Logo
Desporto

Jovem tetraplégico volta a sentir a emoção de escalar, através da tecnologia 5G, na Serra da Peneda

16 Outubro, 2023 | 17:28
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Através de uma câmara 360° e de óculos de realidade virtual, João Sousa, tetraplégico há sete anos, conseguiu voltar a sentir as emoções de escalar até ao topo de uma montanha, através de um percurso feito por amigos no Penedo da Meadinha, na Serra da Peneda, em Arcos de Valdevez e transmitido em tempo real. A experiência foi possibilitada pelo 5G da NOS em parceria com a Associação Salvador.

João Sousa viveu uma experiência única que lhe permitiu voltar a sentir as emoções de uma atividade que o apaixona: escalar. A tecnologia 5G da NOS encurtou os mais de 200 quilómetros que separavam João do local da escalada.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas a praticar escalada e montanha

Com o objetivo de recriar bons momentos e devolver ao João as emoções de voltar a escalar, a NOS juntou três escaladores experientes e parceiros do João – Marco Cunha, João Évora e Sérgio Sá – que equipou com smartphones 5G e uma câmara 360º para percorrerem a via número 24 do Penedo da Meadinha (Serra da Peneda), na freguesia da Gavieira, em Arcos de Valdevez.

A 270 quilómetros de distância desse local, no Pavilhão Desportivo onde habitualmente treinava, em Paião, município da Figueira da Foz, João Sousa utilizou óculos de Realidade Virtual para acompanhar a subida dos amigos, através de uma experiência completa (som e imagem) e muito próxima da realidade.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e escalada

A velocidade ultrarrápida e a baixa latência do 5G da NOS permitiram ao antigo praticante de escalada fazer parte do momento, interagindo em tempo real com os amigos e contemplando, numa visão 360º, a paisagem arrebatadora que se vê do topo do Penedo da Meadinha, a 1000 metros de altitude.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 20 Dezembro, 2025

Caminha prepara retoma da ligação fluvial com a Galiza já no próximo verão

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.

Desporto 20 Dezembro, 2025

Juventude Viana tenta hoje décima primeira vitória no campeonato frente ao Valongo B

A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Cultura 20 Dezembro, 2025

Orquestra Juvenil do Alto Minho abre inscrições para estágio de verão com Mahler

A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.

Regional 20 Dezembro, 2025

Presépio da ULSAM encanta utentes e visitantes em Viana do Castelo

O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Desporto 20 Dezembro, 2025

Santa Luzia FC visita Águias de Santa Marta na Liga Feminina Placard

O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.

Internacional 20 Dezembro, 2025

Viana Jazz nomeado em três categorias nos Iberian Festival Awards 2026

Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.

Nacional 20 Dezembro, 2025

Inverno chega este domingo com chuva, neve e queda acentuada de temperaturas

O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).