A Companhia Krisálida, com sede em Caminha, apresenta o KAAMinho – Krisálida Acolhe no Alto Minho, um programa inovador de acolhimento a companhias nacionais, com foco na comunidade e no público de diversas faixas etárias.
A partir de fevereiro de 2025, o KAAMinho passa a integrar a programação mensal da Krisálida, com espetáculos aos sábados à noite e domingos à tarde, no Teatro Municipal de Caminha e no Cineteatro de Vila Praia de Âncora. O objetivo é atrair públicos variados, promovendo a diversidade da oferta artística, a formação de novos públicos e o fortalecimento da economia local através da cultura.
Estreia com grandes nomes do teatro nacional
O KAAMinho tem início a 1 de fevereiro, com o espetáculo A FESTA, pelo Teatro das Beiras, uma companhia com sede na Covilhã. A peça, da autoria de Spiro Scimone e encenada por Maria João Luís, será apresentada no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. A obra explora as complexidades das dinâmicas familiares e sociais, trazendo uma crítica subtil, mas incisiva, sobre a hipocrisia e as frustrações mascaradas no quotidiano.
Já no dia 22 de fevereiro, o Valadares – Teatro Municipal de Caminha recebe o espetáculo Cartas d’Abril, da CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã. Esta produção contemporânea revisita testemunhos e documentos dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, refletindo sobre as conquistas democráticas e os desafios atuais.
Diálogo com o público e promoção do pensamento crítico
Após cada apresentação, serão organizadas conversas abertas com os artistas, proporcionando ao público uma oportunidade única de interagir diretamente com os criadores e aprofundar a sua compreensão das obras.
O caráter regular do KAAMinho permitirá um diálogo contínuo entre a Krisálida e o público, enriquecendo a experiência artística e promovendo um envolvimento cultural mais profundo.
Bilheteira e informações
Os bilhetes para os espetáculos do KAAMinho podem ser adquiridos nos Postos de Turismo de Vila Praia de Âncora e Caminha ou reservados através do contacto geral@krisalida.pt | 960 115 415. O preço dos bilhetes é de 5€ ou 4€ na compra de quatro ou mais ingressos em conjunto.
O programa completo está disponível em https://krisalida.pt/krisalida-akolhe/
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.