Um jovem, de 22 anos, morreu, ao início da manhã desta quarta-feira, na sequência de um despiste automóvel, na A27, em Viana do Castelo.
O despiste aconteceu ao quilómetro 7.75, entre Vila Mou e Torre, no sentido Viana do Castelo-Ponte de Lima.
O alerta para o acidente foi dado pelas 05h32
No local estiveram os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, o INEM a Guarda Nacional Republicana, bem como membros da Autoestradas Norte Litoral.
O jovem era aluno no Instituto Politécnico de Viana do Castelo que já apresentou as condolências à família e decretou luto académico no dia do funeral.
Nota do IPVC:
A Presidência do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] manifesta o seu pesar pelo falecimento de José Rafael da Costa Fernandes, estudante do Curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – IPVC, e endereça à família enlutada e aos amigos as sentidas condolências.
José Rafael da Costa Fernandes, de 22 anos, residente em Rebordões, Ponte de Lima, era estudante do segundo ano no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Faleceu hoje, vítima de acidente de viação na A27, cerca das 5h30.
A Presidência do Instituto Politécnico de Viana do Castelo decreta luto académico no dia do funeral e irá colocar a bandeira a meia haste no edifício dos Serviços Centrais e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.