A Juventude Viana recebe, este sábado, no Pavilhão Municipal José Natário, a Sanjoanense, em jogo correspondente à 13ª jornada, do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. Devido aos incidentes verificados, entre claques de ambos os emblemas na época passada, a Federação de Patinagem de Portugal considerou o jogo, deste sábado, de alto risco, obrigando a um reforço de segurança.
A Viana TV sabe que vão estar presentes no Pavilhão José Natário cerca de 20 agentes da PSP, mais 4 seguranças de uma empresa privada.
Recorde-se que na época transata, com os dois Clubes a disputar o nacional da 2ª divisão, o jogo não terminou. A partida foi interrompido a 22 minutos e 47 segundos do final por razões de segurança.
Na altura, a partida estava a ser bem disputada pelas duas equipas que lutavam pela subida à 1ª divisão, com a Sanjoanense a vencer (0-2).
Uma bola, que foi para a bancada, devolvida por um adepto da Juventude Viana a um jogador da Sanjoanense fez explodir o Pavilhão.
Após uma troca de palavras, entre o adepto da equipa minhota e o jogador da Sanjoanense, que não caíram bem aos elementos da claque da equipa de São João da Madeira, fez descambar o ambiente. Em massa, os adeptos forasteiros partiram para a violência, obrigando os árbitros, Silvia Coelho e Rui Leitão, a interromper a partida.
Com apenas cinco seguranças no local para tanta gente, a equipa de arbitragem esperou largos minutos pela patrulha da PSP, que quando chegou ao local, entendeu não estarem reunidas as condições de segurança para o jogo continuar.
Terminada a partida, com quase toda a segunda parte por se jogar (22m e 47s), o desafio foi reatado dias mais tarde, acabando a Sanjoanense por vencer (4-5) no último segundo.
Este sábado, o jogo entre os dois emblemas promete voltar a ser de emoções fortes. A Juventude Viana em zona de descida (12º lugar com 11 pontos), recebe a Sanjoanense que apesar de um pouco melhor na classificação (9º lugar, 14 pontos) ainda luta pela manutenção na prova.
O jogo começa às 21h00 no Pavilhão José Natário em Viana do Castelo, com arbitragem de Fernando Vasconcelos e Carlos Correia, e com transmissão em direto e exclusivo na Viana TV.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.