A Campanha de crowdfunding, que se prolonga até 6 de janeiro, iniciativa desenvolvida por alunos e docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pretende apoiar a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, o projeto “Hospital dos brinquedos”, a Associação AMA Autismo e uma “Horta pedagógica e terapêutica”.
Metade do caminho está feito, mas ainda falta uma parte para se atingir o objetivo e chegar pelo menos aos mil euros. Trata-se da campanha de crowdfunding que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo lançou no final de novembro e que pretende apoiar quatro projetos que prometem melhorar substancialmente a forma de estar e de viver de dezenas de crianças e jovens. São projetos que esperam apadrinhamento e contributos. Através do link https://ppl.pt/causas/ipvc, poderá ficar a conhecer melhor cada um deles. A campanha está em vigor até 6 de janeiro.
Os projetos foram desenvolvidos gratuitamente por alunos e docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no entanto, é agora necessária ajuda para os colocar na prática. Por isso, foi criada a campanha de crowdfunding.
“O meu quarto e a minha sala”, da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, foi desenvolvido depois de terem sido auscultados todos os utentes e colaboradores da instituição, que deram os seus contributos para tornar o espaço mais agradável, confortável, acolhedor e diferenciador, conforme as necessidades e individualidade de cada criança e jovem que acolhe. Ouvidos todos os intervenientes, o projeto foi depois desenvolvido por alunos e docentes do IPVC, que esperam agora o apoio da sociedade para os tornar realidade. A Casa dos Rapazes de Viana do Castelo inscreve-se na resposta social de Casa de Acolhimento. Trata-se de uma instituição de referência nas áreas da infância e juventude, que trabalha há 70 anos na proteção de crianças e jovens.
No âmbito da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade, surgiu também o projeto “Hospital dos brinquedos”, cujo objetivo é fácil de perceber. Pretende “curar” brinquedos eletrónicos e entregá-los a instituições de solidariedade social, para que possam contribuir para os sorrisos de dezenas de crianças e jovens.

Reorganizar e remodelar o espaço exterior do Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação AMA Autismo. Assim se chama o terceiro projeto, que espera por ajuda para a sua concretização e que irá atuar em várias vertentes: criação de um espaço ao ar livre com pomar, que proporcione sombra e condições para a realização de várias atividades; conceção de um espaço envolvente com chuveiros/repuxos de água, para que, no verão, os jovens se possam refrescar e usufruir de momentos divertidos; criação de um espaço que permita secar roupa no inverno; e conceção de um espaço para lanches e momentos de socialização entre utentes.
O quarto projeto visa desenvolver uma “Horta pedagógica e terapêutica”, que permita promover princípios e práticas da sustentabilidade e atitudes e comportamentos pró-ambientais. As hortas pedagógicas visam, ainda, encorajar a prática da agricultura biológica, contribuindo, igualmente, para tornar o espaço académico mais sustentável.
São estes os quatro projetos que precisam da ajuda de todos. Um euro poderá fazer a diferença. Inspire-se e faça a última boa ação do ano, aceda à página https://ppl.pt/causas/ipvc e deixe o seu contributo.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.
A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.
Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.
A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.