Logo
Política

Legislativas 2025: Bloco de Esquerda de Viana do Castelo já entregou lista de candidatos

5 Abril, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

O Bloco de Esquerda entregou a sua lista às eleições legislativas 2025, pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. Uma lista paritária com 5 mulheres e 5 homens, com idades entre os 19 e os 73 anos, de diferentes áreas profissionais e provenientes de vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.

O mandatário da nossa lista é o Jorge Teixeira, 60 anos, arquiteto, reside em Viana há mais de 30 anos. Licenciado em Arquitetura e Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano. Exerceu funções de Técnico Superior na Câmara Municipal de Viana do Castelo e é docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo há mais de 20 anos. Foi dirigente estudantil, dirigente nacional do BE, candidato à Assembleia da República, à Câmara Municipal de Viana do Castelo e eleito na Assembleia Municipal por diversas vezes. Fundou e faz parte dos órgãos sociais de uma Cooperativa de Habitação. Fez parte dos órgãos dirigentes do Sindicato de Professores do Norte e da Ordem dos Arquitetos onde, desempenha hoje as funções de Presidente da Assembleia de Delegados respectiva.
Segue a composição da lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo:
1.      Adriana Temporão, 32 anos, natural de Valença, dirigente distrital e nacional do Bloco de Esquerda. Doutorada em Ciências Biomédicas na área da Parasitologia, trabalha, atualmente, na área dos ensaios clínicos. Feminista, ativista ambiental, pela defesa dos direitos dos animais e contra a precariedade dos trabalhadores científicos em Portugal.2.      Luís Louro, 63 anos, é advogado, deputado municipal em Viana do Castelo, sempre dedicado ao associativismo, foi presidente da direção do Viana Natação Clube, é presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Clube Vianense, entre outras associações.

3.      Ana Forte, 31 anos, residente em Mazarefes. Licenciada em Biologia Aplicada e Mestre em Análises Clínicas. Feminista, defensora dos direitos humanos e contra qualquer tipo de discriminação. Incomodada com o rumo que o país tomou e determinada a não ser apenas mais uma espectadora das injustiças, decidiu envolver-se diretamente na política. A sua entrada no Bloco foi motivada pela crença de que a transformação começa com a ação.

4.      Rui Carvalho, 73 anos. Licenciado e mestre em Psicologia pela FPCEUP, licenciado em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas pelo IPVC. Exerceu funções de psicólogo em centros de educação especial e em escolas e agrupamentos de escolas da rede pública. Integra um coletivo artístico e tem realizado exposições individuais e coletivas; participa como voluntário em projetos de caráter social, artístico e ambiental.

5.      Edite Costa, 50 anos, dirigente distrital do Bloco de Esquerda, gerontóloga. Antifascista e feminista. Uma vida a lutar pelos direitos das mulheres e das pessoas mais velhas, a exigir dignidade no envelhecimento e a defender um SNS público que não abandone quem mais precisa.

6.      Renata Trindade, 19 anos, natural de Meadela, Viana do Castelo. Estudante de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas no Instituto politécnico de Viana do Castelo. Feminista, ativista e com objetivo de promover as soluções de esquerda.

7.      Luís Vilarinho, 22 anos, natural de Moledo, Caminha. Estudante de economia na Universidade de Coimbra. É membro do conselho municipal de juventude do concelho de Caminha, pelo Bloco de Esquerda.

8.      Ana Azevedo, 49 anos, natural de Vila Nova de Famalicão, escolheu há 8 anos Vila Nova de Cerveira como sua casa. Estudou educação social na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti no Porto, altura em que começou a identificar-se com causas sociais e humanistas e, consequentemente, com o Bloco de Esquerda. Acredita que todos tem um papel importante na sociedade, resultante disso tem um sólido trabalho ligado ao associativismo e ao voluntariado no concelho.

9.      Fernando Marques, 69 anos de idade, aposentado. Antigo trabalhador dos ENVC e da Portugal Telecom onde entrou com 14 anos e se manteve, como assalariado e depois se formou em Electrotécnico de Telecomunicações Principal. Nos últimos anos desempenhou as funções de Técnico-Comercial. Ativista político, social e sindical desde cedo, foi dirigente sindical e Presidente da Associação Cultural e desportiva dos CTT. Participou nas Campanhas presidenciais de Maria de Lurdes Pintassilgo e Otelo na qualidade de dirigente do núcleo regional. Nascido de uma família muito pobre esteve sempre na luta por melhores condições de vida, pelas liberdades, e na defesa dos mais pobres e excluídos da sociedade.

10.  Luís Sottomaior Braga, 53 anos, professor de História do ensino básico, especializado em gestão e administração escolar. Foi ativista e dirigente associativo desde o tempo de estudante e participou de diferentes formas em Associações culturais, desportivas, IPSS, sindicatos e até Bombeiros. Participa ativamente na luta dos professores pela defesa da sua carreira e da escola pública, nomeadamente, com mais atenção a questões como a redução da violência escolar ou apoio a alunos com maiores dificuldades económicas. Uma das suas causas é a defesa do maior alargamento possível da transparência do Estado como forma de reforçar os direitos dos Cidadãos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 6 Setembro, 2025

Portugal vence França por 4-1 e sagra-se campeão da Europa de hóquei em patins

A Seleção Nacional de hóquei em patins sagrou-se, este sábado, campeã da Europa pela 22.ª vez, ao vencer a França por 4-1 na final do Campeonato da Europa, disputada no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes.

Música 6 Setembro, 2025

Gil do Carmo atua a 13 de setembro no Festival Viana Bate Forte em Viana do Castelo

O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.

Desporto 6 Setembro, 2025

Carlos Cunha é o novo selecionador distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.

Nacional 6 Setembro, 2025

Portugal regista verão mais quente dos últimos 94 anos

Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.

Regional 6 Setembro, 2025

Vila Nova de Cerveira lança novas peças da coleção “Conta de Cerveira – Joia Municipal”

Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.

Desporto 6 Setembro, 2025

Viana do Castelo avança como cidade piloto no projeto europeu STANDOUT para o desporto outdoor

Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.

Desporto 6 Setembro, 2025

Liga Feminina de futsal arranca com duelo entre campeão Nun’Álvares e vice-campeão Santa Luzia

A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.