A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão Municipal José Natário em Viana do Castelo, a equipa B da Oliveirense, em jogo correspondente à 13ª jornada, a última da 1ª volta, do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de hóquei em patins. A equipa minhota teve muitas dificuldades na partida, mas acabou por vencer (4-3).
A jogar em casa, a Juventude Viana entrou muito mal no encontro e no espaço de 4 minutos sofreu três golos de uma assentada. A equipa B da Oliveirense aproveitou e ganhou vantagem (0-3) com dois golos de Diogo Lemos e outro de José Azevedo.
Sabendo da necessidade extrema de ganhar para poder chegar ao segundo lugar e não deixar fugir o primeiro, seu adversário na próxima jornada, a Juventude de Viana foi a trás do resultado e conseguiu reduzir ainda antes do intervalo. Gabriel Silva marcou de livre direto o golo dos minhotos que fixou o resultado ao intervalo (1-3).
Ainda antes do descanso, destaque para a lesão do arbitro Miguel Azevedo. O juiz da partida chocou na tabela lateral com um jogador da Juventude Viana, caiu inanimado na pista, o que obrigou à interrupção do jogo quase 25 minutos.
Sempre acompanhado pela equipa médica da Juventude Viana, o arbitro aguardou a chegada da ambulância e acabou transportado ao hospital de Viana do Castelo. Segundo a Viana TV apurou, o arbitro “encontrasse bem” e só foi reencaminhado para a unidade local de Saúde do Alto Minho “por precaução, para que fosse avaliado de forma mais rigorosa”.
Com oito minutos ainda para jogar na primeira parte, Pedro Figueiredo assumiu sozinho a condução da partida.
A perder por três bolas a uma, a equipa orientada por André Torres tinha que fazer pela vida e assim foi. Logo a abrir a segunda parte, Guilherme Magalhães aproximou o resultado (2-3) e pouco depois Pedro Batista empatou o jogo (3-3).
No lance seguinte a Oliveirense B poderia voltar de novo para a frente do marcador, só que Bruno Guia segurou a equipa minhota ao defender um livre direto a Paulo Pereira, depois da Juventude ter atingido a décima falta.
Como quem não marca sofre, a Juventude Viana fez a remontada com um golo de Carlos Oliveira a 16 minutos do fim (4-3).
A equipa de Oliveira de Azeméis ainda dispôs de mais um livre direto e 2 minutos a jogar com mais um homem, mas não consegui chegar à igualdade.
Com esta triunfo a Juventude Viana chega ao 2º lugar do campeonato com 31 pontos, ultrapassando o CD Povoa (30) que empatou (1-1) em casa com o Valença. Os minhotos mantém a diferença de dois pontos para o líder, Sanjoanense (33), que visita Viana do Castelo na próxima jornada.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.