O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela completou a sua 62º internacionalização com 32 países diferentes visitados, assinalando a sua participação na 33ª edição do “Festival of Hearts”, que decorreu na Roménia e no “25º International Folk Festival Wreath of Vrsac”, na Sérvia.
O “Festival of Hearts” é organizado pela Casa da Cultura de Timisoara desde 1990 e é considerado um dos mais prestigiados eventos culturais internacionais da Roménia e no Leste da Europa.
Todos os anos são convidados a celebrar o folclore internacional em Timisoara, grupos folclóricos ou de influência folclórica, de diferentes regiões etnográficas do mundo, apresentando e partilhando a sua cultura e tradições e oferecendo ao público desta cidade uma perspetiva sobre a beleza do folclore mundial.
Foi muito gratificante, enquanto grupo tradicional, partilhar o palco com grupos de países como a Colômbia, México, Sérvia, Ucrânia, Hungria, Polónia, Geórgia, Coreia do Sul, Brasil que, sendo academias profissionais, viajam em digressão por vários festivais, e é sempre um desafio corresponder ao nível das atuações e dos esquemas coreografados que executam em palco.

No entanto, a riqueza dos nossos trajes e a aparente simplicidade com que executamos as nossas danças com o rigor e a elegância que são apanágio ao nosso grupo resgatou, uma vez mais, os maiores elogios da organização do festival sendo também destacado o rigoroso cumprimento dos tempos de apresentação performativa e da agenda que nos era apresentada diariamente.
Também na Sérvia, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela demarcou a cultura de Viana do Castelo, representando Portugal no “25º International Folk Festival Wreath of Vrsac”, partilhando o palco com mais sete grupos de diferentes países perante uma plateia entusiasta que, reunida no centro da cidade, assistiram também ao desfile de apresentação dos grupos com uma pequena atuação em frente à Câmara Municipal.
No rescaldo desta deslocação internacional o grupo destaca a forma calorosa com foi recebido nestes dois países e a exímia organização destes festivais, com pessoas sempre muito disponíveis para ajudar e para dar resposta às necessidades que iam surgindo. Por outro lado, e dentro do espírito de promoção da paz e de intercâmbio cultural entre os povos, defendido pelo CIOFF, importa ressalvar a organização de convívios e de atividades cooperativas, como uma aula de Zumba, no Festival da Roménia, onde todos os grupos participaram, entre outras.
Finda esta deslocação, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela regressa fortalecido para dar continuidade à intensa época que tem agendada e mais consciente do seu papel enquanto representante da cultura tradicional da Meadela e de Viana do castelo e que, além-fronteiras, dignifica o nosso país e a nossa matriz identitária.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.