O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela completou a sua 62º internacionalização com 32 países diferentes visitados, assinalando a sua participação na 33ª edição do “Festival of Hearts”, que decorreu na Roménia e no “25º International Folk Festival Wreath of Vrsac”, na Sérvia.
O “Festival of Hearts” é organizado pela Casa da Cultura de Timisoara desde 1990 e é considerado um dos mais prestigiados eventos culturais internacionais da Roménia e no Leste da Europa.
Todos os anos são convidados a celebrar o folclore internacional em Timisoara, grupos folclóricos ou de influência folclórica, de diferentes regiões etnográficas do mundo, apresentando e partilhando a sua cultura e tradições e oferecendo ao público desta cidade uma perspetiva sobre a beleza do folclore mundial.
Foi muito gratificante, enquanto grupo tradicional, partilhar o palco com grupos de países como a Colômbia, México, Sérvia, Ucrânia, Hungria, Polónia, Geórgia, Coreia do Sul, Brasil que, sendo academias profissionais, viajam em digressão por vários festivais, e é sempre um desafio corresponder ao nível das atuações e dos esquemas coreografados que executam em palco.

No entanto, a riqueza dos nossos trajes e a aparente simplicidade com que executamos as nossas danças com o rigor e a elegância que são apanágio ao nosso grupo resgatou, uma vez mais, os maiores elogios da organização do festival sendo também destacado o rigoroso cumprimento dos tempos de apresentação performativa e da agenda que nos era apresentada diariamente.
Também na Sérvia, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela demarcou a cultura de Viana do Castelo, representando Portugal no “25º International Folk Festival Wreath of Vrsac”, partilhando o palco com mais sete grupos de diferentes países perante uma plateia entusiasta que, reunida no centro da cidade, assistiram também ao desfile de apresentação dos grupos com uma pequena atuação em frente à Câmara Municipal.
No rescaldo desta deslocação internacional o grupo destaca a forma calorosa com foi recebido nestes dois países e a exímia organização destes festivais, com pessoas sempre muito disponíveis para ajudar e para dar resposta às necessidades que iam surgindo. Por outro lado, e dentro do espírito de promoção da paz e de intercâmbio cultural entre os povos, defendido pelo CIOFF, importa ressalvar a organização de convívios e de atividades cooperativas, como uma aula de Zumba, no Festival da Roménia, onde todos os grupos participaram, entre outras.
Finda esta deslocação, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela regressa fortalecido para dar continuidade à intensa época que tem agendada e mais consciente do seu papel enquanto representante da cultura tradicional da Meadela e de Viana do castelo e que, além-fronteiras, dignifica o nosso país e a nossa matriz identitária.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.