Logo
Regional

Largo de S. Domingos acolhe hoje “Coroação a S. Pedro e S. Paulo”

28 Junho, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Vão decorrer, este sexta-feira, mais algumas iniciativas integradas nas XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem até 3 de agosto, organizadas pela União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela.

Esta noite, às 21h30, realiza-se a Coroação de S. Pedro e S. Paulo no Largo de São Domingos, que contará com um desfile da Marcha da Ribeira por algumas artérias da cidade.

Os marchantes concentram-se no Largo da Estação, às 21h30, descem a Avenida dos Combatentes, entram na Rua Manuel Espregueira e atuam no Largo de S. Domingos.

No decorrer da atuação será efetuada a tradicional Coroação de S. Pedro e S. Paulo na Igreja de S. Domingos.

Pouco depois, no mesmo local, atuam os fadistas Jorge Gomes e Sara Sousa, acompanhados à guitarra por Daniel Gonçalves e à viola por Miguel Dias e Joaquim Peralta.

O programa das Jornadas de Arte Popular em Viana do Castelo, que arrancaram a 1 de junho e terminam a 4 de agosto, contempla, torneios de sueca, malha, um concurso de pesca, bailaricos populares, sardinhadas, petiscos e caldeiradas.

As Jornadas de Arte Popular, para além da diversa animação, pretendem promover o Mar, a Praia, o Património, a Gastronomia e as tradições locais.

A União de Freguesias da capital do Alto Minho conta com o apoio do Município de Viana do Castelo e a colaboração da Paróquia da Senhora de Monserrate, na organização.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Fevereiro, 2026

Três desalojados após novo deslizamento de terras em Ponte da Barca

Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Ponte da Barca: Derrocada obriga retirada preventiva de 20 pessoas

Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Mau tempo trava pesca da lampreia no Minho

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Deslizamento de terras provoca sete desalojados em Ponte da Barca

Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acolhe VII Convenção do Mercado das Viagens sob o lema “Rumo ao Futuro”

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Residente de Chafé doa cerca de 500 telhas para apoiar zonas afetadas pelo mau tempo

Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.

Regional 10 Fevereiro, 2026

GNR deteve 18 pessoas e registou 54 acidentes na última semana no distrito de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.