O Jubileu dos Jovens arrancou esta segunda-feira em Roma, com a participação de jovens peregrinos de 146 países, incluindo 11.500 portugueses, numa representação que está "no 'top 5' das maiores delegações presentes. Mais de 320 jovens seguiram do distrito de Viana do Castelo.
Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, disse que os números da participação portuguesa no Jubileu dos Jovens, que termina em 03 de agosto, refletem “a adesão ao apelo” do Papa Francisco em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2023, bem como “o trabalho que foi realizado paróquia a paróquia, diocese a diocese, para a mobilização dos jovens, para eles serem peregrinos de esperança neste ano jubilar”.
Segundo o responsável, que acompanhará os jovens sob o lema “A esperança em cada passo”, trata-se da maior mobilização de jovens portugueses para eventos internacionais, “quer jubilares, quer da Jornada Mundial da Juventude”, e a delegação portuguesa estará “no top 5” das maiores presentes na capital italiana.
Dirigindo-se aos participantes na JMJ, no Parque Tejo, em Lisboa, Francisco “desafiou os jovens de todo o mundo a encontrarem-se novamente em 2025, em Roma, para um novo tempo de fé, reconciliação e esperança”.
Segundo o arcebispo Rino Fisichella, responsável da Santa Sé pelo Jubileu (Ano Santo celebrado a cada 25 anos), são esperados jovens peregrinos de 146 países, 68% da Europa.
Citado pelo ‘site’ Notícias do Vaticano, Fisichella destaca a participação de jovens que vêm de zonas de guerra como o Líbano, Iraque, Mianmar, Ucrânia, Israel, Síria e Sudão do Sul, referindo ainda a presença de 1.500 jovens da Coreia do Sul, onde decorrerá a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2027.
De acordo com o bispo Graziano Borgonovo, subsecretário do Dicastério para a Evangelização e ligado à organização dos grandes eventos relativos ao Jubileu, citado pela agência de notícias católicas ACI Digital, são esperados “cerca de um milhão de peregrinos” jovens para a missa do Papa Leão XIV a 03 de agosto na Universidade Tor Vergata.
Um encontro na Basílica de São Paulo Extramuros, que contará com a presença de sete bispos portugueses, e o programa nas igrejas dos cardeais portugueses, que inclui momentos de oração, concertos-oração e uma exposição fotográfica especialmente preparada para o Jubileu, fazem parte da agenda dos jovens que se deslocam de Portugal, indica um comunicado do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil.
A Anémona Sonora e o Club Lote 5 produzem, no próximo dia 05 de dezembro, entre as 23h00 e as 06h00 uma festa para celebrar o natal ao som da melhor "house music".
A emblemática Discoteca Galáxia, agora Galáxia Discos, única loja de discos do comércio tradicional de Viana do Castelo, comemora meio século de história este sábado, 8 de novembro de 2025. A celebração dos 50 anos terá lugar na própria loja, situada na Rua da Bandeira, n.º 94, entre as 17h00 e as 19h00, e contará com uma sessão especial intitulada “Recordar com Vítor Coutinho”, dedicada à memória musical e afetiva do espaço.
A companhia de teatro Krisálida, sedeada em Caminha, celebra hoje, 7 de novembro, os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “10 anos de Krisálida”. A apresentação decorreu na Biblioteca Professor Luís Mourão, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), integrada no 20.º Encontro Internacional das Artes.
Poucas semanas depois de ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu, a atleta vianense Marta Paço voltou a brilhar nos palcos internacionais. A tetracampeã do mundo alcançou agora o vice-campeonato mundial de Parasurfing, na categoria VI2 (invisuais), na prova que decorreu na Califórnia, Estados Unidos da América.
O tradicional Magusto de São Martinho regressa este domingo, 9 de novembro, ao Terreiro de Vila Nova de Cerveira, prometendo uma tarde de convívio, música e sabores de outono.
A Câmara Municipal de Valença prorrogou o prazo do concurso público para a reabilitação do Cineteatro de Valença, um edifício histórico com 149 anos, num investimento de 1,6 milhões de euros.
O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo 2025 com um programa diversificado que convida a uma verdadeira imersão na cultura do Vinho Verde e nas tradições vitivinícolas limianas. As atividades decorrem ao longo do dia e prometem experiências que cruzam o saber, o sabor e a história do concelho.