A 8 de março, celebrado anualmente como o Dia Internacional da Mulher, Paredes de Coura convida à participação no Last WoMan Coura AM, uma iniciativa que combina aventura, superação e solidariedade, destacando-se tanto pelo seu formato inovador de trail como pela caminhada solidária para com os Bombeiros Voluntários locais.
Promovido pelos Amigos da Montanha em parceria com o Município, o Last WoMan Coura AM tem a particularidade de somar “uma ação de sensibilização para a saúde feminina e uma caminhada que, em ambos os casos, destacam a importância da promoção da prática desportiva e dos cuidados de saúde primários como pilares fundamentais de uma vida saudável e ativa”, explicou Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, reforçando a simbologia da data: “achamos que o Dia Internacional da Mulher deve assinalar esta necessidade de cuidar, distanciando-se da banal oferta de uma flor e aproximando-se mais da prevenção de doenças que exigem atenção redobrada no caso das mulheres”, sublinhou.
Com isto, Tiago Cunha também não descura um outro papel fundamental deste tipo de iniciativas – “entendemos que os eventos desportivos são muito importantes para a promoção territorial, porque permitem que quem nos visita conheça a beleza natural e a hospitalidade do concelho” –, salvaguardando um outro aspeto interessante que distingue esta 1ª edição do Last WoMan Coura AM: “associar a iniciativa à corporação dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, que em poucos anos tem feito um trabalho incrível da promoção da igualdade, contando neste momento com mais de 20 bombeiras no ativo, foi um passo natural. Assim, além das inscrições (no valor de 5 euros por participante) reverterem para a instituição, o evento reconhece, também, o papel de promoção de igualdade desta instituição que é, cada vez mais, um muito bom exemplo”, acrescentou.
Caminhada Solidária por uma Causa Maior
O Last WoMan Coura AM, mais do que uma competição tradicional é um verdadeiro teste de resistência mental e física. Com um percurso de 4 quilómetros por volta, cada atleta desafiará os seus limites a cada nova partida. Aqui, o tempo não perdoa e a estratégia desempenha um papel fundamental. A cada volta, a decisão é simples, mas desafiante: continuar ou desistir. O último atleta em prova será coroado como o grande vencedor, num evento onde a persistência é o maior trunfo.
Para além do desafio desportivo, o evento tem também um forte caráter solidário. Na manhã do dia 8 de março, uma caminhada aberta a toda a comunidade proporcionará um momento de convívio e contemplação da beleza natural de Paredes de Coura. A inscrição, no valor de 5€ por participante, reverterá integralmente para os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, numa forma de apoiar aqueles que diariamente se dedicam à segurança da população.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Last WoMan Coura AM lança uma campanha especial: nas inscrições duplas da prova de trail, a inscrição feminina será gratuita. Esta iniciativa visa promover a igualdade e incentivar a participação de todos os géneros, destacando a importância da mulher no desporto e na superação de desafios.
O Last WoMan Coura AM promete ser uma manhã onde desporto, comunidade e solidariedade se entrelaçam num evento único. Seja a correr ou a caminhar, cada participante terá a oportunidade de desafiar-se e contribuir para uma causa maior.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.