O coletivo Gir Gir nasce do trabalho desenvolvido por dois antigos alunos da licenciatura em Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, aos quais se juntaram mais dois jovens.
A força deste coletivo está na capacidade e na visão que todos tiveram para juntar, num só projeto, profissionais com conhecimentos diferenciados. O coletivo surgiu há menos de um ano e já teve honras de internacionalização, marcando presença na Paris Design Week, com Honey, uma coleção que aposta nos desperdícios normalmente negligenciados da indústria do mármore.
Apresenta-se como “um coletivo alimentado pela criatividade, unido por um propósito e dedicado a redefinir as possibilidades do design sustentável”. Gir Gir é um projeto composto por quatro jovens empreendedores que viram na formação e experiência, diversificada de cada um, a forma de unir conhecimento e avançar para o terreno, alicerçados em premissas como a sustentabilidade, a reutilização, a redefinição, o reaproveitamento e a circularidade.
Criado há menos de um ano, Gir Gir, coletivo composto por Ana Rita Pires e André Teoman, antigos estudantes do curso de licenciatura em Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, aos quais se juntaram Ângela Costa Leal e Filipe Meira, já teve a sua primeira grande experiência internacional. Recentemente, marcou presença na Paris Design Week. Apresentou a Honey Collection e, garantem, as reações à coleção deixam antever que o projeto está a desenvolver-se no caminho certo.
Em parceira com a Stone Dark, Gir Gir viu nos resíduos de mármore deixados por esta empresa vianense uma forma de reaproveitamento. “Ao mostrarmos o potencial das sobras industriais, procuramos inspirar indústrias e indivíduos a olhar para o desperdício de outra forma e a transformá-lo num recurso valioso”, explica Ana Rita Pires.
Primeira coleção de Gir Gir conta a história por detrás de cada peça
“Já tínhamos a ideia de criar uma marca e desenvolver produtos com resíduos da indústria. O que poderia ser um problema para a indústria e a sociedade em geral acaba por ser uma solução para nós. E uma solução pensada de forma criativa e também apostada em levantar questões. O que é ou não lixo? O que é ou não belo? Esta é a base de Gir Gir”, acrescenta André Teoman.
A Coleção Honey é composta por peças como mesas de apoio ou de centro, candelabros ou espelhos. “Começámos por peças mais pequenas e, por isso, mais fáceis de transportar. Nesta primeira coleção, quisemos assumir o material, ou seja, as nossas peças mostram não só o mármore, mas o restante material, como o alumínio, e temos tido um ótimo feedback. Na verdade, ao revelarmos todo o material usado em cada peça, estamos a contar a história por detrás de cada delas”, descreve, ainda, Ana Rita Pires.
André e Ana Rita, dois alumni do Politécnico de Viana do Castelo, trabalhavam já no Studio, projeto desenvolvido por André desde 2015, mas no qual entenderam que o conceito de Gir Gir não se enquadrava. Lançaram então este coletivo, com a colaboração de mais dois colegas, um mais ligado ao marketing online e outro à parte comercial, e depois de Paris têm já presença garantida, em novembro, no Dubai e candidaturas para outras exposições internacionais.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.