A 8 de março, celebrado anualmente como o Dia Internacional da Mulher, Paredes de Coura convida à participação no Last WoMan Coura AM, uma iniciativa que combina aventura, superação e solidariedade, destacando-se tanto pelo seu formato inovador de trail como pela caminhada solidária para com os Bombeiros Voluntários locais.
Promovido pelos Amigos da Montanha em parceria com o Município, o Last WoMan Coura AM tem a particularidade de somar “uma ação de sensibilização para a saúde feminina e uma caminhada que, em ambos os casos, destacam a importância da promoção da prática desportiva e dos cuidados de saúde primários como pilares fundamentais de uma vida saudável e ativa”, explicou Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, reforçando a simbologia da data: “achamos que o Dia Internacional da Mulher deve assinalar esta necessidade de cuidar, distanciando-se da banal oferta de uma flor e aproximando-se mais da prevenção de doenças que exigem atenção redobrada no caso das mulheres”, sublinhou.
Com isto, Tiago Cunha também não descura um outro papel fundamental deste tipo de iniciativas – “entendemos que os eventos desportivos são muito importantes para a promoção territorial, porque permitem que quem nos visita conheça a beleza natural e a hospitalidade do concelho” –, salvaguardando um outro aspeto interessante que distingue esta 1ª edição do Last WoMan Coura AM: “associar a iniciativa à corporação dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, que em poucos anos tem feito um trabalho incrível da promoção da igualdade, contando neste momento com mais de 20 bombeiras no ativo, foi um passo natural. Assim, além das inscrições (no valor de 5 euros por participante) reverterem para a instituição, o evento reconhece, também, o papel de promoção de igualdade desta instituição que é, cada vez mais, um muito bom exemplo”, acrescentou.
Caminhada Solidária por uma Causa Maior
O Last WoMan Coura AM, mais do que uma competição tradicional é um verdadeiro teste de resistência mental e física. Com um percurso de 4 quilómetros por volta, cada atleta desafiará os seus limites a cada nova partida. Aqui, o tempo não perdoa e a estratégia desempenha um papel fundamental. A cada volta, a decisão é simples, mas desafiante: continuar ou desistir. O último atleta em prova será coroado como o grande vencedor, num evento onde a persistência é o maior trunfo.
Para além do desafio desportivo, o evento tem também um forte caráter solidário. Na manhã do dia 8 de março, uma caminhada aberta a toda a comunidade proporcionará um momento de convívio e contemplação da beleza natural de Paredes de Coura. A inscrição, no valor de 5€ por participante, reverterá integralmente para os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, numa forma de apoiar aqueles que diariamente se dedicam à segurança da população.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Last WoMan Coura AM lança uma campanha especial: nas inscrições duplas da prova de trail, a inscrição feminina será gratuita. Esta iniciativa visa promover a igualdade e incentivar a participação de todos os géneros, destacando a importância da mulher no desporto e na superação de desafios.
O Last WoMan Coura AM promete ser uma manhã onde desporto, comunidade e solidariedade se entrelaçam num evento único. Seja a correr ou a caminhar, cada participante terá a oportunidade de desafiar-se e contribuir para uma causa maior.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.
O centro de Portugal continua a sofrer com as consequências das tempestades que atingem o país há 15 dias, deixando 15 mortos, dezenas de feridos e milhares de pessoas deslocadas.
O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.