A 8 de março, celebrado anualmente como o Dia Internacional da Mulher, Paredes de Coura convida à participação no Last WoMan Coura AM, uma iniciativa que combina aventura, superação e solidariedade, destacando-se tanto pelo seu formato inovador de trail como pela caminhada solidária para com os Bombeiros Voluntários locais.
Promovido pelos Amigos da Montanha em parceria com o Município, o Last WoMan Coura AM tem a particularidade de somar “uma ação de sensibilização para a saúde feminina e uma caminhada que, em ambos os casos, destacam a importância da promoção da prática desportiva e dos cuidados de saúde primários como pilares fundamentais de uma vida saudável e ativa”, explicou Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, reforçando a simbologia da data: “achamos que o Dia Internacional da Mulher deve assinalar esta necessidade de cuidar, distanciando-se da banal oferta de uma flor e aproximando-se mais da prevenção de doenças que exigem atenção redobrada no caso das mulheres”, sublinhou.
Com isto, Tiago Cunha também não descura um outro papel fundamental deste tipo de iniciativas – “entendemos que os eventos desportivos são muito importantes para a promoção territorial, porque permitem que quem nos visita conheça a beleza natural e a hospitalidade do concelho” –, salvaguardando um outro aspeto interessante que distingue esta 1ª edição do Last WoMan Coura AM: “associar a iniciativa à corporação dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, que em poucos anos tem feito um trabalho incrível da promoção da igualdade, contando neste momento com mais de 20 bombeiras no ativo, foi um passo natural. Assim, além das inscrições (no valor de 5 euros por participante) reverterem para a instituição, o evento reconhece, também, o papel de promoção de igualdade desta instituição que é, cada vez mais, um muito bom exemplo”, acrescentou.
Caminhada Solidária por uma Causa Maior
O Last WoMan Coura AM, mais do que uma competição tradicional é um verdadeiro teste de resistência mental e física. Com um percurso de 4 quilómetros por volta, cada atleta desafiará os seus limites a cada nova partida. Aqui, o tempo não perdoa e a estratégia desempenha um papel fundamental. A cada volta, a decisão é simples, mas desafiante: continuar ou desistir. O último atleta em prova será coroado como o grande vencedor, num evento onde a persistência é o maior trunfo.
Para além do desafio desportivo, o evento tem também um forte caráter solidário. Na manhã do dia 8 de março, uma caminhada aberta a toda a comunidade proporcionará um momento de convívio e contemplação da beleza natural de Paredes de Coura. A inscrição, no valor de 5€ por participante, reverterá integralmente para os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, numa forma de apoiar aqueles que diariamente se dedicam à segurança da população.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Last WoMan Coura AM lança uma campanha especial: nas inscrições duplas da prova de trail, a inscrição feminina será gratuita. Esta iniciativa visa promover a igualdade e incentivar a participação de todos os géneros, destacando a importância da mulher no desporto e na superação de desafios.
O Last WoMan Coura AM promete ser uma manhã onde desporto, comunidade e solidariedade se entrelaçam num evento único. Seja a correr ou a caminhar, cada participante terá a oportunidade de desafiar-se e contribuir para uma causa maior.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.