O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela completou a sua 62º internacionalização com 32 países diferentes visitados, assinalando a sua participação na 33ª edição do “Festival of Hearts”, que decorreu na Roménia e no “25º International Folk Festival Wreath of Vrsac”, na Sérvia.
O “Festival of Hearts” é organizado pela Casa da Cultura de Timisoara desde 1990 e é considerado um dos mais prestigiados eventos culturais internacionais da Roménia e no Leste da Europa.
Todos os anos são convidados a celebrar o folclore internacional em Timisoara, grupos folclóricos ou de influência folclórica, de diferentes regiões etnográficas do mundo, apresentando e partilhando a sua cultura e tradições e oferecendo ao público desta cidade uma perspetiva sobre a beleza do folclore mundial.
Foi muito gratificante, enquanto grupo tradicional, partilhar o palco com grupos de países como a Colômbia, México, Sérvia, Ucrânia, Hungria, Polónia, Geórgia, Coreia do Sul, Brasil que, sendo academias profissionais, viajam em digressão por vários festivais, e é sempre um desafio corresponder ao nível das atuações e dos esquemas coreografados que executam em palco.
No entanto, a riqueza dos nossos trajes e a aparente simplicidade com que executamos as nossas danças com o rigor e a elegância que são apanágio ao nosso grupo resgatou, uma vez mais, os maiores elogios da organização do festival sendo também destacado o rigoroso cumprimento dos tempos de apresentação performativa e da agenda que nos era apresentada diariamente.
Também na Sérvia, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela demarcou a cultura de Viana do Castelo, representando Portugal no “25º International Folk Festival Wreath of Vrsac”, partilhando o palco com mais sete grupos de diferentes países perante uma plateia entusiasta que, reunida no centro da cidade, assistiram também ao desfile de apresentação dos grupos com uma pequena atuação em frente à Câmara Municipal.
No rescaldo desta deslocação internacional o grupo destaca a forma calorosa com foi recebido nestes dois países e a exímia organização destes festivais, com pessoas sempre muito disponíveis para ajudar e para dar resposta às necessidades que iam surgindo. Por outro lado, e dentro do espírito de promoção da paz e de intercâmbio cultural entre os povos, defendido pelo CIOFF, importa ressalvar a organização de convívios e de atividades cooperativas, como uma aula de Zumba, no Festival da Roménia, onde todos os grupos participaram, entre outras.
Finda esta deslocação, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela regressa fortalecido para dar continuidade à intensa época que tem agendada e mais consciente do seu papel enquanto representante da cultura tradicional da Meadela e de Viana do castelo e que, além-fronteiras, dignifica o nosso país e a nossa matriz identitária.
Viana do Castelo vai receber, nos dias 18 e 19 de setembro, o EuRuKo (European Ruby Conference), a maior e mais longa conferência sobre Ruby na Europa, reunindo anualmente cerca de 700 participantes, além de oradores de renome internacional.
A companhia Krisálida estreia um novo espetáculo de teatro de marionetas, "O Velho Eremita", uma criação que funde fantasia e consciência ambiental para sensibilizar o público infantojuvenil sobre a importância vital da água e os desafios das alterações climáticas. A estreia acontece a 13 de abril, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, às 17h00.
Este sábado, 5 de abril, às 21h30, terá lugar a encenação da Paixão de Cristo, junto à Capela de São João, na alameda com o mesmo nome, na Vila de Ponte de Lima. A representação estará a cargo de um grupo composto por mais de uma centena de atores amadores da Paróquia de Tadim, Braga.
A III edição do Mercado do Vinho de Ponte da Barca está marcada para os dias 27 e 28 de junho, na Praça da República, oferecendo uma experiência que reúne o melhor do Vinho Verde, a gastronomia local e a cultura regional.
Numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, realizou-se, esta manhã, em Lisboa, a sessão de assinatura dos contratos da medida reforçada "Descarbonização dos Transportes Públicos". O Município de Monção esteve representado pelo seu Presidente, António Barbosa.
Este sábado, dia 5 de abril, às 22h00, o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe Augusto Canário & Amigos para um concerto que promete muita animação, desgarradas e música popular portuguesa.
O Regulamento Municipal de Proteção Civil (RMPC) de Viana do Castelo, publicado em Diário da República, entra em vigor no dia 23 e visa organizar os serviços da autarquia vianense para esta área.