A companhia Krisálida estreia um novo espetáculo de teatro de marionetas, "O Velho Eremita", uma criação que funde fantasia e consciência ambiental para sensibilizar o público infantojuvenil sobre a importância vital da água e os desafios das alterações climáticas. A estreia acontece a 13 de abril, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, às 17h00.
Inspirado no conto “O Eremita Unicórnio e os Dragões da Água”, da autora Estefânia Surreira, o espetáculo retrata a história de um velho eremita que, ao aprisionar os Dragões da Chuva, desencadeia uma seca devastadora. Perante as consequências, embarca numa jornada de arrependimento e redenção para restaurar o equilíbrio natural. Uma metáfora poderosa sobre como pequenos gestos podem ter grandes impactos, “O Velho Eremita” convida crianças e famílias a refletirem, de forma lúdica e poética, sobre o valor da água e a urgência de preservar os recursos naturais.
Após esta apresentação inaugural, o espetáculo segue em digressão por várias localidades, com passagens por Viana do Castelo (27 de abril, no âmbito da programação do LER EM VIANA), Esposende, Leiria, Espinho e Setúbal. Todas as informações atualizadas sobre datas, locais e bilhetes estão disponíveis no site oficial da companhia em www.krisalida.pt.
“O Velho Eremita” destaca-se como ferramenta educativa e artística de grande impacto, integrando o compromisso da Krisálida em promover a consciência ambiental junto das novas gerações. Mais do que um espetáculo, trata-se de uma verdadeira chamada à ação — uma experiência imperdível para todas as idades.
Fundada em outubro de 2014 e sediada em Caminha (Viana do Castelo), a Krisálida é uma companhia de teatro profissional dedicada à criação de espetáculos originais que exploram temáticas socialmente relevantes, estimulando o pensamento crítico e o diálogo. Através do teatro como meio de expressão artística, social e educativa, a Krisálida procura democratizar o acesso à cultura, apresentando as suas criações a públicos diversos, tanto em espaços tradicionais como alternativos. Para além da produção artística, a companhia desenvolve projetos pedagógicos e comunitários, promovendo a participação ativa da comunidade. Organiza ainda o Festival de Marionetas Luso-Galaico (MALUGA) e acolhe espetáculos de outras companhias, contribuindo para a circulação nacional e internacional das artes cénicas e para o surgimento de novas linguagens e visões no panorama teatral contemporâneo.
Detalhes da Apresentação:
Data: 13 de abril
Local: Valadares, Teatro Municipal de Caminha
Horário: 17h00
Duração: 40 min
Classificação Etária: M/3
Bilhete individual: 5€
Na compra de 4 ou mais bilhetes, 4€ por bilhete.
Bilhetes disponíveis nos Postos de Turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora e na bilheteira online – https://bit.ly/ovelhoeremita

O abastecimento de água poderá sofrer perturbações, com possibilidade de interrupção, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, numa zona da freguesia de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
A Escola Secundária de Monserrate brilhou no Parlamento dos Jovens ao vencer o Prémio Reportagem Nacional na categoria Multimédia. O trabalho premiado foi desenvolvido pela aluna Caetana Sílvia, que representou a escola na Sessão Nacional 2024/2025.
Um homem de 51 anos foi detido pela PSP na madrugada desta terça-feira após vandalizar o edifício do Tribunal de Viana do Castelo, localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura reforçou esta semana a sua capacidade de resposta a emergências com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que passa a contar com cinco novos bombeiros profissionais. Com esta expansão, o concelho passa a dispor de 10 elementos permanentes, elevando para 27 o total de profissionais ao serviço da população.
O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai colocar à venda, em hasta pública no dia 26 de janeiro de 2026, 19 lotes de terreno municipais localizados no Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, em Arcozelo.
O projeto Viana STARTS deu início a um ciclo de masterclasses internacionais com as cidades europeias parceiras de transferência — Brest (França), Brescia (Itália) e Las Palmas (Espanha) — reforçando a dimensão colaborativa e europeia do projeto.