Logo
Nacional

Legislativas 2025: André Ventura esteve hoje em Viana do Castelo

9 Maio, 2025 | 21:59
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A campanha do Chega viveu esta sexta-feira um novo momento de tensão entre a comitiva e elementos da comunidade cigana, em Viana do Castelo, pelo terceiro dia consecutivo, com troca de insultos de parte a parte.

A arruada, que começou no Largo de São Domingos, terminou com uma passagem pela feira semanal, onde aconteceu mais um momento de tensão com cerca de duas dezenas de elementos da comunidade cigana, que, ao ver a comitiva do Chega, gritaram acusações de racismo e fascismo.

Estas pessoas acusaram também o partido e o seu líder, André Ventura, de incitamento ao ódio contra esta comunidade.

O protesto começou do outro lado da rua já quando André Ventura se dirigia ao carro para abandonar o local. Alguns agentes da polícia fardados, e outros à paisana, intervieram para acalmar os ânimos e evitar o contacto direito entre os elementos dos dois lados.

“Não têm mais nada para fazer do que vir para aqui a toda a hora? Não têm trabalho para fazer? Vêm para aqui a toda a hora, vão-se embora, não andem atrás de mim pelo país todo”, atirou o presidente do Chega, dizendo que “já chega”.

“É escusado virem para aqui, vão trabalhar”, afirmou, dirigindo-se aos manifestantes.

Do lado da comitiva do Chega, ouviram-se expressões como “[vão] para a vossa terra, vagabundos” ou “vão trabalhar”.

Este foi o terceiro dia consecutivo em que se registaram momentos de tensão e de troca de insultos entre elementos do Chega e da comunidade cigana, desde o início da campanha eleitoral, no domingo.

Nas ruas do centro de Viana, e minutos depois de um período de chuva intensa, foram poucos aqueles com quem se cruzou a comitiva encabeçada por André Ventura e pelo cabeça de lista pelo distrito, Eduardo Teixeira.

Nas poucas interações com populares, André Ventura foi abordado para cumprimentos e fotos por pessoas que deixaram palavras de apoio, mas houve quem também virasse a cara ao líder do Chega.

A certa altura do percurso, Eduardo Teixeira assinalou que o grupo estava a fazer parte do caminho da procissão em honra de Nossa Senhora d’Agonia, o que levou Ventura a comentar: “espero que não seja o nosso no dia 18”.

Antes do momento de encontro com elementos da comunidade cigana, o presidente do Chega admitiu que Viana do Castelo “é um distrito difícil”, mas mostrou-se esperançoso de que seja possível “subir o resultado”.

O cabeça de lista concretizou este objetivo e pediu a eleição de dois deputados.

André Ventura disse também querer mostrar, nesta campanha eleitoral, que o Chega “é a alternativa que faz falta” e afirmou que tem sentido um “grande apoio popular”.

Questionado sobre a razão por que não transmite medidas do partido às pessoas com quem se cruza, o líder do Chega argumentou que as arruadas em que participa “são de contacto segundo a segundo” e que “num segundo não se explica uma proposta”.

“As pessoas sabem quais são as nossas propostas”, argumentou.

Nas últimas eleições legislativas, o Chega elegeu um deputado por Viana do Castelo. A AD e o PS conseguiram dois mandatos cada um.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 4 Setembro, 2025

Atleta do Olímpico Vianense convocado para os Mundiais de Atletismo em Tóquio

Ussumani Djumo, atleta do Olímpico Vianense, foi convocado para os Mundiais de Atletismo que terão lugar em Tóquio, consolidando-se como uma das maiores promessas do desporto em Portugal e na Guiné-Bissau.

Regional 4 Setembro, 2025

Valença iniciou ano letivo com receção aos docentes

O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.

Música 4 Setembro, 2025

Escola do Rock vai para a estrada com tour pela Galiza

A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.

Regional 4 Setembro, 2025

Concerto de Sinos anima o Santuário de Nossa Senhora da Peneda no Dia dos Galegos

Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.

Regional 4 Setembro, 2025

Novo pontão flutuante está a ser instalado junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense

Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.

Regional 4 Setembro, 2025

Congresso Nacional dos Municípios realiza-se em Viana do Castelo a 13 e 14 de dezembro

Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.

Nacional 4 Setembro, 2025

Viana do Castelo expressa solidariedade pelas vítimas do acidente no Elevador da Glória

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.