Depois da derrota (3-2) em Riba d`Ave, a sétima consecutiva, a Juventude Viana, que ocupa o último lugar do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins com apenas 7 pontos em 16 jornadas realizadas, perdeu a paciência e emitiu um comunicado a criticar os responsáveis pela modalidade.
COMUNICADO JUVENTUDE VIANA:
A ASSOCIAÇÃO JUVENTUDE DE VIANA comunica, em defesa dos superiores interesses do clube, em particular e da modalidade em geral, o seu desagrado face às arbitragens que têm agido em critérios diferenciados nos ultimos jogos.
Condenamos os acontecimentos deste final de tarde, no jogo entre Riba D´Ave e a Juventude de Viana a contar para a 16ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. A Juventude de Viana não pode deixar passar, sem repúdio, atitudes infundadas e que considera, no mínimo, prejudiciais para o clube.
Os protagonistas de qualquer jogo são, e assim devem continuar a ser, os jogadores, e não outros. Aos árbitros exige-se imparcialidade e retidão. Devem pugnar pela verdade desportiva, e o que se passou hoje foi tudo menos isto. Foi vergonhoso!
Jogos seguidos em que a equipa de arbitragem dirige palavras inapropriadas à nossa equipa, é no mínimo lamentável, triste e muito pouco profissional.
Quando alguns profissionais das equipas adversárias nos pedem desculpa no final de cada jogo.. isso diz-nos muito do que nos tem acontecido!
Não queremos retirar qualquer mérito aos nossos adversários, que têm todo o nosso respeito e são alheios ao que neste comunicado é referenciado. Nem queremos com isto justificar um momento menos bom que o clube atravessa. Contudo, somos merecedores de um tratamento digno, quer nas derrotas, quer nas vitórias.
Não sabemos se a quantidade de equipas do norte será um problema para algumas entidades, mas sabemos que merecemos respeito!
O nosso treinador já vinha a falar e a mostrar o desagrado por todos estes critérios há várias jornadas atrás, apenas queremos igualdade.
Devemos elevar e reger o hóquei por bons princípios, com o rigor, a técnica e a honra que fazem dele a grande modalidade que é!
É inacreditável e inaceitável o que sucedeu hoje.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.