A Companhia Krisálida, com sede em Caminha, apresenta o KAAMinho – Krisálida Acolhe no Alto Minho, um programa inovador de acolhimento a companhias nacionais, com foco na comunidade e no público de diversas faixas etárias.
A partir de fevereiro de 2025, o KAAMinho passa a integrar a programação mensal da Krisálida, com espetáculos aos sábados à noite e domingos à tarde, no Teatro Municipal de Caminha e no Cineteatro de Vila Praia de Âncora. O objetivo é atrair públicos variados, promovendo a diversidade da oferta artística, a formação de novos públicos e o fortalecimento da economia local através da cultura.
Estreia com grandes nomes do teatro nacional
O KAAMinho tem início a 1 de fevereiro, com o espetáculo A FESTA, pelo Teatro das Beiras, uma companhia com sede na Covilhã. A peça, da autoria de Spiro Scimone e encenada por Maria João Luís, será apresentada no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. A obra explora as complexidades das dinâmicas familiares e sociais, trazendo uma crítica subtil, mas incisiva, sobre a hipocrisia e as frustrações mascaradas no quotidiano.
Já no dia 22 de fevereiro, o Valadares – Teatro Municipal de Caminha recebe o espetáculo Cartas d’Abril, da CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã. Esta produção contemporânea revisita testemunhos e documentos dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, refletindo sobre as conquistas democráticas e os desafios atuais.
Diálogo com o público e promoção do pensamento crítico
Após cada apresentação, serão organizadas conversas abertas com os artistas, proporcionando ao público uma oportunidade única de interagir diretamente com os criadores e aprofundar a sua compreensão das obras.
O caráter regular do KAAMinho permitirá um diálogo contínuo entre a Krisálida e o público, enriquecendo a experiência artística e promovendo um envolvimento cultural mais profundo.
Bilheteira e informações
Os bilhetes para os espetáculos do KAAMinho podem ser adquiridos nos Postos de Turismo de Vila Praia de Âncora e Caminha ou reservados através do contacto geral@krisalida.pt | 960 115 415. O preço dos bilhetes é de 5€ ou 4€ na compra de quatro ou mais ingressos em conjunto.
O programa completo está disponível em https://krisalida.pt/krisalida-akolhe/
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.