Depois da derrota (3-2) em Riba d`Ave, a sétima consecutiva, a Juventude Viana, que ocupa o último lugar do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins com apenas 7 pontos em 16 jornadas realizadas, perdeu a paciência e emitiu um comunicado a criticar os responsáveis pela modalidade.
COMUNICADO JUVENTUDE VIANA:
A ASSOCIAÇÃO JUVENTUDE DE VIANA comunica, em defesa dos superiores interesses do clube, em particular e da modalidade em geral, o seu desagrado face às arbitragens que têm agido em critérios diferenciados nos ultimos jogos.
Condenamos os acontecimentos deste final de tarde, no jogo entre Riba D´Ave e a Juventude de Viana a contar para a 16ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. A Juventude de Viana não pode deixar passar, sem repúdio, atitudes infundadas e que considera, no mínimo, prejudiciais para o clube.
Os protagonistas de qualquer jogo são, e assim devem continuar a ser, os jogadores, e não outros. Aos árbitros exige-se imparcialidade e retidão. Devem pugnar pela verdade desportiva, e o que se passou hoje foi tudo menos isto. Foi vergonhoso!
Jogos seguidos em que a equipa de arbitragem dirige palavras inapropriadas à nossa equipa, é no mínimo lamentável, triste e muito pouco profissional.
Quando alguns profissionais das equipas adversárias nos pedem desculpa no final de cada jogo.. isso diz-nos muito do que nos tem acontecido!
Não queremos retirar qualquer mérito aos nossos adversários, que têm todo o nosso respeito e são alheios ao que neste comunicado é referenciado. Nem queremos com isto justificar um momento menos bom que o clube atravessa. Contudo, somos merecedores de um tratamento digno, quer nas derrotas, quer nas vitórias.
Não sabemos se a quantidade de equipas do norte será um problema para algumas entidades, mas sabemos que merecemos respeito!
O nosso treinador já vinha a falar e a mostrar o desagrado por todos estes critérios há várias jornadas atrás, apenas queremos igualdade.
Devemos elevar e reger o hóquei por bons princípios, com o rigor, a técnica e a honra que fazem dele a grande modalidade que é!
É inacreditável e inaceitável o que sucedeu hoje.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.