Doze xadrezistas da Associação Desportiva e Cultural de Perre (ADC Perre) disputaram, no domingo, os Campeonatos Distritais nas vertentes rápidas e semi-rápidas no Colégio do Ave em Guimarães.
Natural dos Arcos de Valdevez, a jovem Inês Braga, estreia no clube em competições oficiais, começou por conquistar na manhã de domingo, o título distrital feminino na vertente de partidas rápidas. A jovem terminou a prova com 5,5 pontos em 8 possíveis, ficando a um ponto do último lugar do pódio absoluto. Já na prova de semi-rápidas, Inês Braga, ainda sub16, voltou a terminar o torneio com os mesmos 4 pontos que a favorita Daniela Arruda, a quem tinha vencido na ronda inaugural do torneio.
Aproveitando a vantagem nos critérios de desempate, Inês conquistou o seu segundo trofeu, alcançando a dobradinha nas variantes mais rápidas da modalidade.
Também Francisco Pinto, sub-12 do clube, logrou conquistar a dobradinha, vencendo em ambos os ritmos no seu escalão. Sagrou-se vice-campeão de partidas clássicas em sub12 no distrital de jovens realizado em Viana.
Já nos sub8 Gonçalo Tristão venceu o torneio de rápidas no seu escalão, terminando a prova com 2,5 pontos.
Destaque ainda para o 9º lugar da classificação absoluta do Mestre Nacional Henrique Pereira nas partidas rápidas e para o 10º lugar absoluto do sub16 Rodrigo Tristão.

As posições e pontuações finais dos xadrezistas da ADC Perre na classificação absoluta do torneio de rápidas foram:
Henrique Pereira (9º, 6 pontos), Inês Braga (sub16 – 14º, 5,5 pontos), Francisco Pinto (sub12 – 17º, 5 pontos), Rodrigo Tristão
(sub16 – 20º, 5 pontos), Paulo Costa Pereira (31º, 4,5 pontos), Henrique Amaro (sub12 – 34º, 4 pontos), Pedro Parente (sub16 –
35º, 4 pontos), Gabriel Sá (sub14 – 36º, 4 pontos), Leandro Costa Pereira (sub12 – 53º, 3 pontos), Gonçalo Tristão (sub8 – 64º,
2,5 pontos), Tomás Miranda (sub10 – 70º, 2 pontos), Anthonella Osório (sub10 – 71º, 2 pontos).
As posições finais dos xadrezistas da ADC Perre na classificação absoluta do torneio de semi-rápidas foram as seguintes: Rodrigo
Tristão (sub16 – 10º, 5 pontos), MN Henrique Pereira (12º, 5 pontos), Gabriel Sá (sub14 – 18º, 4,5 pontos), Inês Braga (sub16 – 24º, 4 pontos), Pedro Parente (sub16 – 25º, 4 pontos), Francisco Pinto (sub12 – 34º, 4 pontos), Henrique Amaro (sub12 – 44º, 3 pontos), Leandro Costa Pereira (sub12 – 46º, 3 pontos), Tomás Miranda (sub10 – 52º, 3 pontos), Anthonella Osório (sub10 – 64º, 2 pontos), Paulo Costa Pereira (69º, 1 ponto), Gonçalo Tristão (sub8 – 72º, 1 ponto)
Está em curso a rodagem de “Playback”, filme biográfico sobre o cantor e compositor Carlos Paião, realizado por Sérgio Graciano e com estreia marcada para o verão de 2026. A produção é da Caos Calmo e conta com o ator Rafael Ferreira no papel principal, escolhido entre mais de duas centenas de candidatos.
A Juventude Viana somou este sábado, 15 de novembro, mais uma vitória expressiva no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao derrotar o Sobreira por 6-1 no Pavilhão José Natário, em jogo da 7.ª jornada. A partida foi transmitida em direto pela Viana TV.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir mais de 306 mil euros na requalificação da antiga casa florestal de São Bento do Cando, que será convertida num espaço polivalente e de divulgação das Brandas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
O segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo, este domingo, 16 de novembro, será dedicado a públicos diversificados. Às 11h00 e às 16h00, o Teatro do Noroeste apresenta “Outra Vez Peixe?!”, criação infantojuvenil que explora, com humor e delicadeza, as mudanças de gostos alimentares ao longo da vida.
A edição de 2026 do Rali Dakar vai percorrer oito mil quilómetros na Arábia Saudita, dos quais 4.901 serão cronometrados. A prova realiza-se entre 3 e 17 de janeiro, com partida e chegada em Yanbu e um dia de descanso em Riade. Serão 13 etapas e um prólogo, numa das competições mais exigentes do mundo do todo-o-terreno.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.