Doze xadrezistas da Associação Desportiva e Cultural de Perre (ADC Perre) disputaram, no domingo, os Campeonatos Distritais nas vertentes rápidas e semi-rápidas no Colégio do Ave em Guimarães.
Natural dos Arcos de Valdevez, a jovem Inês Braga, estreia no clube em competições oficiais, começou por conquistar na manhã de domingo, o título distrital feminino na vertente de partidas rápidas. A jovem terminou a prova com 5,5 pontos em 8 possíveis, ficando a um ponto do último lugar do pódio absoluto. Já na prova de semi-rápidas, Inês Braga, ainda sub16, voltou a terminar o torneio com os mesmos 4 pontos que a favorita Daniela Arruda, a quem tinha vencido na ronda inaugural do torneio.
Aproveitando a vantagem nos critérios de desempate, Inês conquistou o seu segundo trofeu, alcançando a dobradinha nas variantes mais rápidas da modalidade.
Também Francisco Pinto, sub-12 do clube, logrou conquistar a dobradinha, vencendo em ambos os ritmos no seu escalão. Sagrou-se vice-campeão de partidas clássicas em sub12 no distrital de jovens realizado em Viana.
Já nos sub8 Gonçalo Tristão venceu o torneio de rápidas no seu escalão, terminando a prova com 2,5 pontos.
Destaque ainda para o 9º lugar da classificação absoluta do Mestre Nacional Henrique Pereira nas partidas rápidas e para o 10º lugar absoluto do sub16 Rodrigo Tristão.

As posições e pontuações finais dos xadrezistas da ADC Perre na classificação absoluta do torneio de rápidas foram:
Henrique Pereira (9º, 6 pontos), Inês Braga (sub16 – 14º, 5,5 pontos), Francisco Pinto (sub12 – 17º, 5 pontos), Rodrigo Tristão
(sub16 – 20º, 5 pontos), Paulo Costa Pereira (31º, 4,5 pontos), Henrique Amaro (sub12 – 34º, 4 pontos), Pedro Parente (sub16 –
35º, 4 pontos), Gabriel Sá (sub14 – 36º, 4 pontos), Leandro Costa Pereira (sub12 – 53º, 3 pontos), Gonçalo Tristão (sub8 – 64º,
2,5 pontos), Tomás Miranda (sub10 – 70º, 2 pontos), Anthonella Osório (sub10 – 71º, 2 pontos).
As posições finais dos xadrezistas da ADC Perre na classificação absoluta do torneio de semi-rápidas foram as seguintes: Rodrigo
Tristão (sub16 – 10º, 5 pontos), MN Henrique Pereira (12º, 5 pontos), Gabriel Sá (sub14 – 18º, 4,5 pontos), Inês Braga (sub16 – 24º, 4 pontos), Pedro Parente (sub16 – 25º, 4 pontos), Francisco Pinto (sub12 – 34º, 4 pontos), Henrique Amaro (sub12 – 44º, 3 pontos), Leandro Costa Pereira (sub12 – 46º, 3 pontos), Tomás Miranda (sub10 – 52º, 3 pontos), Anthonella Osório (sub10 – 64º, 2 pontos), Paulo Costa Pereira (69º, 1 ponto), Gonçalo Tristão (sub8 – 72º, 1 ponto)
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.