Doze xadrezistas da Associação Desportiva e Cultural de Perre (ADC Perre) disputaram, no domingo, os Campeonatos Distritais nas vertentes rápidas e semi-rápidas no Colégio do Ave em Guimarães.
Natural dos Arcos de Valdevez, a jovem Inês Braga, estreia no clube em competições oficiais, começou por conquistar na manhã de domingo, o título distrital feminino na vertente de partidas rápidas. A jovem terminou a prova com 5,5 pontos em 8 possíveis, ficando a um ponto do último lugar do pódio absoluto. Já na prova de semi-rápidas, Inês Braga, ainda sub16, voltou a terminar o torneio com os mesmos 4 pontos que a favorita Daniela Arruda, a quem tinha vencido na ronda inaugural do torneio.
Aproveitando a vantagem nos critérios de desempate, Inês conquistou o seu segundo trofeu, alcançando a dobradinha nas variantes mais rápidas da modalidade.
Também Francisco Pinto, sub-12 do clube, logrou conquistar a dobradinha, vencendo em ambos os ritmos no seu escalão. Sagrou-se vice-campeão de partidas clássicas em sub12 no distrital de jovens realizado em Viana.
Já nos sub8 Gonçalo Tristão venceu o torneio de rápidas no seu escalão, terminando a prova com 2,5 pontos.
Destaque ainda para o 9º lugar da classificação absoluta do Mestre Nacional Henrique Pereira nas partidas rápidas e para o 10º lugar absoluto do sub16 Rodrigo Tristão.

As posições e pontuações finais dos xadrezistas da ADC Perre na classificação absoluta do torneio de rápidas foram:
Henrique Pereira (9º, 6 pontos), Inês Braga (sub16 – 14º, 5,5 pontos), Francisco Pinto (sub12 – 17º, 5 pontos), Rodrigo Tristão
(sub16 – 20º, 5 pontos), Paulo Costa Pereira (31º, 4,5 pontos), Henrique Amaro (sub12 – 34º, 4 pontos), Pedro Parente (sub16 –
35º, 4 pontos), Gabriel Sá (sub14 – 36º, 4 pontos), Leandro Costa Pereira (sub12 – 53º, 3 pontos), Gonçalo Tristão (sub8 – 64º,
2,5 pontos), Tomás Miranda (sub10 – 70º, 2 pontos), Anthonella Osório (sub10 – 71º, 2 pontos).
As posições finais dos xadrezistas da ADC Perre na classificação absoluta do torneio de semi-rápidas foram as seguintes: Rodrigo
Tristão (sub16 – 10º, 5 pontos), MN Henrique Pereira (12º, 5 pontos), Gabriel Sá (sub14 – 18º, 4,5 pontos), Inês Braga (sub16 – 24º, 4 pontos), Pedro Parente (sub16 – 25º, 4 pontos), Francisco Pinto (sub12 – 34º, 4 pontos), Henrique Amaro (sub12 – 44º, 3 pontos), Leandro Costa Pereira (sub12 – 46º, 3 pontos), Tomás Miranda (sub10 – 52º, 3 pontos), Anthonella Osório (sub10 – 64º, 2 pontos), Paulo Costa Pereira (69º, 1 ponto), Gonçalo Tristão (sub8 – 72º, 1 ponto)
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.
O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.