Nelson Freitas, jovem natural de Viana do Castelo venceu, no domingo, a edição 2022/2023 do concurso S.Pellegrino Young Chef Academy Award, tornando-se no melhor jovem chef do mundo.
O jovem vianense assegurou a vitória com um prato de autor, salmonete crocante com ouriço-do-mar e alho preto caseiro.
Segundo informação que organização do concurso internacional publicou no seu site, o prato de Nelson Freitas impressionou o Grande Júri composto por chefs de renome mundial – Riccardo Camanini, Hélène Darroze, Vicky Lau, Pía León e Nancy Silverton.
O prato foi elogiado pela sua intensidade, criatividade e equilíbrio perfeito.

Após a vitória, o jovem chef do restaurante Fifty Seconds, em Lisboa, em representação dos Países Ibéricos, disse estar “orgulhoso” de cozinhar para os jurados, alguns dos melhores chefs do mundo. Sobre o prato que criou, Nelson Freitas disse assentar na “tradição, sabor… em casa”.
Freitas elogiou ainda o seu mentor, Filipe Carvalho, Chef Executivo do Fifty Seconds, pelo seu apoio “inabalável”.

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.