Doze xadrezistas da Associação Desportiva e Cultural de Perre (ADC Perre) disputaram, no domingo, os Campeonatos Distritais nas vertentes rápidas e semi-rápidas no Colégio do Ave em Guimarães.
Natural dos Arcos de Valdevez, a jovem Inês Braga, estreia no clube em competições oficiais, começou por conquistar na manhã de domingo, o título distrital feminino na vertente de partidas rápidas. A jovem terminou a prova com 5,5 pontos em 8 possíveis, ficando a um ponto do último lugar do pódio absoluto. Já na prova de semi-rápidas, Inês Braga, ainda sub16, voltou a terminar o torneio com os mesmos 4 pontos que a favorita Daniela Arruda, a quem tinha vencido na ronda inaugural do torneio.
Aproveitando a vantagem nos critérios de desempate, Inês conquistou o seu segundo trofeu, alcançando a dobradinha nas variantes mais rápidas da modalidade.
Também Francisco Pinto, sub-12 do clube, logrou conquistar a dobradinha, vencendo em ambos os ritmos no seu escalão. Sagrou-se vice-campeão de partidas clássicas em sub12 no distrital de jovens realizado em Viana.
Já nos sub8 Gonçalo Tristão venceu o torneio de rápidas no seu escalão, terminando a prova com 2,5 pontos.
Destaque ainda para o 9º lugar da classificação absoluta do Mestre Nacional Henrique Pereira nas partidas rápidas e para o 10º lugar absoluto do sub16 Rodrigo Tristão.

As posições e pontuações finais dos xadrezistas da ADC Perre na classificação absoluta do torneio de rápidas foram:
Henrique Pereira (9º, 6 pontos), Inês Braga (sub16 – 14º, 5,5 pontos), Francisco Pinto (sub12 – 17º, 5 pontos), Rodrigo Tristão
(sub16 – 20º, 5 pontos), Paulo Costa Pereira (31º, 4,5 pontos), Henrique Amaro (sub12 – 34º, 4 pontos), Pedro Parente (sub16 –
35º, 4 pontos), Gabriel Sá (sub14 – 36º, 4 pontos), Leandro Costa Pereira (sub12 – 53º, 3 pontos), Gonçalo Tristão (sub8 – 64º,
2,5 pontos), Tomás Miranda (sub10 – 70º, 2 pontos), Anthonella Osório (sub10 – 71º, 2 pontos).
As posições finais dos xadrezistas da ADC Perre na classificação absoluta do torneio de semi-rápidas foram as seguintes: Rodrigo
Tristão (sub16 – 10º, 5 pontos), MN Henrique Pereira (12º, 5 pontos), Gabriel Sá (sub14 – 18º, 4,5 pontos), Inês Braga (sub16 – 24º, 4 pontos), Pedro Parente (sub16 – 25º, 4 pontos), Francisco Pinto (sub12 – 34º, 4 pontos), Henrique Amaro (sub12 – 44º, 3 pontos), Leandro Costa Pereira (sub12 – 46º, 3 pontos), Tomás Miranda (sub10 – 52º, 3 pontos), Anthonella Osório (sub10 – 64º, 2 pontos), Paulo Costa Pereira (69º, 1 ponto), Gonçalo Tristão (sub8 – 72º, 1 ponto)
A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.
O Município de Valença apresenta, no próximo 29 de janeiro, o Programa Anual de Educação Ambiental 2026, numa sessão pública que terá lugar às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Educação Ambiental.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.