O Conselho Municipal da Juventude de Viana do Castelo reuniu-se na Pousada da Juventude, com associações juvenis, juventudes partidárias e jovens interessados em participar ativamente na vida cívica da cidade.
Durante o encontro, dirigido pela Vereadora da Juventude, Carlota Borges, foram apresentados dois projetos do programa “Viana Jovens Empreendedores”. O projeto vencedor de 2023, “Refletir Viana”, pretende reinventar o bordado das camisas vianesas e criar bijuteria inspirada no Coração de Viana, em colaboração com artesãos locais.
Já o projeto de 2025, “Cuida Viana”, propõe uma plataforma digital para a gestão inteligente de resíduos urbanos, com aplicação móvel, sistema de gamificação e recompensas para incentivar a participação dos cidadãos, especialmente os mais jovens.
O evento contou ainda com a apresentação do cartaz da Receção ao Caloiro, organizada pela Federação Académica de Viana do Castelo, que decorre de 5 a 8 de novembro e terá atuações de Vizinhos, Força Suprema e Lon3r Johny.
A sessão terminou com o “Debate Sustentável”, com a presença da vereadora Fabíola Oliveira, responsável pelos pelouros da Mobilidade, Proteção Civil, Planeamento Urbanístico, Ambiente e Transição Climática. A autarca abordou os principais projetos e desafios do seu mandato, refletindo sobre as políticas municipais de sustentabilidade.
Com esta iniciativa, o Conselho Municipal da Juventude reforça o seu compromisso em aproximar os jovens das decisões locais e promover uma participação cívica ativa e consciente em Viana do Castelo.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.