O Bloco de Esquerda entregou a sua lista às eleições legislativas 2025, pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. Uma lista paritária com 5 mulheres e 5 homens, com idades entre os 19 e os 73 anos, de diferentes áreas profissionais e provenientes de vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.
3. Ana Forte, 31 anos, residente em Mazarefes. Licenciada em Biologia Aplicada e Mestre em Análises Clínicas. Feminista, defensora dos direitos humanos e contra qualquer tipo de discriminação. Incomodada com o rumo que o país tomou e determinada a não ser apenas mais uma espectadora das injustiças, decidiu envolver-se diretamente na política. A sua entrada no Bloco foi motivada pela crença de que a transformação começa com a ação.
4. Rui Carvalho, 73 anos. Licenciado e mestre em Psicologia pela FPCEUP, licenciado em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas pelo IPVC. Exerceu funções de psicólogo em centros de educação especial e em escolas e agrupamentos de escolas da rede pública. Integra um coletivo artístico e tem realizado exposições individuais e coletivas; participa como voluntário em projetos de caráter social, artístico e ambiental.
5. Edite Costa, 50 anos, dirigente distrital do Bloco de Esquerda, gerontóloga. Antifascista e feminista. Uma vida a lutar pelos direitos das mulheres e das pessoas mais velhas, a exigir dignidade no envelhecimento e a defender um SNS público que não abandone quem mais precisa.
6. Renata Trindade, 19 anos, natural de Meadela, Viana do Castelo. Estudante de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas no Instituto politécnico de Viana do Castelo. Feminista, ativista e com objetivo de promover as soluções de esquerda.
7. Luís Vilarinho, 22 anos, natural de Moledo, Caminha. Estudante de economia na Universidade de Coimbra. É membro do conselho municipal de juventude do concelho de Caminha, pelo Bloco de Esquerda.
8. Ana Azevedo, 49 anos, natural de Vila Nova de Famalicão, escolheu há 8 anos Vila Nova de Cerveira como sua casa. Estudou educação social na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti no Porto, altura em que começou a identificar-se com causas sociais e humanistas e, consequentemente, com o Bloco de Esquerda. Acredita que todos tem um papel importante na sociedade, resultante disso tem um sólido trabalho ligado ao associativismo e ao voluntariado no concelho.
9. Fernando Marques, 69 anos de idade, aposentado. Antigo trabalhador dos ENVC e da Portugal Telecom onde entrou com 14 anos e se manteve, como assalariado e depois se formou em Electrotécnico de Telecomunicações Principal. Nos últimos anos desempenhou as funções de Técnico-Comercial. Ativista político, social e sindical desde cedo, foi dirigente sindical e Presidente da Associação Cultural e desportiva dos CTT. Participou nas Campanhas presidenciais de Maria de Lurdes Pintassilgo e Otelo na qualidade de dirigente do núcleo regional. Nascido de uma família muito pobre esteve sempre na luta por melhores condições de vida, pelas liberdades, e na defesa dos mais pobres e excluídos da sociedade.
10. Luís Sottomaior Braga, 53 anos, professor de História do ensino básico, especializado em gestão e administração escolar. Foi ativista e dirigente associativo desde o tempo de estudante e participou de diferentes formas em Associações culturais, desportivas, IPSS, sindicatos e até Bombeiros. Participa ativamente na luta dos professores pela defesa da sua carreira e da escola pública, nomeadamente, com mais atenção a questões como a redução da violência escolar ou apoio a alunos com maiores dificuldades económicas. Uma das suas causas é a defesa do maior alargamento possível da transparência do Estado como forma de reforçar os direitos dos Cidadãos.
O SC Vianense não conseguiu ir além de um empate sem golos (0-0) diante do Vilaverdense, em partida disputada, este domingo, no Estádio Dr. José de Matos, a contar para a 8.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A sétima jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo ficou marcada pela mudança de líder. O AC Caminha venceu este domingo o Lanheses por 2-0 e assumiu o topo da tabela, aproveitando o deslize do Courense, que foi derrotado em casa pelo Vitorino de Piães por 0-1.
A sétima jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela. O Távora venceu em casa o Torreenses por 2-1 e assumiu, de forma isolada, a liderança do campeonato, somando agora 21 pontos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou o decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo, 18 de janeiro de 2026. Uma eventual segunda volta, se necessária, decorrerá três semanas depois, a 8 de fevereiro.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo prestou homenagem a quatro nomes que levaram e levam o talento vianense além-fronteiras: Adrien Silva, Tiago Mendes, Pedro Neto e Francisco Trincão.
O Conselho Municipal da Juventude de Viana do Castelo reuniu-se na Pousada da Juventude, com associações juvenis, juventudes partidárias e jovens interessados em participar ativamente na vida cívica da cidade.
Ponte de Lima prepara-se para receber, no próximo dia 22 de novembro, a Gala da Eleição da Rainha das Vindimas, que terá lugar às 22h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima. O evento, integrado no programa “Verde Noivos”, pretende valorizar as tradições e a cultura da vinha e do vinho, elementos históricos do concelho.