Marco Malheiro, de 21 anos, é um dos quinze jovens que integram a seleção nacional que representará Portugal no Campeonato Europeu das Profissões – EuroSkills Herning 2025, que decorre de 9 a 13 de setembro, na Dinamarca.
Natural de Ponte de Lima e formado pelo CENFIM – Núcleo de Arcos de Valdevez, Marco destacou-se na área de Soldadura, tendo obtido o melhor resultado na prova de seleção final, realizada durante a 46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, em novembro de 2024, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Agora, prepara-se para competir ao lado de cerca de 600 jovens altamente qualificados de toda a Europa, em representação de 32 países, em 38 profissões diferentes. Portugal participa com uma comitiva de 15 jovens distribuídos por 13 profissões, todos com formação técnico-profissional de excelência.
Durante três intensos dias de competição, estes jovens vão demonstrar o seu talento, competências técnicas e a importância do ensino e formação profissional para o futuro do emprego e da economia nacional.
A equipa portuguesa será acompanhada pela mascote oficial, o simpático Percy, um percebes com um toque de humor e orgulho nacional: “O meu nome é Percy. SkillsPercy! Percebes!?”
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), entidade responsável pela organização do Campeonato das Profissões em Portugal e representante oficial junto da WorldSkills Europe, realça que esta iniciativa promove o reconhecimento social das profissões e do ensino profissional, valorizando jovens talentos em contexto de alta performance.
Em 2023, Portugal alcançou o 7.º lugar no ranking europeu, arrecadando 3 medalhas de prata, 2 de bronze e 6 de excelência.
Os Campeonatos das Profissões são muitas vezes comparados aos Jogos Olímpicos, mas para o mundo do trabalho e da qualificação profissional. Jovens como Marco Malheiro são considerados verdadeiros “atletas de alta competição”, levando consigo não só a bandeira nacional, mas também o nome das suas regiões e instituições de ensino.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.