A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão Municipal José Natário em Viana do Castelo, a equipa B da Oliveirense, em jogo correspondente à 13ª jornada, a última da 1ª volta, do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de hóquei em patins. A equipa minhota teve muitas dificuldades na partida, mas acabou por vencer (4-3).
A jogar em casa, a Juventude Viana entrou muito mal no encontro e no espaço de 4 minutos sofreu três golos de uma assentada. A equipa B da Oliveirense aproveitou e ganhou vantagem (0-3) com dois golos de Diogo Lemos e outro de José Azevedo.
Sabendo da necessidade extrema de ganhar para poder chegar ao segundo lugar e não deixar fugir o primeiro, seu adversário na próxima jornada, a Juventude de Viana foi a trás do resultado e conseguiu reduzir ainda antes do intervalo. Gabriel Silva marcou de livre direto o golo dos minhotos que fixou o resultado ao intervalo (1-3).
Ainda antes do descanso, destaque para a lesão do arbitro Miguel Azevedo. O juiz da partida chocou na tabela lateral com um jogador da Juventude Viana, caiu inanimado na pista, o que obrigou à interrupção do jogo quase 25 minutos.
Sempre acompanhado pela equipa médica da Juventude Viana, o arbitro aguardou a chegada da ambulância e acabou transportado ao hospital de Viana do Castelo. Segundo a Viana TV apurou, o arbitro “encontrasse bem” e só foi reencaminhado para a unidade local de Saúde do Alto Minho “por precaução, para que fosse avaliado de forma mais rigorosa”.
Com oito minutos ainda para jogar na primeira parte, Pedro Figueiredo assumiu sozinho a condução da partida.
A perder por três bolas a uma, a equipa orientada por André Torres tinha que fazer pela vida e assim foi. Logo a abrir a segunda parte, Guilherme Magalhães aproximou o resultado (2-3) e pouco depois Pedro Batista empatou o jogo (3-3).
No lance seguinte a Oliveirense B poderia voltar de novo para a frente do marcador, só que Bruno Guia segurou a equipa minhota ao defender um livre direto a Paulo Pereira, depois da Juventude ter atingido a décima falta.
Como quem não marca sofre, a Juventude Viana fez a remontada com um golo de Carlos Oliveira a 16 minutos do fim (4-3).
A equipa de Oliveira de Azeméis ainda dispôs de mais um livre direto e 2 minutos a jogar com mais um homem, mas não consegui chegar à igualdade.
Com esta triunfo a Juventude Viana chega ao 2º lugar do campeonato com 31 pontos, ultrapassando o CD Povoa (30) que empatou (1-1) em casa com o Valença. Os minhotos mantém a diferença de dois pontos para o líder, Sanjoanense (33), que visita Viana do Castelo na próxima jornada.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.