Logo
Regional

Legislativas 2025: Pedro Nuno Santos esteve em Viana do Castelo

5 Maio, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, afirmou, em Viana do Castelo, que o legado que Luís Montenegro deixa ao país é uma economia a cair e que quem vai pagar a fatura é o povo português.

“Uma economia a contrair é isto que significa, significa que as pessoas podem perder o emprego e podem perder o salário e significa também que o Estado português vai ter menos receitas para investir na saúde, na habitação e na escola pública”, referiu o líder socialista, num discurso durante um almoço-comício em Viana do Castelo, distrito onde arrancou a campanha para as eleições de 18 de maio.

Pedro Nuno Santos insistiu que o legado que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, deixa é “uma economia a cair”, sublinhando que “eles falharam, mas quem vai pagar a fatura deste falhanço é o povo português”.

“Quando há um crise económica ou o que é que acontece quando o Estado não tem as receitas necessárias para pagar as suas despesas? (…) Nós sabemos o que eles fizeram quando estavam liderados por Passos Coelho [antigo primeiro-ministro] e tiveram uma crise orçamental na altura, cortam nos salários, cortam nas pensões, cortam nas despesas sociais”, salientou.

Acrescentou: – “Este é o legado que Luís Montenegro nos deixa no final dos três primeiros meses de 2025”.

Para Pedro Nuno Santos, o Governo da Aliança Democrática (AD) falhou na economia, mas falhou também naquilo que há “de mais importante para a vida coletiva, enquanto povo e comunidade, que é na saúde”.

“A saúde já tinha problemas há um ano, os socialistas nunca enganaram ninguém, nunca esconderam, havia problemas, são difíceis de resolver, mas nós estávamos a implementar uma reforma liderada por Fernando Araújo e por Manuel Pizarro, o trabalho estava a ser feito. É Luis Montenegro que promete na campanha que era fácil resolver os problemas da saúde, que os ia resolver de forma fácil e rápido”, referiu.

Pedro Nuno Santos disse que não se exigia que os problemas estivessem todos resolvidos.

“O que nós queríamos sentir era que os problemas tinham começado a ser resolvidos, só que ao fim de um ano os problemas da saúde são mais do que aqueles que nós tínhamos há um ano atrás. Nós hoje temos mais urgências encerradas, temos mais portugueses sem médico de família e temos as listas de espera para as consultas e para as cirurgias a aumentar”, sustentou.

Para o líder socialista, “Luís Montenegro não tem só um problema de seriedade”, mas também, com o seu governo, “um problema de competência”.

“O custo de vida está a aumentar, os salários ainda são baixos, nós temos dificuldade em conseguir casa, nomeadamente os nossos jovens, temos as listas de espera na saúde a aumentar e aquilo que o Governo tinha prometido, de que iria conseguir iniciar a resolução, falhou redondamente”, frisou.

Durante o comício, a cabeça de lista do PS por Viana do Castelo, a deputada e ex-ministra Marina Gonçalves, lembrou que o primeiro-ministro preferiu “eleições a esclarecimentos”, referindo-se ainda à polémica com a empresa familiar do primeiro-ministro.

“E foi aqui que Luís Montenegro mais falhou ao país. Falhou em fevereiro quando se falou do tema, falhou em março e falhou ainda esta semana quando num ato de total cobardia quis ocultar mais informação que o Partido Socialista atempadamente pediu para não estarmos hoje na situação em que estamos”, referiu.

Marina Gonçalves destacou ainda o trabalho que Pedro Nuno Santos fez por esta região enquanto ministro das Infraestruturas, nomeadamente na ferrovia, com os compromissos para o futuro da alta velocidade e para a linha do Minho, ainda na rodovia (Paredes de Coura) e na habitação.

Mas “fez mais” no último ano e na oposição, acrescentou, ao adiantar que o líder do PS assumiu um compromisso para abolir o pagamento de portagens no troço da Autoestrada 28 (A28) que beneficiou a população e empresas deste território.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.