A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos lançou um concurso público para obras de dragagem e bombagem em Vila Praia de Âncora, Castelo do Neiva, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Angeiras e Esposende.
O anúncio publicado no Jornal Oficial da União Europeia divide o concurso em dois lotes, sendo que um deles abrange os portos de Vila Praia de Âncora e Castelo do Neiva, no distrito de Viana do Castelo, e da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Angeiras, no distrito do Porto, para resolver o problema do assoreamento das infraestruturas.
O outro lote do concurso diz respeito ao porto de Esposende, no distrito de Braga.
A publicação não indica o valor dos procedimentos, estipulando até 30 de abril o prazo para a apresentação de propostas.
A Câmara de Caminha aprovou a 05 de março uma recomendação ao Governo para garantir o início, em abril, das dragagens de desassoreamento do porto de mar de Vila Praia de Âncora.
Na proposta, o presidente da autarquia, Rui Lages (PS), observava que os “atrasos sucessivos” no desassoreamento podiam colocar “em causa o arranque das dragagens em abril”, colocando em causa “a atividade piscatória e o sustento de toda uma comunidade”.
Em janeiro, fonte do Ministério da Agricultura e Pescas disse pretender que a dragagem dos portos de pescas do Norte do país arrancasse em abril, prevendo que o concurso fosse lançado naquele mês.
O lançamento das obras estava previsto para 2024, mas o concurso público emitido, em outubro, pela DGRM – Direção-Geral dos Recurso Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, no valor de 7,3 milhões de euros, acabou por não ter desfecho positivo, indicou a tutela.
O assoreamento no portinho de Vila Praia de Âncora, que conta com pouco mais de 20 embarcações de pesca tradicional e uma centena de pescadores, é um problema recorrente devido à configuração do portinho, construído há mais de uma década.
Estima-se que a atividade piscatória envolva perto de 200 pessoas em Vila Praia de Âncora, da pesca propriamente dita à venda ou restauração.
A III edição do Mercado do Vinho de Ponte da Barca está marcada para os dias 27 e 28 de junho, na Praça da República, oferecendo uma experiência que reúne o melhor do Vinho Verde, a gastronomia local e a cultura regional.
Numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, realizou-se, esta manhã, em Lisboa, a sessão de assinatura dos contratos da medida reforçada "Descarbonização dos Transportes Públicos". O Município de Monção esteve representado pelo seu Presidente, António Barbosa.
Este sábado, dia 5 de abril, às 22h00, o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe Augusto Canário & Amigos para um concerto que promete muita animação, desgarradas e música popular portuguesa.
O Regulamento Municipal de Proteção Civil (RMPC) de Viana do Castelo, publicado em Diário da República, entra em vigor no dia 23 e visa organizar os serviços da autarquia vianense para esta área.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, apresentou em Cracóvia (Polónia), as potencialidades de utilização comunitária do Castelo de Cerveira, durante o 4º Encontro Transnacional da rede ARCHETHICS, da qual o Município é parceiro no âmbito do programa URBACT.
A Águas do Alto Minho informou que, devido a uma intervenção no Reservatório da Cova da responsabilidade da empresa Águas do Norte, o normal serviço de abastecimento de água poderá sofrer perturbação, com possibilidade de interrupção, na próxima sexta-feira, 4 de Abril, entre as 14h30 e as 16h00, na freguesia da Meadela, Lugar da Cova, Concelho de Viana do Castelo.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta esta semana novas apresentações do espetáculo "Chaimite, um possível musical", com sessões que dispõem de recursos de mediação e acessibilidade.