Vão decorrer, este sexta-feira, mais algumas iniciativas integradas nas XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem até 3 de agosto, organizadas pela União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela.
Esta noite, às 21h30, realiza-se a Coroação de S. Pedro e S. Paulo no Largo de São Domingos, que contará com um desfile da Marcha da Ribeira por algumas artérias da cidade.
Os marchantes concentram-se no Largo da Estação, às 21h30, descem a Avenida dos Combatentes, entram na Rua Manuel Espregueira e atuam no Largo de S. Domingos.
No decorrer da atuação será efetuada a tradicional Coroação de S. Pedro e S. Paulo na Igreja de S. Domingos.
Pouco depois, no mesmo local, atuam os fadistas Jorge Gomes e Sara Sousa, acompanhados à guitarra por Daniel Gonçalves e à viola por Miguel Dias e Joaquim Peralta.
O programa das Jornadas de Arte Popular em Viana do Castelo, que arrancaram a 1 de junho e terminam a 4 de agosto, contempla, torneios de sueca, malha, um concurso de pesca, bailaricos populares, sardinhadas, petiscos e caldeiradas.
As Jornadas de Arte Popular, para além da diversa animação, pretendem promover o Mar, a Praia, o Património, a Gastronomia e as tradições locais.
A União de Freguesias da capital do Alto Minho conta com o apoio do Município de Viana do Castelo e a colaboração da Paróquia da Senhora de Monserrate, na organização.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.