Logo
Regional

Krisálida representa Portugal nas celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa  em Joanesburgo 

5 Maio, 2025 | 14:54
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A companhia de teatro Krisálida encontra-se na África do Sul a representar oficialmente  Portugal nas comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que decorrem na  Universidade de Witwatersrand (Wits), em Joanesburgo, a convite do Instituto Camões. 

O evento, promovido pelo Instituto Camões, através do seu Centro de Língua Portuguesa  na Wits, em colaboração com o Consulado Geral de Portugal em Joanesburgo, reúne  membros da comunidade académica, diplomática e cultural. 

A Krisálida apresenta “Retalhos de um Amor”, um espetáculo a partir da obra “Amor de  Perdição” de Camilo Castelo Branco, no Chris Seabrooke Music Hall, um dos espaços  culturais de referência da universidade. A performance destaca-se pela sua abordagem  sensível e poética das relações humanas, evidenciando a riqueza expressiva da língua  portuguesa como ferramenta artística e cultural. 

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado anualmente a 5 de maio, foi proclamado  pela UNESCO em 2019, reconhecendo a importância global da língua portuguesa e a sua  contribuição para a diversidade cultural mundial. A presença da Krisálida neste evento  internacional simboliza o compromisso da companhia em promover a cultura portuguesa  além-fronteiras. 

Fundada em outubro de 2014 e sediada em Caminha (Viana do Castelo), a Krisálida é uma  companhia de teatro profissional dedicada à criação de espetáculos originais que  exploram temáticas socialmente relevantes, estimulando o pensamento crítico e o diálogo.  Através do teatro como meio de expressão artística, social e educativa, a Krisálida procura  democratizar o acesso à cultura, apresentando as suas criações a públicos diversos, tanto  em espaços tradicionais como alternativos. Para além da produção artística, a companhia  desenvolve projetos pedagógicos e comunitários, promovendo a participação ativa da  comunidade. Organiza ainda o Festival de Marionetas Luso-Galaico (MALUGA) e acolhe  espetáculos de outras companhias, contribuindo para a circulação nacional e  internacional das artes cénicas e para o surgimento de novas linguagens e visões no  panorama teatral contemporâneo.  

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima firma protocolo com associação de proteção animal

O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Estação Viana Shopping recebe ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea

O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.

Nacional 18 Dezembro, 2025

PSP e GNR arrancam hoje com operações de Natal e Ano Novo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.