O Largo das Neves, casa do secular Auto da Floripes, voltar-se-á a transformar na capital do teatro popular do noroeste peninsular. O Eixpressões é uma projeto cultural que, pelas mãos da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, se realiza desde 2011 - 10ª edição - com os propósitos de valorizar, preservar e promover o teatro popular.
Em sintonia, procura, também, reforçar o intercâmbio cultural no noroeste peninsular e afirmar Viana do Castelo e o Auto da Floripes como dinamizadores do teatro popular ibérico.
O palco das Neves dará expressão à cultura popular através de uma mescla de dança, teatro, música e mímica do Norte de Portugal e da Galiza.
Entre os destaques, regista-se o regresso do Auto de S. António de Portela Susã e dos Arautos de S. João de Tregosa, através de uns excertos, e como novidade a participação do Cante Alentejano e dos Caretos de Podence. A par disso, a programação contemplará mascarados, marchas populares, bombos, cabeçudos, concertinas e filarmónica. Este ano, na manhã do dia 8 de julho, realizar-se-á, também, um colóquio sobre o património cultural imaterial.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.