Logo
Regional

Krisálida representa Portugal nas celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa  em Joanesburgo 

5 Maio, 2025 | 14:54
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A companhia de teatro Krisálida encontra-se na África do Sul a representar oficialmente  Portugal nas comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que decorrem na  Universidade de Witwatersrand (Wits), em Joanesburgo, a convite do Instituto Camões. 

O evento, promovido pelo Instituto Camões, através do seu Centro de Língua Portuguesa  na Wits, em colaboração com o Consulado Geral de Portugal em Joanesburgo, reúne  membros da comunidade académica, diplomática e cultural. 

A Krisálida apresenta “Retalhos de um Amor”, um espetáculo a partir da obra “Amor de  Perdição” de Camilo Castelo Branco, no Chris Seabrooke Music Hall, um dos espaços  culturais de referência da universidade. A performance destaca-se pela sua abordagem  sensível e poética das relações humanas, evidenciando a riqueza expressiva da língua  portuguesa como ferramenta artística e cultural. 

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado anualmente a 5 de maio, foi proclamado  pela UNESCO em 2019, reconhecendo a importância global da língua portuguesa e a sua  contribuição para a diversidade cultural mundial. A presença da Krisálida neste evento  internacional simboliza o compromisso da companhia em promover a cultura portuguesa  além-fronteiras. 

Fundada em outubro de 2014 e sediada em Caminha (Viana do Castelo), a Krisálida é uma  companhia de teatro profissional dedicada à criação de espetáculos originais que  exploram temáticas socialmente relevantes, estimulando o pensamento crítico e o diálogo.  Através do teatro como meio de expressão artística, social e educativa, a Krisálida procura  democratizar o acesso à cultura, apresentando as suas criações a públicos diversos, tanto  em espaços tradicionais como alternativos. Para além da produção artística, a companhia  desenvolve projetos pedagógicos e comunitários, promovendo a participação ativa da  comunidade. Organiza ainda o Festival de Marionetas Luso-Galaico (MALUGA) e acolhe  espetáculos de outras companhias, contribuindo para a circulação nacional e  internacional das artes cénicas e para o surgimento de novas linguagens e visões no  panorama teatral contemporâneo.  

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Janeiro, 2026

ULSAM reforça equipas com 84 novos profissionais de saúde

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) recebeu 84 novos profissionais, entre médicos e farmacêuticos, reforçando significativamente as equipas hospitalares da região.

Regional 3 Janeiro, 2026

AdAM lança concursos para melhorar abastecimento e saneamento no Alto Minho

A Águas do Alto Minho (AdAM) anunciou dois concursos públicos que totalizam mais de 5,2 milhões de euros para obras de abastecimento de água e saneamento nos concelhos de Viana do Castelo e Ponte de Lima.

Regional 3 Janeiro, 2026

Estradas de Viana do Castelo não registam mortes durante as festas de Ano Novo

O período de Ano Novo foi marcado por acidentes graves e centenas de detenções por álcool em Portugal, mas, apesar da intensa circulação nas estradas, o distrito de Viana do Castelo não registou vítimas mortais.

Desporto 3 Janeiro, 2026

Darque Kayak Clube é penalizado no Ranking Nacional por falta de apoios

O Darque Kayak Clube (DKC) terminou o Ranking Nacional de Clubes 2025 em 19º lugar, com 75,9 pontos, quando poderia ter alcançado a 12ª posição se tivesse organizado uma competição.

Desporto 3 Janeiro, 2026

Santa Luzia defronta hoje o Atlético CP na Liga Feminina de Futsal

Lisboa recebe hoje, sábado, dia 3 de janeiro, o confronto entre Atlético CP e Santa Luzia, marcado para as 17h30 na Tapadinha, em jogo da 12.ª jornada da Liga Feminina Placard.

Nacional 3 Janeiro, 2026

ASAE apreende 21 carcaças e instaura cinco processos por abate clandestino em várias cidades do país

Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto e Porto de Mós foram palco, nos últimos dias, de uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que culminou na apreensão de 21 carcaças de animais e na instauração de cinco processos-crime por abate clandestino.

Nacional 3 Janeiro, 2026

Treze mortos nas estradas e 470 detidos por álcool no Ano Novo

Treze pessoas morreram nas estradas portuguesas durante o período de Ano Novo, enquanto 470 condutores foram detidos por condução sob efeito de álcool, segundo dados da PSP e da GNR.