A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos lançou um concurso público para obras de dragagem e bombagem em Vila Praia de Âncora, Castelo do Neiva, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Angeiras e Esposende.
O anúncio publicado no Jornal Oficial da União Europeia divide o concurso em dois lotes, sendo que um deles abrange os portos de Vila Praia de Âncora e Castelo do Neiva, no distrito de Viana do Castelo, e da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Angeiras, no distrito do Porto, para resolver o problema do assoreamento das infraestruturas.
O outro lote do concurso diz respeito ao porto de Esposende, no distrito de Braga.
A publicação não indica o valor dos procedimentos, estipulando até 30 de abril o prazo para a apresentação de propostas.
A Câmara de Caminha aprovou a 05 de março uma recomendação ao Governo para garantir o início, em abril, das dragagens de desassoreamento do porto de mar de Vila Praia de Âncora.
Na proposta, o presidente da autarquia, Rui Lages (PS), observava que os “atrasos sucessivos” no desassoreamento podiam colocar “em causa o arranque das dragagens em abril”, colocando em causa “a atividade piscatória e o sustento de toda uma comunidade”.
Em janeiro, fonte do Ministério da Agricultura e Pescas disse pretender que a dragagem dos portos de pescas do Norte do país arrancasse em abril, prevendo que o concurso fosse lançado naquele mês.
O lançamento das obras estava previsto para 2024, mas o concurso público emitido, em outubro, pela DGRM – Direção-Geral dos Recurso Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, no valor de 7,3 milhões de euros, acabou por não ter desfecho positivo, indicou a tutela.
O assoreamento no portinho de Vila Praia de Âncora, que conta com pouco mais de 20 embarcações de pesca tradicional e uma centena de pescadores, é um problema recorrente devido à configuração do portinho, construído há mais de uma década.
Estima-se que a atividade piscatória envolva perto de 200 pessoas em Vila Praia de Âncora, da pesca propriamente dita à venda ou restauração.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.