Logo
Regional

Junte-se ao Politécnico de Viana do Castelo e seja solidário

31 Dezembro, 2022 | 10:12
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Campanha de crowdfunding, que se prolonga até 6 de janeiro, iniciativa desenvolvida por alunos e docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pretende apoiar a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, o projeto “Hospital dos brinquedos”, a Associação AMA Autismo e uma “Horta pedagógica e terapêutica”.

Metade do caminho está feito, mas ainda falta uma parte para se atingir o objetivo e chegar pelo menos aos mil euros. Trata-se da campanha de crowdfunding que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo lançou no final de novembro e que pretende apoiar quatro projetos que prometem melhorar substancialmente a forma de estar e de viver de dezenas de crianças e jovens. São projetos que esperam apadrinhamento e contributos. Através do link https://ppl.pt/causas/ipvc, poderá ficar a conhecer melhor cada um deles. A campanha está em vigor até 6 de janeiro.

Os projetos foram desenvolvidos gratuitamente por alunos e docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no entanto, é agora necessária ajuda para os colocar na prática. Por isso, foi criada a campanha de crowdfunding.

“O meu quarto e a minha sala”, da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, foi desenvolvido depois de terem sido auscultados todos os utentes e colaboradores da instituição, que deram os seus contributos para tornar o espaço mais agradável, confortável, acolhedor e diferenciador, conforme as necessidades e individualidade de cada criança e jovem que acolhe. Ouvidos todos os intervenientes, o projeto foi depois desenvolvido por alunos e docentes do IPVC, que esperam agora o apoio da sociedade para os tornar realidade. A Casa dos Rapazes de Viana do Castelo inscreve-se na resposta social de Casa de Acolhimento. Trata-se de uma instituição de referência nas áreas da infância e juventude, que trabalha há 70 anos na proteção de crianças e jovens.

No âmbito da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade, surgiu também o projeto “Hospital dos brinquedos”, cujo objetivo é fácil de perceber. Pretende “curar” brinquedos eletrónicos e entregá-los a instituições de solidariedade social, para que possam contribuir para os sorrisos de dezenas de crianças e jovens.

Reorganizar e remodelar o espaço exterior do Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação AMA Autismo. Assim se chama o terceiro projeto, que espera por ajuda para a sua concretização e que irá atuar em várias vertentes: criação de um espaço ao ar livre com pomar, que proporcione sombra e condições para a realização de várias atividades; conceção de um espaço envolvente com chuveiros/repuxos de água, para que, no verão, os jovens se possam refrescar e usufruir de momentos divertidos; criação de um espaço que permita secar roupa no inverno; e conceção de um espaço para lanches e momentos de socialização entre utentes.

O quarto projeto visa desenvolver uma “Horta pedagógica e terapêutica”, que permita promover princípios e práticas da sustentabilidade e atitudes e comportamentos pró-ambientais. As hortas pedagógicas visam, ainda, encorajar a prática da agricultura biológica, contribuindo, igualmente, para tornar o espaço académico mais sustentável.

São estes os quatro projetos que precisam da ajuda de todos. Um euro poderá fazer a diferença. Inspire-se e faça a última boa ação do ano, aceda à página https://ppl.pt/causas/ipvc e deixe o seu contributo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 7 Dezembro, 2024

Voleibol Clube de Viana perde em Gondomar antes de receber o Benfica

Em jogo da 11.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa da Ala Nun´Álvares de Gondomar, com parciais de 25-21, 25-19 e 25-17.

Desporto 7 Dezembro, 2024

Maria Enes convocada para a seleção nacional sub-23

Maria Enes, atleta de Alto Rendimento, do Darque Kayak Clube, foi convocada para participar no Estágio da Seleção Nacional de Velocidade, categoria Kayak sub-23, que vai decorrer de 9 a 14 de dezembro no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

Regional 7 Dezembro, 2024

Espetáculo teatral baseado numa adaptação de “O Sermão de Santo António aos Peixes” em Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima vai apostar na dinamização de um espetáculo teatral, baseado numa adaptação dos mais famosos textos da oratória sagrada portuguesa, o Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, intitulado “PAYASSU - O Verbo do Pai Grande”, em palco pela Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas de Vila do Conde, no dia 9 de dezembro de 2024, pelas 10h30, no auditório Rio Lima.

Regional 7 Dezembro, 2024

Moinho do Inácio e Museu do Mel e do Caulino integram Rede Portuguesa de Turismo Industrial

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na sessão de assinatura dos Acordos de Colaboração de adesão do Moinho do Inácio e do Museu do Mel e do Caulino à Rede Portuguesa de Turismo Industrial, que aconteceu no salão nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe.

Regional 7 Dezembro, 2024

Viana do Castelo inaugura Mercado de Natal com 31 expositores e “expetativas elevadas”

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado de elementos do executivo municipal, visitou, na sexta-feira, o Mercado de Natal que, até dia 23 de dezembro, integra a programação “Viana Coração do Natal”.  

Desporto 7 Dezembro, 2024

Santa Luzia joga na casa do Aliados de Lordelo na Taça de Portugal

Realizou-se, na quarta-feira, na Cidade do Futebol, o sorteio da 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal. O Santa Luzia, clube de Viana do Castelo, vai a Lordelo defrontar o Aliados.

Regional 7 Dezembro, 2024

Hospital de Viana do Castelo com nova urgência pediátrica até 2028

O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) estimou dotar o hospital de Viana do Castelo de uma nova urgência pediátrica até 2028, num investimento orçado em cerca de dois milhões de euros.