A Campanha de crowdfunding, que se prolonga até 6 de janeiro, iniciativa desenvolvida por alunos e docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pretende apoiar a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, o projeto “Hospital dos brinquedos”, a Associação AMA Autismo e uma “Horta pedagógica e terapêutica”.
Metade do caminho está feito, mas ainda falta uma parte para se atingir o objetivo e chegar pelo menos aos mil euros. Trata-se da campanha de crowdfunding que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo lançou no final de novembro e que pretende apoiar quatro projetos que prometem melhorar substancialmente a forma de estar e de viver de dezenas de crianças e jovens. São projetos que esperam apadrinhamento e contributos. Através do link https://ppl.pt/causas/ipvc, poderá ficar a conhecer melhor cada um deles. A campanha está em vigor até 6 de janeiro.
Os projetos foram desenvolvidos gratuitamente por alunos e docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no entanto, é agora necessária ajuda para os colocar na prática. Por isso, foi criada a campanha de crowdfunding.
“O meu quarto e a minha sala”, da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, foi desenvolvido depois de terem sido auscultados todos os utentes e colaboradores da instituição, que deram os seus contributos para tornar o espaço mais agradável, confortável, acolhedor e diferenciador, conforme as necessidades e individualidade de cada criança e jovem que acolhe. Ouvidos todos os intervenientes, o projeto foi depois desenvolvido por alunos e docentes do IPVC, que esperam agora o apoio da sociedade para os tornar realidade. A Casa dos Rapazes de Viana do Castelo inscreve-se na resposta social de Casa de Acolhimento. Trata-se de uma instituição de referência nas áreas da infância e juventude, que trabalha há 70 anos na proteção de crianças e jovens.
No âmbito da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade, surgiu também o projeto “Hospital dos brinquedos”, cujo objetivo é fácil de perceber. Pretende “curar” brinquedos eletrónicos e entregá-los a instituições de solidariedade social, para que possam contribuir para os sorrisos de dezenas de crianças e jovens.

Reorganizar e remodelar o espaço exterior do Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação AMA Autismo. Assim se chama o terceiro projeto, que espera por ajuda para a sua concretização e que irá atuar em várias vertentes: criação de um espaço ao ar livre com pomar, que proporcione sombra e condições para a realização de várias atividades; conceção de um espaço envolvente com chuveiros/repuxos de água, para que, no verão, os jovens se possam refrescar e usufruir de momentos divertidos; criação de um espaço que permita secar roupa no inverno; e conceção de um espaço para lanches e momentos de socialização entre utentes.
O quarto projeto visa desenvolver uma “Horta pedagógica e terapêutica”, que permita promover princípios e práticas da sustentabilidade e atitudes e comportamentos pró-ambientais. As hortas pedagógicas visam, ainda, encorajar a prática da agricultura biológica, contribuindo, igualmente, para tornar o espaço académico mais sustentável.
São estes os quatro projetos que precisam da ajuda de todos. Um euro poderá fazer a diferença. Inspire-se e faça a última boa ação do ano, aceda à página https://ppl.pt/causas/ipvc e deixe o seu contributo.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.