O presidente do PSD pediu no sábado que todos lutem "até ao fim por uma maioria maior", numa arruada animada em Viana do Castelo, em que brindou, comeu, andou às cavalitas mas não dançou.

Obrigado a todos, obrigado Viana. Vamos continuar até ao fim, a lutar por uma maioria maior, não deixar ninguém em casa, mobilizar toda a gente, até domingo. Viva Portugal!”, afirmou Luís Montenegro, de cima de um vaso — que quase se ia virando quando subia — e fazendo o V de vitória.
A tradicional arruada de Viana começou ao som de um vira minhoto, com Montenegro sempre acompanhado do cabeça de lista da AD – Coligação PSD/CDS-PP e presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, a que se juntou mais à frente Paulo Morais, que será candidato pelo PSD nas próximas autárquicas à Câmara desta autarquia.
O primeiro-ministro parou com Aguiar-Branco a ouvir o vira e no final cumprimentou as cantoras, com uma delas a deixar um desafio: “Não vamos dançar?”.
“Nada disso”, respondeu, em tom bem-disposto.
Montenegro posou com minhotas trajadas a rigor, brindou com vinho branco e provou bola de carne, cumprimentando, como tem sido habitual, pessoas, lojistas e muitas crianças, que quase todas lhe pedem uma ‘selfie’.
A maioria das pessoas que o quiseram cumprimentar tinham elogios para o primeiro-ministro, com um antigo combatente a agradecer os descontos nos medicamentos, mas também encontrou quem não fosse fã da AD, a quem pediu que aproveitasse a última semana para pensar melhor.
“Eu sempre fui socialista”, disse uma senhora, com Montenegro a sugerir que “feche os olhos” e ponha a cruz noutro sítio.
Mesmo sem parecer convencida, deixou um desabafo: “Mas eu, para mim, é você que vai ficar”.
Houve também quem reclamasse dos carros mal estacionados da comitiva da AD: “Parece impossível este exemplo do primeiro-ministro”, indignou-se uma senhora.
Em Viana, não faltou a paragem na tradicional pastelaria Manuel Natário e as suas famosas bolas: lá dentro, apesar de ter sido restrita a entrada da comunicação social, Montenegro pediu desculpa às pessoas pela confusão montada e ainda ofereceu o seu bolo a uma senhora que lhe pediu para lhe “pagar uma bolinha”.
A meio da rua estreita em Viana do Castelo que serve habitualmente de palco às arruadas do PSD, Montenegro subiu a uma varanda, com Aguiar-Branco, Paulo Morais e o líder do CDS-PP Nuno Melo, de onde acenou aos apoiantes e entoou o habitual hino de campanha, que pede que “deixem o Luís trabalhar”.
A comunicação social tentou questionar Paulo Morais – presidente e fundador da Frente Cívica, e que sempre falou sobre questões relacionadas com a corrupção — se nestas eleições entende estarem em causa questões éticas, mas o candidato entrou com o líder da AD para a subida à varanda sem responder.
Os contactos de rua de cerca de 40 minutos terminaram com Luís Montenegro a percorrer alguns metros às cavalitas de membros das juventudes da AD, como já aconteceu noutras localidades.
“Luís amigo, Viana está contigo”, foi uma das palavra de ordem mais ouvidas, com o líder do PSD a responder: “E eu estou com Viana!”.
Em Viana do Castelo, a coligação AD venceu as legislativas em 2024, conseguindo dois dos cinco deputados deste círculos, seguida do PS também com dois e do Chega com um.
O Club Lote 5, situado na Marina de Viana do Castelo, promove este sábado transmissão do jogo entre a Colômbia e Portugal, seguido de animação com DJ's até às 06h00 da manhã.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.