Logo
Nacional

Jovens profissionais de saúde exigem um entendimento estrutural

15 Maio, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Foi com as preocupações para o setor como pano de fundo que a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde e o Conselho Nacional de Juventude promoveram, na terça-feira, o Debate da Saúde, na sede da Associação Nacional das Farmácias, desafiando os partidos com assento parlamentar a posicionarem-se sobre as os dados apresentados no mês de abril, na sua Convenção Nacional, que indicava, entre outros dados, que apenas 10% dos profissionais sente que tem as condições necessárias para exercer no país.

Ao longo do debate com os representantes dos partidos, as intervenções centraram-se em três grandes eixos de preocupação: a valorização concreta das condições de trabalho e das carreiras, a modernização da organização do trabalho no SNS e a necessidade de uma resposta pública mais integrada e preventiva, que inclua todas as profissões da saúde.

Entre as propostas debatidas estiveram medidas como: a revisão do modelo de horários e turnos, com maior previsibilidade e flexibilidade; a promoção do bem-estar psicológico e da saúde mental dos profissionais; a aposta na formação contínua com responsabilidade institucional; e a valorização das equipas interprofissionais, como forma de resposta coordenada aos desafios do sistema. Discutiu-se ainda a importância de garantir estabilidade contratual, melhores remunerações e incentivos à fixação em zonas carenciadas, bem como o equilíbrio entre o papel do setor público, privado e social, sem desvirtuar a missão central do SNS.

A necessidade de uma mudança de paradigma ficou patente: um sistema excessivamente centrado na doença aguda e na urgência hospitalar continua a negligenciar a prevenção, a saúde comunitária e o acompanhamento de proximidade — áreas onde muitas das profissões jovens são estratégicas e subaproveitadas.

Segundo Xavier Teles Canavilhas, representante da Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, “este debate demonstra que, apesar das divergências entre os partidos, existem áreas onde é possível construir um diálogo sério entre a política e os jovens que estão no terreno, todos os dias, a exercer nas mais diversas profissões da saúde”.

Acrescentou ainda que “os dados que foram apresentados são claros: se continuarmos presos a pequenos ajustes, em vez de adotarmos uma verdadeira mudança de pensamento na forma como organizamos o sistema de saúde, muitos dos jovens profissionais sentir-se-ão forçados a abandonar o país”.

Segundo Leonor Quelhas Pinto, Vogal do Conselho Nacional de Juventude, “estas iniciativas demonstram que os jovens são atores ativos da sociedade e que querem participar na vida democrática do país”.

E deixou um apelo claro: “fazemos este tipo de debates para esclarecer os jovens e promover a participação. Que as eleições de 18 de maio mostrem que os jovens estão comprometidos com a democracia e exercem o seu direito de voto”.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Junho, 2025

Operação “Verão Seguro 2025” da GNR na estrada até 15 de setembro

AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.

Nacional 15 Junho, 2025

Época balnear arrancou em 127 praias do Norte

A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.

Nacional 14 Junho, 2025

Festa dos 30 anos do Lidl que vai percorrer Portugal arranca em Viana do Castelo

Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.

Regional 14 Junho, 2025

Exército começa a patrulhar monte de Santa Luzia em Viana do Castelo

Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.

Regional 14 Junho, 2025

Ponte de Lima inaugura Estátua de D. Afonso Henriques

O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.

Regional 14 Junho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens a descobrir e documentar o Caminho de Santiago

O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.

Regional 14 Junho, 2025

Polícia Marítima realiza ação de fiscalização em Caminha

Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.