O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela completou a sua 62º internacionalização com 32 países diferentes visitados, assinalando a sua participação na 33ª edição do “Festival of Hearts”, que decorreu na Roménia e no “25º International Folk Festival Wreath of Vrsac”, na Sérvia.
O “Festival of Hearts” é organizado pela Casa da Cultura de Timisoara desde 1990 e é considerado um dos mais prestigiados eventos culturais internacionais da Roménia e no Leste da Europa.
Todos os anos são convidados a celebrar o folclore internacional em Timisoara, grupos folclóricos ou de influência folclórica, de diferentes regiões etnográficas do mundo, apresentando e partilhando a sua cultura e tradições e oferecendo ao público desta cidade uma perspetiva sobre a beleza do folclore mundial.
Foi muito gratificante, enquanto grupo tradicional, partilhar o palco com grupos de países como a Colômbia, México, Sérvia, Ucrânia, Hungria, Polónia, Geórgia, Coreia do Sul, Brasil que, sendo academias profissionais, viajam em digressão por vários festivais, e é sempre um desafio corresponder ao nível das atuações e dos esquemas coreografados que executam em palco.

No entanto, a riqueza dos nossos trajes e a aparente simplicidade com que executamos as nossas danças com o rigor e a elegância que são apanágio ao nosso grupo resgatou, uma vez mais, os maiores elogios da organização do festival sendo também destacado o rigoroso cumprimento dos tempos de apresentação performativa e da agenda que nos era apresentada diariamente.
Também na Sérvia, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela demarcou a cultura de Viana do Castelo, representando Portugal no “25º International Folk Festival Wreath of Vrsac”, partilhando o palco com mais sete grupos de diferentes países perante uma plateia entusiasta que, reunida no centro da cidade, assistiram também ao desfile de apresentação dos grupos com uma pequena atuação em frente à Câmara Municipal.
No rescaldo desta deslocação internacional o grupo destaca a forma calorosa com foi recebido nestes dois países e a exímia organização destes festivais, com pessoas sempre muito disponíveis para ajudar e para dar resposta às necessidades que iam surgindo. Por outro lado, e dentro do espírito de promoção da paz e de intercâmbio cultural entre os povos, defendido pelo CIOFF, importa ressalvar a organização de convívios e de atividades cooperativas, como uma aula de Zumba, no Festival da Roménia, onde todos os grupos participaram, entre outras.
Finda esta deslocação, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela regressa fortalecido para dar continuidade à intensa época que tem agendada e mais consciente do seu papel enquanto representante da cultura tradicional da Meadela e de Viana do castelo e que, além-fronteiras, dignifica o nosso país e a nossa matriz identitária.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, entre 13 e 17 de fevereiro, a iniciativa “Viana Amor & Folia”, que alia as comemorações do Carnaval e do Dia dos Namorados, com um programa diversificado dirigido a públicos de todas as idades.
O grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense visitou a Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde, trajados a rigor, cumpriram a tradição de cantar as janeiras ao executivo municipal, assinalando o início do novo ano e desejando um Feliz 2026.
A APPACDM de Viana do Castelo esteve em grande destaque no Campeonato Nacional de Remo Indoor 2026, realizado em Coimbra, sob a organização da Federação Portuguesa de Remo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 468.486 euros na requalificação de três pavilhões desportivos municipais – David Freitas, Santa Maria Maior e Nicolau Veríssimo –, com o objetivo de modernizar os equipamentos e aumentar a eficiência energética e o conforto dos utilizadores.
Valença acolhe, este sábado, 31 de janeiro, às 11h00, uma proposta cultural especialmente pensada para pais e filhos. O espetáculo infantil “Faz-me um Resumo” sobe ao palco do edifício da antiga Junta de Freguesia de Arão, convidando as famílias a descobrir, de forma criativa e divertida, um grande clássico da literatura universal.
Um total de 330 jornalistas encontrava-se detido em todo o mundo no final de 2025, devido ao exercício da sua profissão, segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). Embora ligeiramente abaixo do recorde de 384 registado em 2024, o número mantém-se acima dos 300 pelo quinto ano consecutivo.