Doze xadrezistas da Associação Desportiva e Cultural de Perre (ADC Perre) disputaram, no domingo, os Campeonatos Distritais nas vertentes rápidas e semi-rápidas no Colégio do Ave em Guimarães.
Natural dos Arcos de Valdevez, a jovem Inês Braga, estreia no clube em competições oficiais, começou por conquistar na manhã de domingo, o título distrital feminino na vertente de partidas rápidas. A jovem terminou a prova com 5,5 pontos em 8 possíveis, ficando a um ponto do último lugar do pódio absoluto. Já na prova de semi-rápidas, Inês Braga, ainda sub16, voltou a terminar o torneio com os mesmos 4 pontos que a favorita Daniela Arruda, a quem tinha vencido na ronda inaugural do torneio.
Aproveitando a vantagem nos critérios de desempate, Inês conquistou o seu segundo trofeu, alcançando a dobradinha nas variantes mais rápidas da modalidade.
Também Francisco Pinto, sub-12 do clube, logrou conquistar a dobradinha, vencendo em ambos os ritmos no seu escalão. Sagrou-se vice-campeão de partidas clássicas em sub12 no distrital de jovens realizado em Viana.
Já nos sub8 Gonçalo Tristão venceu o torneio de rápidas no seu escalão, terminando a prova com 2,5 pontos.
Destaque ainda para o 9º lugar da classificação absoluta do Mestre Nacional Henrique Pereira nas partidas rápidas e para o 10º lugar absoluto do sub16 Rodrigo Tristão.

As posições e pontuações finais dos xadrezistas da ADC Perre na classificação absoluta do torneio de rápidas foram:
Henrique Pereira (9º, 6 pontos), Inês Braga (sub16 – 14º, 5,5 pontos), Francisco Pinto (sub12 – 17º, 5 pontos), Rodrigo Tristão
(sub16 – 20º, 5 pontos), Paulo Costa Pereira (31º, 4,5 pontos), Henrique Amaro (sub12 – 34º, 4 pontos), Pedro Parente (sub16 –
35º, 4 pontos), Gabriel Sá (sub14 – 36º, 4 pontos), Leandro Costa Pereira (sub12 – 53º, 3 pontos), Gonçalo Tristão (sub8 – 64º,
2,5 pontos), Tomás Miranda (sub10 – 70º, 2 pontos), Anthonella Osório (sub10 – 71º, 2 pontos).
As posições finais dos xadrezistas da ADC Perre na classificação absoluta do torneio de semi-rápidas foram as seguintes: Rodrigo
Tristão (sub16 – 10º, 5 pontos), MN Henrique Pereira (12º, 5 pontos), Gabriel Sá (sub14 – 18º, 4,5 pontos), Inês Braga (sub16 – 24º, 4 pontos), Pedro Parente (sub16 – 25º, 4 pontos), Francisco Pinto (sub12 – 34º, 4 pontos), Henrique Amaro (sub12 – 44º, 3 pontos), Leandro Costa Pereira (sub12 – 46º, 3 pontos), Tomás Miranda (sub10 – 52º, 3 pontos), Anthonella Osório (sub10 – 64º, 2 pontos), Paulo Costa Pereira (69º, 1 ponto), Gonçalo Tristão (sub8 – 72º, 1 ponto)
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.