Logo
Regional

Largo de S. Domingos acolhe no sábado “Coroação a S. Pedro e S. Paulo”

27 Junho, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXII Jornadas de Arte Popular. Integrado no programa, este sábado (22h00) o Largo de São Domingos, em Viana do Castelo vai acolher a Coroação a S. Pedro e S. Paulo, que contará com a atuação da Marcha da Ribeira e fados.

Os marchantes concentram-se no Largo da Estação, às 21h30, descem a Avenida dos Combatentes, entram na Rua Manuel Espregueira e atuam no Largo de S. Domingos.

No decorrer da atuação será efetuada a tradicional Coroação de S. Pedro e S. Paulo na Igreja de S. Domingos.

Pouco depois, no mesmo local, atua o fadista Rui Cunha, acompanhado à guitarra por António Sousa Pinto e à viola por Joaquim Peralta.

O programa das Jornadas de Arte Popular em Viana do Castelo, que arrancaram a 31 de maio e terminam a 26 de julho, contempla, torneios de sueca, malha, um concurso de pesca, bailaricos populares, sardinhadas, petiscos e caldeiradas.

No domingo, realiza-se no Bairro dos Pescadores um Arraial Popular. Ás 12h00 será servido arroz de feijão com pataniscas e sardinha assada. Às 16h00 celebra-se uma missa campal na Capelinha de S. Pedro, e às 17h00 atua o Grupo Real Som e a Marcha da Ribeira.

As Jornadas de Arte Popular, para além da diversa animação, pretendem promover o Mar, a Praia, o Património, a Gastronomia e as tradições locais.

A União de Freguesias da capital do Alto Minho conta com o apoio do Município de Viana do Castelo e a colaboração da Paróquia da Senhora de Monserrate, na organização.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 6 Setembro, 2025

Portugal regista verão mais quente dos últimos 94 anos

Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.

Regional 6 Setembro, 2025

Vila Nova de Cerveira lança novas peças da coleção “Conta de Cerveira – Joia Municipal”

Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.

Desporto 6 Setembro, 2025

Viana do Castelo avança como cidade piloto no projeto europeu STANDOUT para o desporto outdoor

Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.

Desporto 6 Setembro, 2025

Liga Feminina de futsal arranca com duelo entre campeão Nun’Álvares e vice-campeão Santa Luzia

A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.

Regional 6 Setembro, 2025

Monção avança com requalificação do Centro de Saúde

A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.

Música 6 Setembro, 2025

NOBLE atua em Viana do Castelo na próxima sexta-feira

O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.

Regional 6 Setembro, 2025

Viana do Castelo: Assalto ao Museu do Ouro faz hoje 18 anos

Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.