O Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho consensualizou propor José Paulo Queiroz para o cargo de primeiro secretário da CIM Alto Minho.
Conforme acordado na reunião ordinária realizada no dia 5 de agosto, em Ponte de Lima, o assunto será tratado nos respetivos órgãos da comunidade intermunicipal durante o mês de setembro para que possa tomar posse no final do mesmo.
José Paulo Queiroz, licenciado em Direito, possui uma formação extensa e diversificada. Concluiu um master em Comércio Internacional pela AEP/Centro de Estudos de Economia Internacional da Câmara de Comércio Indústria e Navegação de Barcelona, uma pós-graduação em Assuntos Europeus pela Universidade Católica, e uma pós-graduação em Direito do Urbanismo, Ordenamento, Planeamento e Ambiente pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Frequentou também o curso de Estratégia no âmbito da Formação para Executivos da EGP – Escola de Gestão do Porto.
Com uma experiência de 20 anos na área do desenvolvimento empresarial, local e regional, José Paulo Queiroz tem trabalhado em diversas vertentes do turismo, marketing e promoção de produtos tradicionais, empreendedorismo e atração de investimento. No seu vasto currículo, destaca-se, entre outros, a gestão da Associação de Municípios do Vale do Lima e, posteriormente, da Valimar Comunidade Urbana, onde coordenou e participou na conceção, elaboração e execução de inúmeros planos estratégicos de carácter global e sectorial, planos de ação e projetos de desenvolvimento nas mais variadas áreas.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.