O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela completou a sua 62º internacionalização com 32 países diferentes visitados, assinalando a sua participação na 33ª edição do “Festival of Hearts”, que decorreu na Roménia e no “25º International Folk Festival Wreath of Vrsac”, na Sérvia.
O “Festival of Hearts” é organizado pela Casa da Cultura de Timisoara desde 1990 e é considerado um dos mais prestigiados eventos culturais internacionais da Roménia e no Leste da Europa.
Todos os anos são convidados a celebrar o folclore internacional em Timisoara, grupos folclóricos ou de influência folclórica, de diferentes regiões etnográficas do mundo, apresentando e partilhando a sua cultura e tradições e oferecendo ao público desta cidade uma perspetiva sobre a beleza do folclore mundial.
Foi muito gratificante, enquanto grupo tradicional, partilhar o palco com grupos de países como a Colômbia, México, Sérvia, Ucrânia, Hungria, Polónia, Geórgia, Coreia do Sul, Brasil que, sendo academias profissionais, viajam em digressão por vários festivais, e é sempre um desafio corresponder ao nível das atuações e dos esquemas coreografados que executam em palco.

No entanto, a riqueza dos nossos trajes e a aparente simplicidade com que executamos as nossas danças com o rigor e a elegância que são apanágio ao nosso grupo resgatou, uma vez mais, os maiores elogios da organização do festival sendo também destacado o rigoroso cumprimento dos tempos de apresentação performativa e da agenda que nos era apresentada diariamente.
Também na Sérvia, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela demarcou a cultura de Viana do Castelo, representando Portugal no “25º International Folk Festival Wreath of Vrsac”, partilhando o palco com mais sete grupos de diferentes países perante uma plateia entusiasta que, reunida no centro da cidade, assistiram também ao desfile de apresentação dos grupos com uma pequena atuação em frente à Câmara Municipal.
No rescaldo desta deslocação internacional o grupo destaca a forma calorosa com foi recebido nestes dois países e a exímia organização destes festivais, com pessoas sempre muito disponíveis para ajudar e para dar resposta às necessidades que iam surgindo. Por outro lado, e dentro do espírito de promoção da paz e de intercâmbio cultural entre os povos, defendido pelo CIOFF, importa ressalvar a organização de convívios e de atividades cooperativas, como uma aula de Zumba, no Festival da Roménia, onde todos os grupos participaram, entre outras.
Finda esta deslocação, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela regressa fortalecido para dar continuidade à intensa época que tem agendada e mais consciente do seu papel enquanto representante da cultura tradicional da Meadela e de Viana do castelo e que, além-fronteiras, dignifica o nosso país e a nossa matriz identitária.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.