação da Bandeira da Ética aprovada pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. / Plano Nacional de Ética no Desporto.
Vinte e cinco (25) igrejas e capelas de Viana do Castelo voltam a abrir este ano, na noite desta Quinta-Feira Santa, à oração e à visita presencial dos fiéis, numa das principais tradições da Páscoa no concelho.
O Município de Monção, representado pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Rodrigues, marcou presença na XX Feira de Nanterre, arredores de Paris, que decorreu no passado fim de semana, dias 11, 12 e 13 de abril.
O Tribunal de Viana do Castelo não admitiu a impugnação apresentada por um militante do Chega que reclamou da admissão da lista do partido por este círculo às eleições legislativas, alegando ter sido definida por órgãos internos sem legitimidade.
Esta quinta-feira santa, 17 de abril, o elevador de Santa Luzia estará em funcionamento entre as 20h00 e as 24h00 no âmbito do Roteiro Religioso que promove a visita a 25 igrejas e capelas da cidade de Viana do Castelo.