Decorreram na Escola Profissional do Alto Lima (Epralima) e na Escola Secundária de Ponte da Barca, sessões de auscultação dirigidas aos jovens barquenses, com o propósito de identificar as temáticas que mais os preocupam e ações/projetos que gostariam de ver concretizados no seu concelho.
Esta iniciativa, promovida pelo município barquense em colaboração com a Associação Social Recreativa Juventude Vila Fonche, teve como objetivo recolher contributos essenciais para a definição do Plano Municipal da Juventude, garantindo que as preocupações e aspirações da nova geração estejam refletidas nas políticas locais.
Cerca de 200 alunos participaram ativamente nestas sessões, que seguiram a metodologia do “World Café”, um modelo dinâmico e colaborativo que estimula o diálogo estruturado, a troca de ideias e a construção de soluções conjuntas. Num ambiente informal e participativo, os jovens tiveram a oportunidade de debater e refletir sobre oito grandes temas essenciais para o seu futuro: empregabilidade e empreendedorismo, educação e formação, saúde, desporto e bem-estar, criatividade e cultura, coesão social, participação, juventude e o mundo e, por fim, voluntariado.
Através desta abordagem, foi possível recolher uma diversidade de perspetivas e propostas concretas que irão contribuir para a criação de um Plano Municipal da Juventude mais próximo da realidade e expectativas dos jovens do concelho.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.