A companhia Krisálida estreia um novo espetáculo de teatro de marionetas, "O Velho Eremita", uma criação que funde fantasia e consciência ambiental para sensibilizar o público infantojuvenil sobre a importância vital da água e os desafios das alterações climáticas. A estreia acontece a 13 de abril, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, às 17h00.
Inspirado no conto “O Eremita Unicórnio e os Dragões da Água”, da autora Estefânia Surreira, o espetáculo retrata a história de um velho eremita que, ao aprisionar os Dragões da Chuva, desencadeia uma seca devastadora. Perante as consequências, embarca numa jornada de arrependimento e redenção para restaurar o equilíbrio natural. Uma metáfora poderosa sobre como pequenos gestos podem ter grandes impactos, “O Velho Eremita” convida crianças e famílias a refletirem, de forma lúdica e poética, sobre o valor da água e a urgência de preservar os recursos naturais.
Após esta apresentação inaugural, o espetáculo segue em digressão por várias localidades, com passagens por Viana do Castelo (27 de abril, no âmbito da programação do LER EM VIANA), Esposende, Leiria, Espinho e Setúbal. Todas as informações atualizadas sobre datas, locais e bilhetes estão disponíveis no site oficial da companhia em www.krisalida.pt.
“O Velho Eremita” destaca-se como ferramenta educativa e artística de grande impacto, integrando o compromisso da Krisálida em promover a consciência ambiental junto das novas gerações. Mais do que um espetáculo, trata-se de uma verdadeira chamada à ação — uma experiência imperdível para todas as idades.
Fundada em outubro de 2014 e sediada em Caminha (Viana do Castelo), a Krisálida é uma companhia de teatro profissional dedicada à criação de espetáculos originais que exploram temáticas socialmente relevantes, estimulando o pensamento crítico e o diálogo. Através do teatro como meio de expressão artística, social e educativa, a Krisálida procura democratizar o acesso à cultura, apresentando as suas criações a públicos diversos, tanto em espaços tradicionais como alternativos. Para além da produção artística, a companhia desenvolve projetos pedagógicos e comunitários, promovendo a participação ativa da comunidade. Organiza ainda o Festival de Marionetas Luso-Galaico (MALUGA) e acolhe espetáculos de outras companhias, contribuindo para a circulação nacional e internacional das artes cénicas e para o surgimento de novas linguagens e visões no panorama teatral contemporâneo.
Detalhes da Apresentação:
Data: 13 de abril
Local: Valadares, Teatro Municipal de Caminha
Horário: 17h00
Duração: 40 min
Classificação Etária: M/3
Bilhete individual: 5€
Na compra de 4 ou mais bilhetes, 4€ por bilhete.
Bilhetes disponíveis nos Postos de Turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora e na bilheteira online – https://bit.ly/ovelhoeremita

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.