A proposta "Espaço de trabalho compartilhado de Valença" foi o projeto vencedor do segundo Orçamento Participativo Jovem implementado pelo Município de Valença.
O Orçamento Participativo Jovem 2023 teve duas propostas a votação sendo que a vencedora, “Espaço de Trabalho Compartilhado de Valença”, obteve 111 votos contra 59 do “Parque de Calistenia de Verdoejo”, num total de 170 votos.
A proposta vencedora visa proporcionar um espaço físico na cidade para o desenvolvimento inicial das suas atividades profissionais.
O projeto engloba um espaço com escritórios, acesso à internet de alta velocidade, áreas de convivência colaborativa e outras infraestruturas de apoio ao arranque das carreiras profissionais dos mais jovens.

Recorde-se de que o Orçamento Participativo Jovem de Valença (OPJV) é um projeto do Município de Valença, que disponibiliza, aos jovens residentes ou estudantes, o envolvimento democrático, construtivo e participado, permitindo assim a apresentação de ideias e sugestões para o meio onde se inserem.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.