Logo
Política

Legislativas 2025: Bloco de Esquerda de Viana do Castelo já entregou lista de candidatos

5 Abril, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
4 min. leitura

O Bloco de Esquerda entregou a sua lista às eleições legislativas 2025, pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. Uma lista paritária com 5 mulheres e 5 homens, com idades entre os 19 e os 73 anos, de diferentes áreas profissionais e provenientes de vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.

O mandatário da nossa lista é o Jorge Teixeira, 60 anos, arquiteto, reside em Viana há mais de 30 anos. Licenciado em Arquitetura e Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano. Exerceu funções de Técnico Superior na Câmara Municipal de Viana do Castelo e é docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo há mais de 20 anos. Foi dirigente estudantil, dirigente nacional do BE, candidato à Assembleia da República, à Câmara Municipal de Viana do Castelo e eleito na Assembleia Municipal por diversas vezes. Fundou e faz parte dos órgãos sociais de uma Cooperativa de Habitação. Fez parte dos órgãos dirigentes do Sindicato de Professores do Norte e da Ordem dos Arquitetos onde, desempenha hoje as funções de Presidente da Assembleia de Delegados respectiva.
Segue a composição da lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo:
1.      Adriana Temporão, 32 anos, natural de Valença, dirigente distrital e nacional do Bloco de Esquerda. Doutorada em Ciências Biomédicas na área da Parasitologia, trabalha, atualmente, na área dos ensaios clínicos. Feminista, ativista ambiental, pela defesa dos direitos dos animais e contra a precariedade dos trabalhadores científicos em Portugal.2.      Luís Louro, 63 anos, é advogado, deputado municipal em Viana do Castelo, sempre dedicado ao associativismo, foi presidente da direção do Viana Natação Clube, é presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Clube Vianense, entre outras associações.

3.      Ana Forte, 31 anos, residente em Mazarefes. Licenciada em Biologia Aplicada e Mestre em Análises Clínicas. Feminista, defensora dos direitos humanos e contra qualquer tipo de discriminação. Incomodada com o rumo que o país tomou e determinada a não ser apenas mais uma espectadora das injustiças, decidiu envolver-se diretamente na política. A sua entrada no Bloco foi motivada pela crença de que a transformação começa com a ação.

4.      Rui Carvalho, 73 anos. Licenciado e mestre em Psicologia pela FPCEUP, licenciado em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas pelo IPVC. Exerceu funções de psicólogo em centros de educação especial e em escolas e agrupamentos de escolas da rede pública. Integra um coletivo artístico e tem realizado exposições individuais e coletivas; participa como voluntário em projetos de caráter social, artístico e ambiental.

5.      Edite Costa, 50 anos, dirigente distrital do Bloco de Esquerda, gerontóloga. Antifascista e feminista. Uma vida a lutar pelos direitos das mulheres e das pessoas mais velhas, a exigir dignidade no envelhecimento e a defender um SNS público que não abandone quem mais precisa.

6.      Renata Trindade, 19 anos, natural de Meadela, Viana do Castelo. Estudante de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas no Instituto politécnico de Viana do Castelo. Feminista, ativista e com objetivo de promover as soluções de esquerda.

7.      Luís Vilarinho, 22 anos, natural de Moledo, Caminha. Estudante de economia na Universidade de Coimbra. É membro do conselho municipal de juventude do concelho de Caminha, pelo Bloco de Esquerda.

8.      Ana Azevedo, 49 anos, natural de Vila Nova de Famalicão, escolheu há 8 anos Vila Nova de Cerveira como sua casa. Estudou educação social na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti no Porto, altura em que começou a identificar-se com causas sociais e humanistas e, consequentemente, com o Bloco de Esquerda. Acredita que todos tem um papel importante na sociedade, resultante disso tem um sólido trabalho ligado ao associativismo e ao voluntariado no concelho.

9.      Fernando Marques, 69 anos de idade, aposentado. Antigo trabalhador dos ENVC e da Portugal Telecom onde entrou com 14 anos e se manteve, como assalariado e depois se formou em Electrotécnico de Telecomunicações Principal. Nos últimos anos desempenhou as funções de Técnico-Comercial. Ativista político, social e sindical desde cedo, foi dirigente sindical e Presidente da Associação Cultural e desportiva dos CTT. Participou nas Campanhas presidenciais de Maria de Lurdes Pintassilgo e Otelo na qualidade de dirigente do núcleo regional. Nascido de uma família muito pobre esteve sempre na luta por melhores condições de vida, pelas liberdades, e na defesa dos mais pobres e excluídos da sociedade.

10.  Luís Sottomaior Braga, 53 anos, professor de História do ensino básico, especializado em gestão e administração escolar. Foi ativista e dirigente associativo desde o tempo de estudante e participou de diferentes formas em Associações culturais, desportivas, IPSS, sindicatos e até Bombeiros. Participa ativamente na luta dos professores pela defesa da sua carreira e da escola pública, nomeadamente, com mais atenção a questões como a redução da violência escolar ou apoio a alunos com maiores dificuldades económicas. Uma das suas causas é a defesa do maior alargamento possível da transparência do Estado como forma de reforçar os direitos dos Cidadãos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Julho, 2025

Autarquia de Cerveira reforça Bombeiros Voluntários com nova viatura

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reforçou o seu compromisso com a proteção e o bem-estar da população, através da aquisição de uma nova viatura para o transporte de doentes, entregue recentemente aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.

Desporto 8 Julho, 2025

Portugal empata com Itália no Europeu feminino de futebol

Um golo de Diana Gomes, em cima do final do jogo, permitiu à seleção portuguesa feminina de futebol empatar 1-1 diante da Itália, na segunda jornada do Grupo B do Campeonato da Europa.

Regional 7 Julho, 2025

Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta oferta de teatro escolar

A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.

Regional 7 Julho, 2025

Carlos da Torre é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Viana do Castelo

A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.

Regional 7 Julho, 2025

Homem constituído arguido por ter na sua posse 18 armas ilegais em Valença

Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.

Regional 6 Julho, 2025

Inaugurada nova sede da junta de freguesia de Perre

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.

Regional 6 Julho, 2025

Valença Aqua Park já começou

O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.