O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana e o Plano Municipal para Integração de Migrantes apresentam Andoriiiinhas, um momento teatral com jovens migrantes, com adaptação e encenação de Ana Perfeito, dia 16 de dezembro, sexta-feira, às 19h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
“A partir das dicotomias Aves Migratórias/Pessoas Migrantes; Voo/Fuga; Casa/Gaiola, esta criação baseia-se em Migraaaantes, de Matéi Visniec, um texto simultaneamente irónico e cruel sobre a realidade das migrações”, explica o Teatro do Noroeste em nota enviada à imprensa.
Andoriiiinhas conta com a interpretação de Bia Almeida, Maria Rita Pinto e Nicole Uchoa, de nacionalidade brasileira e Juan Garcia, de nacionalidade venezuelana, coreografia de Mariana Pombal, desenho de luz e sonoplastia de Bruno Ferreira, vídeo de João Grisantes e ainda a participação em voz-off de vários migrantes da comunidade de Viana do Castelo.
A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete duas horas antes do início do espetáculo na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda ou na BOL – Bilheteira Online.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).