A Associação Juventude de Viana recebe esta quinta-feira, dia 26 de setembro, às 20h00 no Pavilhão José Natário o Sporting Clube de Portugal para a V Taça José Natário. Em jogo de apresentação da equipa sénior e escalões de formação a equipa vianense irá ainda apresentar o "Hino Juventude de Viana" criado pelos músicos da ARTEAM - Escola Profissional Artística do Alto Minho.
A equipa vianense, que regressou à 1º divisão de Hóquei em Patins, irá realizar-se a 5ª edição da Taça Zé Natário e respetiva apresentação da equipa sénior para a época 24/25 bem como dos escalões de formaçã, no intervalo do jogo.
Na V Taça José Natário a equipa vianense irá ter como adversário o Sporting Clube de Portugal.
A Associação Juventude estreia-se esta época em casa com o “Hino Juventude de Viana” criado Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) e a Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC).
Para a ARTEAM o este hino foi “especialmente criado para celebrar a força, a união e a determinação do nosso clube! Assim como os atletas, que com esforço e dedicação alcançam os seus objetivos, os músicos dedicaram horas de ensaio e criatividade para compor e executar esta obra.”.
Esta nova versão musical do hino foi criada durante o ano letivo 2023/24, pelos estudantes do 11.º ano do Curso de Instrumentista da ARTEAM, com revisão e edição do professor Eduardo Lima. O momento musical é apresentado pelo Decateto de Metais ARTEAM e a voz é de Ana Lindade, com direção musical do professor António Silva.
“Que este hino seja um símbolo de motivação e uma trilha sonora para a superação de desafios, o respeito entre adversários e celebração das vitórias, sejam elas coletivas ou individuais.”.
O hino agora criando pretende assim espelhar a sinergia entre a paixão pelo hóquei em patins e o poder da música conectando todas as faixas etárias, diferentes culturas e origens.
Assim, esta quinta-feira, todos os caminhos vão dar ao Pavilhão José Natário.

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.