No âmbito do Dia Internacional da Juventude, celebrado esta terça-feira, 12 de agosto, a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) apelou a uma ação mais eficaz e integrada na área da saúde, destacando a importância do envolvimento ativo dos jovens na definição de políticas públicas.
A posição da associação surge em alinhamento com a Youth Declaration da Organização Mundial da Saúde (OMS), intitulada “Criação de sociedades saudáveis: construindo bem-estar, resiliência e confiança”, que sublinha o papel central das novas gerações na construção de sistemas de saúde mais preparados para os desafios atuais e futuros.
A APJF considera essencial que as dez recomendações da declaração — que incluem, entre outras, o acesso equitativo a cuidados de saúde, a promoção de ambientes preventivos e a inclusão da literacia em saúde, clima e digital nos currículos escolares — sejam integradas nos planos nacionais de saúde.
“A saúde é a prioridade dos portugueses. Não é uma pasta isolada do Governo, nem os seus problemas podem recair apenas sobre uma pessoa. É fundamental que exista um compromisso institucional, ao mais alto nível, para implementar medidas urgentes e transversais que salvem o modelo de cuidados de saúde em Portugal”, afirmou Lucas Chambel, presidente da APJF.
A associação sublinha também a importância de garantir espaços formais de participação juvenil em todas as fases das políticas de saúde — desde o desenho à implementação e avaliação — para garantir que as soluções respondem às necessidades reais dos jovens.
Entre as iniciativas lideradas por jovens profissionais da saúde, a APJF destaca a criação da Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde e o Pacto pela Valorização da Profissão de Farmacêutico Comunitário como exemplos de mobilização cívica com impacto real, apesar da ausência de apoios significativos.
“Estes projetos mostram que é possível coconstruir soluções e promover agendas comuns mesmo com poucos recursos, desde que exista vontade e compromisso”, sublinha Lucas Chambel.
A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos representa profissionais até aos 35 anos das áreas das ciências farmacêuticas, com o objetivo de promover a participação cívica e o debate em torno das principais questões da saúde em Portugal.
A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista aprovou, a 11 de agosto, a lista candidata à Câmara Municipal de Viana do Castelo, encabeçada pelo atual presidente Luís Nobre. Os cinco primeiros lugares mantêm o executivo em funções, reforçando a aposta na continuidade com renovação.
O concelho de Ponte de Lima foi palco de uma verdadeira celebração internacional da juventude e do escutismo, ao receber mais de uma centena de escuteiros oriundos de diversos países dos cinco continentes, no âmbito do 16º World Scout Moot Mondial Portugal 2025.
O Vodafone Paredes de Coura está de regresso entre 13 e 16 de agosto, com um cartaz de luxo que inclui Franz Ferdinand, Vampire Weekend, Air e Dino D'Santiago.
No âmbito do Dia Internacional da Juventude, celebrado esta terça-feira, 12 de agosto, a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) apelou a uma ação mais eficaz e integrada na área da saúde, destacando a importância do envolvimento ativo dos jovens na definição de políticas públicas.
A Romaria da Senhora d’Agonia, uma das mais emblemáticas festas populares do país, arrancou esta terça-feira com um programa recheado de tradição, música e cultura popular. Desde as primeiras horas da manhã, o ambiente festivo começou a ganhar forma nas ruas da cidade, com arruadas protagonizadas pelo Grupo de Bombos de Vila Nova de Anha, marcando simbolicamente o início das celebrações.
Apesar do aumento de 3,5% no preço médio das rendas em Portugal no segundo trimestre de 2025, a procura por imóveis para arrendamento mostra sinais de abrandamento em várias capitais de distrito, incluindo Viana do Castelo.
Paulo de Morais, cabeça de lista da Coligação PSD-CDS às eleições autárquicas de 12 de outubro, denunciou publicamente os atrasos “crónicos” da Câmara Municipal de Viana do Castelo no pagamento a fornecedores, associações, clubes e IPSS’s da região.