No âmbito do Dia Internacional da Juventude, celebrado esta terça-feira, 12 de agosto, a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) apelou a uma ação mais eficaz e integrada na área da saúde, destacando a importância do envolvimento ativo dos jovens na definição de políticas públicas.
A posição da associação surge em alinhamento com a Youth Declaration da Organização Mundial da Saúde (OMS), intitulada “Criação de sociedades saudáveis: construindo bem-estar, resiliência e confiança”, que sublinha o papel central das novas gerações na construção de sistemas de saúde mais preparados para os desafios atuais e futuros.
A APJF considera essencial que as dez recomendações da declaração — que incluem, entre outras, o acesso equitativo a cuidados de saúde, a promoção de ambientes preventivos e a inclusão da literacia em saúde, clima e digital nos currículos escolares — sejam integradas nos planos nacionais de saúde.
“A saúde é a prioridade dos portugueses. Não é uma pasta isolada do Governo, nem os seus problemas podem recair apenas sobre uma pessoa. É fundamental que exista um compromisso institucional, ao mais alto nível, para implementar medidas urgentes e transversais que salvem o modelo de cuidados de saúde em Portugal”, afirmou Lucas Chambel, presidente da APJF.
A associação sublinha também a importância de garantir espaços formais de participação juvenil em todas as fases das políticas de saúde — desde o desenho à implementação e avaliação — para garantir que as soluções respondem às necessidades reais dos jovens.
Entre as iniciativas lideradas por jovens profissionais da saúde, a APJF destaca a criação da Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde e o Pacto pela Valorização da Profissão de Farmacêutico Comunitário como exemplos de mobilização cívica com impacto real, apesar da ausência de apoios significativos.
“Estes projetos mostram que é possível coconstruir soluções e promover agendas comuns mesmo com poucos recursos, desde que exista vontade e compromisso”, sublinha Lucas Chambel.
A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos representa profissionais até aos 35 anos das áreas das ciências farmacêuticas, com o objetivo de promover a participação cívica e o debate em torno das principais questões da saúde em Portugal.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.