Logo
Regional

Junte-se ao Politécnico de Viana do Castelo e seja solidário

31 Dezembro, 2022 | 10:12
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Campanha de crowdfunding, que se prolonga até 6 de janeiro, iniciativa desenvolvida por alunos e docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pretende apoiar a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, o projeto “Hospital dos brinquedos”, a Associação AMA Autismo e uma “Horta pedagógica e terapêutica”.

Metade do caminho está feito, mas ainda falta uma parte para se atingir o objetivo e chegar pelo menos aos mil euros. Trata-se da campanha de crowdfunding que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo lançou no final de novembro e que pretende apoiar quatro projetos que prometem melhorar substancialmente a forma de estar e de viver de dezenas de crianças e jovens. São projetos que esperam apadrinhamento e contributos. Através do link https://ppl.pt/causas/ipvc, poderá ficar a conhecer melhor cada um deles. A campanha está em vigor até 6 de janeiro.

Os projetos foram desenvolvidos gratuitamente por alunos e docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no entanto, é agora necessária ajuda para os colocar na prática. Por isso, foi criada a campanha de crowdfunding.

“O meu quarto e a minha sala”, da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, foi desenvolvido depois de terem sido auscultados todos os utentes e colaboradores da instituição, que deram os seus contributos para tornar o espaço mais agradável, confortável, acolhedor e diferenciador, conforme as necessidades e individualidade de cada criança e jovem que acolhe. Ouvidos todos os intervenientes, o projeto foi depois desenvolvido por alunos e docentes do IPVC, que esperam agora o apoio da sociedade para os tornar realidade. A Casa dos Rapazes de Viana do Castelo inscreve-se na resposta social de Casa de Acolhimento. Trata-se de uma instituição de referência nas áreas da infância e juventude, que trabalha há 70 anos na proteção de crianças e jovens.

No âmbito da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade, surgiu também o projeto “Hospital dos brinquedos”, cujo objetivo é fácil de perceber. Pretende “curar” brinquedos eletrónicos e entregá-los a instituições de solidariedade social, para que possam contribuir para os sorrisos de dezenas de crianças e jovens.

Reorganizar e remodelar o espaço exterior do Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação AMA Autismo. Assim se chama o terceiro projeto, que espera por ajuda para a sua concretização e que irá atuar em várias vertentes: criação de um espaço ao ar livre com pomar, que proporcione sombra e condições para a realização de várias atividades; conceção de um espaço envolvente com chuveiros/repuxos de água, para que, no verão, os jovens se possam refrescar e usufruir de momentos divertidos; criação de um espaço que permita secar roupa no inverno; e conceção de um espaço para lanches e momentos de socialização entre utentes.

O quarto projeto visa desenvolver uma “Horta pedagógica e terapêutica”, que permita promover princípios e práticas da sustentabilidade e atitudes e comportamentos pró-ambientais. As hortas pedagógicas visam, ainda, encorajar a prática da agricultura biológica, contribuindo, igualmente, para tornar o espaço académico mais sustentável.

São estes os quatro projetos que precisam da ajuda de todos. Um euro poderá fazer a diferença. Inspire-se e faça a última boa ação do ano, aceda à página https://ppl.pt/causas/ipvc e deixe o seu contributo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.