A 8 de março, celebrado anualmente como o Dia Internacional da Mulher, Paredes de Coura convida à participação no Last WoMan Coura AM, uma iniciativa que combina aventura, superação e solidariedade, destacando-se tanto pelo seu formato inovador de trail como pela caminhada solidária para com os Bombeiros Voluntários locais.
Promovido pelos Amigos da Montanha em parceria com o Município, o Last WoMan Coura AM tem a particularidade de somar “uma ação de sensibilização para a saúde feminina e uma caminhada que, em ambos os casos, destacam a importância da promoção da prática desportiva e dos cuidados de saúde primários como pilares fundamentais de uma vida saudável e ativa”, explicou Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, reforçando a simbologia da data: “achamos que o Dia Internacional da Mulher deve assinalar esta necessidade de cuidar, distanciando-se da banal oferta de uma flor e aproximando-se mais da prevenção de doenças que exigem atenção redobrada no caso das mulheres”, sublinhou.
Com isto, Tiago Cunha também não descura um outro papel fundamental deste tipo de iniciativas – “entendemos que os eventos desportivos são muito importantes para a promoção territorial, porque permitem que quem nos visita conheça a beleza natural e a hospitalidade do concelho” –, salvaguardando um outro aspeto interessante que distingue esta 1ª edição do Last WoMan Coura AM: “associar a iniciativa à corporação dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, que em poucos anos tem feito um trabalho incrível da promoção da igualdade, contando neste momento com mais de 20 bombeiras no ativo, foi um passo natural. Assim, além das inscrições (no valor de 5 euros por participante) reverterem para a instituição, o evento reconhece, também, o papel de promoção de igualdade desta instituição que é, cada vez mais, um muito bom exemplo”, acrescentou.
Caminhada Solidária por uma Causa Maior
O Last WoMan Coura AM, mais do que uma competição tradicional é um verdadeiro teste de resistência mental e física. Com um percurso de 4 quilómetros por volta, cada atleta desafiará os seus limites a cada nova partida. Aqui, o tempo não perdoa e a estratégia desempenha um papel fundamental. A cada volta, a decisão é simples, mas desafiante: continuar ou desistir. O último atleta em prova será coroado como o grande vencedor, num evento onde a persistência é o maior trunfo.
Para além do desafio desportivo, o evento tem também um forte caráter solidário. Na manhã do dia 8 de março, uma caminhada aberta a toda a comunidade proporcionará um momento de convívio e contemplação da beleza natural de Paredes de Coura. A inscrição, no valor de 5€ por participante, reverterá integralmente para os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, numa forma de apoiar aqueles que diariamente se dedicam à segurança da população.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Last WoMan Coura AM lança uma campanha especial: nas inscrições duplas da prova de trail, a inscrição feminina será gratuita. Esta iniciativa visa promover a igualdade e incentivar a participação de todos os géneros, destacando a importância da mulher no desporto e na superação de desafios.
O Last WoMan Coura AM promete ser uma manhã onde desporto, comunidade e solidariedade se entrelaçam num evento único. Seja a correr ou a caminhar, cada participante terá a oportunidade de desafiar-se e contribuir para uma causa maior.
Depois de uma estreia de grande sucesso em 2025, o Basketball International Games (BIG) – Monção está de volta para a sua segunda edição, que decorrerá entre 9 e 12 de julho, reunindo os escalões de Sub13 e Sub15, em masculinos e femininos.
Quinze anos depois, o futuro do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora começa finalmente a ganhar forma. A Presidente da Câmara Municipal de Caminha reuniu-se com Nuno Coelho, Diretor Regional da DOCAPESCAS, e Pedro Peixeiro, do Gabinete de Assessoria Técnica, num encontro que marca um avanço decisivo para a definição das regras de funcionamento daquela infraestrutura portuária.
A APPACDM de Viana do Castelo cumpriu, na manhã desta segunda-feira, a tradição do Cantar dos Reis na Câmara Municipal. O grupo, composto por utentes e monitores da instituição, foi recebido pelo presidente da autarquia, Luís Nobre, acompanhado pelos vereadores Fabíola Oliveira e Ricardo Rego.
As Cantadeiras do Vale do Neiva são protagonistas de “O Círculo das Contas de Ouro em Filigrana: Conexões Históricas entre Bahia e Viana do Castelo”, performance inédita da artista portuguesa Rita GT, apresentada no Museu de Arte da Bahia (MAB). A obra surge em colaboração com as Cantadeiras Ohùn Obìnrin (Bahia, Brasil) e propõe uma reflexão crítica sobre as circulações do ouro no contexto colonial, destacando o papel das mulheres nos dois lados do Atlântico.
Vila Nova de Cerveira participa na edição 2026 das Festas do Povo de Campo Maior, levando os seus reconhecidos trabalhos em croché para decorar uma das ruas da vila. O evento, que decorre entre 08 e 16 de agosto, conta com um orçamento superior a 600 mil euros e é Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2021.
Dois alunos da Escola Secundária de Monserrate foram distinguidos pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) como os melhores da região, no âmbito dos Prémios Escolares APDL 2025, que reconhecem o mérito académico dos estudantes.
A equipa sénior masculina do Voleibol Clube de Viana foi eliminada da Taça de Portugal, após derrota frente ao São Mamede, este domingo, em jogo dos oitavos de final da competição.